Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ISABEL BOTELHO LEAL, RESPONSÁVEL PELA ESTRUTURA DE MISSÃO PARA A EXTENSÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL (EMEPC)
Mulher Dirigente: Dirigente
Para marcar e celebrar o 8 de março, dia internacional da mulher, foi-me pedido para escrever o que é ser mulher dirigente na área do Mar. Devo começar por dizer que ser mulher dirigente na área do Mar, é ser Dirigente durante 365 dias do ano.
De facto, tenho o privilégio de ser a primeira mulher Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Desde 2004 a EMEPC teve 4 Responsáveis e só na quinta versão uma mulher foi convidada para liderar este importante projeto de desígnio nacional. Esta escolha não pode ser desligada do compromisso do XXI Governo para a igualdade do género no mercado de trabalho e nas empresas, que não poderia estar melhor representado do que pelas nomeações feitas na área do Mar pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
A situação da EMEPC é possivelmente excepcional na Administração Pública portuguesa. Posso afirmar haver paridade de género na EMEPC, e sem procurar obter créditos por uma situação legada, noto que temos 27 trabalhadores, dos quais 17 são mulheres e destas 15 são dirigentes dirigentes/investigadoras/técnicas superiores. Acresce ainda que apesar de não haver indústria de ROV’s (Remotely operated vehicles) em Portugal, a EMEPC tem nos seus quadros a primeira e única mulher piloto a trabalhar num Work Class ROV em Portugal.
É de salientar que esta situação rege-se num ambiente eminentemente científico, onde tradicionalmente as mulheres têm tido mais dificuldade na sua progressão e afirmação profissional para ultrapassar as barreiras invisíveis, numa espécie de “teto de vidro” intransponível, ainda existentes em Portugal e no Mundo.
Isabel Botelho Leal
Responsável pela EMEPC
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: