Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EM MARÇO

Governo lança concurso para obras no corredor ferroviário Sines-Setúbal-fronteira

O governo português lança, no mês de Março, o concurso público para o programa de obras no corredor ferroviário de mercadorias entre os portos de Sines e Setúbal e a fronteira espanhola. A notícia corre já os meios de comunicação internacionais e são adiantadas três intervenções fundamentais: a relativa ao trilho entre o Norte de Évora e o Freixo, a que concerne a linha entre o Freixo e Alandroal e a conexão entre Alandroal e a Linha do Leste.

Governo investe no Corredor ferroviário de mercadorias Sines-Setúbal-fronteira

A primeira intervenção (Norte de Évora-Freixo) terá um custo de 70 milhões de euros, ao passo que a segunda obra (Freixo-Alandroa) terá um orçamento de 105 milhões de euros; os trabalhos relativos à terceira intervenção (Alandroal-Linha do Leste) rondarão os 220 milhões de euros, com as tarefas de supervisão a cifrarem-se nos 27 milhões de euros.

O investimento do Executivo luso atingirá os 264 milhões de euros, com a União Europeia a contribuir com um montante que deverá chegar aos 158 milhões de euros, fundos que serão disponibilizados através do programa comunitário 'Connecting Europe Facility'. A nova conexão ferroviária terá uma extensão de 100 quilómetros.

Capacidade de processamento de carga ferroviária de Sines aumentará

O projecto ferroviário incrementará a capacidade de processamento de carga ferroviária do Porto de Sines: dos actuais 36 comboios (de 450 metros de comprimento) carregados pelo porto alentejano todos os dias, Sines poderá passar a carregar uma média diária de 51 comboios (de 750 metros de comprimento). Os trabalhos deverão estar concluídos em 2020 e os respectivos serviços de transporte em funcionamento logo em 2021.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB