Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
EM MARÇO
Governo lança concurso para obras no corredor ferroviário Sines-Setúbal-fronteira
O governo português lança, no mês de Março, o concurso público para o programa de obras no corredor ferroviário de mercadorias entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira espanhola. A notícia corre já os meios de comunicação internacionais e são adiantadas três intervenções fundamentais: a relativa ao trilho entre o Norte de Évora e o Freixo, a que concerne a linha entre o Freixo e Alandroal e a conexão entre Alandroal e a Linha do Leste.
Governo investe no Corredor ferroviário de mercadorias Sines-Setúbal-fronteira
A primeira intervenção (Norte de Évora-Freixo) terá um custo de 70 milhões de euros, ao passo que a segunda obra (Freixo-Alandroa) terá um orçamento de 105 milhões de euros; os trabalhos relativos à terceira intervenção (Alandroal-Linha do Leste) rondarão os 220 milhões de euros, com as tarefas de supervisão a cifrarem-se nos 27 milhões de euros.
O investimento do Executivo luso atingirá os 264 milhões de euros, com a União Europeia a contribuir com um montante que deverá chegar aos 158 milhões de euros, fundos que serão disponibilizados através do programa comunitário 'Connecting Europe Facility'. A nova conexão ferroviária terá uma extensão de 100 quilómetros.
Capacidade de processamento de carga ferroviária de Sines aumentará
O projecto ferroviário incrementará a capacidade de processamento de carga ferroviária do Porto de Sines: dos actuais 36 comboios (de 450 metros de comprimento) carregados pelo porto alentejano todos os dias, Sines poderá passar a carregar uma média diária de 51 comboios (de 750 metros de comprimento). Os trabalhos deverão estar concluídos em 2020 e os respectivos serviços de transporte em funcionamento logo em 2021.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB