Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
TERESA COELHO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA DOCAPESCA - PORTOS E LOTAS, SA
Experiência muito gratificante
Presidir ao Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas, SA foi um desafio que a Senhora Ministra do Mar me lançou em 2016 e que aceitei por várias razões. Estava a trabalhar no Gabinete e por isso sabia que o desafio seria intenso, mas muito interessante; conhecia a empresa, os seus pontos fortes e fracos, e os seus principais setores de atividade.
A Docapesca é uma empresa em que a maioria são do sexo masculino. Com a reestruturação orgânica levada a cabo no final de 2016, dos 20 quadros dirigentes da empresa, 11 são do sexo feminino e 9 do sexo masculino.
Nesta empresa não há qualquer diferenciação salarial entre sexos. No recrutamento não há qualquer discriminação em função do género, mas sim das competências técnicas, da experiência profissional e da inteligência social.
Cada vez mais há, nesta empresa, uma preocupação com o capital humano, com a implementação de políticas de recursos humanos que tenham em conta a igualdade de género, confiar às mulheres as mesmas tarefas que são confiadas aos homens, incluindo ao nível da tomada de decisões, criando uma nova dinâmica empresarial.
Em termos pessoais, quer enquanto trabalhadora do quadro da Docapesca, quer na qualidade de Presidente do Conselho de Administração, nunca senti qualquer discriminação referente ao género.
Tem sido uma experiência muito gratificante, ser dirigente de uma empresa, numa equipa formada por três elementos. A equipa já foi composta por 2 mulheres e 1 homem e agora é constituída por 2 homens e 1 mulher. Nunca senti qualquer diferença na forma de funcionamento, de relacionamento, de transparência, de espírito de equipa, de motivação e de predisposição para atingir os objetivos e tornar a empresa mais moderna, tecnologicamente mais avançada e preparada para o futuro, mais atrativa para os jovens e mais eficiente e eficaz económica e financeiramente.
Por último, quero salientar a importância de integrar um Ministério liderado por uma mulher e em que muitos dos dirigentes são mulheres. Tenho orgulho em pertencer a esta mudança cultural e poder, de alguma forma, ser também um agente dessa mudança e poder promovê-la no âmbito das minhas competências.
Teresa Coelho
Presidente do Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas, SA
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: