Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ISABEL BOTELHO LEAL, RESPONSÁVEL PELA ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL (EMEPC)

Mulher Dirigente: Dirigente

Para marcar e celebrar o 8 de março, dia internacional da mulher, foi-me pedido para escrever o que é ser mulher dirigente na área do Mar. Devo começar por dizer que ser mulher dirigente na área do Mar, é ser Dirigente durante 365 dias do ano.

De facto, tenho o privilégio de ser a primeira mulher Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Desde 2004 a EMEPC teve 4 Responsáveis e só na quinta versão uma mulher foi convidada para liderar este importante projeto de desígnio nacional. Esta escolha não pode ser desligada do compromisso do XXI Governo para a igualdade do género no mercado de trabalho e nas empresas, que não poderia estar melhor representado do que pelas nomeações feitas na área do Mar pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A situação da EMEPC é possivelmente excepcional na Administração Pública portuguesa. Posso afirmar haver paridade de género na EMEPC, e sem procurar obter créditos por uma situação legada, noto que temos 27 trabalhadores, dos quais 17 são mulheres e destas 15 são dirigentes dirigentes/investigadoras/técnicas superiores. Acresce ainda que apesar de não haver indústria de ROV’s (Remotely operated vehicles) em Portugal, a EMEPC tem nos seus quadros a primeira e única mulher piloto a trabalhar num Work Class ROV em Portugal.

É de salientar que esta situação rege-se num ambiente eminentemente científico, onde tradicionalmente as mulheres têm tido mais dificuldade na sua progressão e afirmação profissional para ultrapassar as barreiras invisíveis, numa espécie de “teto de vidro” intransponível, ainda existentes em Portugal e no Mundo.

Isabel Botelho Leal
Responsável pela EMEPC

 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB







Artigos relacionados:

  • Mulheres e homens lutando lado a lado
  • O Mar, A Vida E A MULHER
  • Mulheres
  • «Igualdade» tem também de significar diversidade
  • Experiência muito gratificante