Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Associação Eixo Atlântico do Nordeste Peninsular defende Terminal Ferroportuário em Leixões

Segundo dá conta a Agência Lusa, foi apresentado ao ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, o relatório intitulado ‘Segundo pacote de infraestruturas do Eixo Atlântico’ onde são apresentados vários objectivos urgentes para que seja possível alcançar «indicadores que permitam reposicionar as autoridades portuárias e a sua envolvente económico territorial em situação mais vantajosa do que a actual»

 

No relatório, apresentado pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, uma associação transfronteiriça composta por 38 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, é apontado como grande objectivo estratégico para o Porto de Leixões a ampliação do cais para contentores, o que pressupõe investimentos na acessibilidade marítima e na dragagem do porto.
Crescimento contínuo do tráfego de contentores exige reforço de operações

A associação indica que, face ao crescimento contínuo do tráfego de contentores, «terão que ser reforçadas as operações dos Terminais de Contentores» bem como construído «um terminal ferro-portuário», sendo também necessário proceder à aquisição e renovação de equipamentos para movimentação de contentores.

Outra das medidas considerada urgente passa pela substituição de guindastes considerados «obsoletos», o desenvolvimento de uma plataforma logística capaz de fixar os agentes de logística, a melhoria das condições de navegação do Douro, aumento a capacidade de tráfego e a reformulação do porto de pesca de Matosinhos, a fim de facilitar tarefas de armazenamento e comercialização do pescado.
Propostas também para o Porto de Viana do Castelo

Já para o Porto de Viana do Castelo, as estratégias defendidas para o aumento da competitividade passam pela melhoria do canal de acesso, o que pressupõe melhorar a acessibilidade marítima para permitir o acolhimento de navios de maior dimensão; a melhoria do acesso terrestre por meio de uma ligação à A28; e ainda o compromisso de promover a criação de uma fileira do sector da construção naval, com base no estaleiro actual.

Também para os os portos da Corunha, Ferrol, Marín, Vigo e Vilagarcía são apresentados vários objectivos de acção imediata.

O documento intitulado ‘Segundo pacote de infraestruturas do Eixo Atlântico’ enquadra-se dentro da actividade da Agenda Urbana do Eixo Atlântico do projecto MC2, cofinanciado pelo INTERREG V A Espanha – Portugal (POCTEP).

fonte