Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
AÇORES
Melhores condições nos portos de pesca da Região
O director regional das Pescas afirmou, no Faial, que o Governo dos Açores "está a trabalhar para melhorar as condições de segurança e de operacionalidade" dos portos de pesca do Arquipélago.
Luís Costa falava no Porto de Pescas do Varadouro, na cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento da nova grua, que tem capacidade para a varagem de embarcações até cinco toneladas.
"Este investimento, de cerca de 55 mil euros, por parte do Governo Regional vai garantir aos pescadores que utilizam esta infra-estrutura melhores condições de trabalho", afirmou o director regional, acrescentando que este investimento "é de extrema importância tendo em conta que o porto do Varadouro é o que está mais próximo da maioria dos bancos de pesca da ilha do Faial".
Luís Costa salientou ainda que o Governo dos Açores vai colocar três gruas novas nos portos de pescas da Praia da Vitória, na ilha Terceira, da Madalena, no Pico, e no Porto das Poças, nas Flores, com o objectivo de "melhorar as condições de segurança e de operacionalidade dos pescadores açorianos".
Para além da instalação da nova grua, a obra de beneficiação do porto do Varadouro incluiu também a regularização da parede rochosa do cais acostável na zona de atracação e o alargamento do parque de estacionamento, com a remoção de algumas rochas, de modo a facilitar as manobras com reboques para embarcações.
O director regional das Pescas entregou as chaves da grua aos pescadores que operam neste porto, frisando que este investimento "vem dar resposta a uma aspiração antiga dos profissionais da pesca desta zona da ilha do Faial".