Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Movimento nos portos atinge valor recorde de 32,5 milhões de toneladas até Maio

O movimento de mercadorias nos sete principais portos portugueses atingiu um volume de cerca de 32,5 milhões de toneladas até maio, o valor mais elevado nos períodos homólogos, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Nos primeiros cinco meses do ano, o movimento de carga movimentada representa um aumento de 2,3% relativamente ao período homólogo, resultando da contribuição positiva dos portos de Viana do Castelo, Setúbal, Aveiro, Leixões e Lisboa. Já Sines e Figueira da Foz registaram uma queda no movimento de mercadorias, de 4,9% e de 3,1%, respetivamente.

A melhor marca global foi determinada pelos valores máximos de sempre registados nos portos de Leixões, Aveiro e de Setúbal, anunciou hoje em comunicado o IMT.

Apesar de ter diminuído para 41,8% os 44,9% registados no período homólogo de 2013, Sines continua a ser líder em termos de carga movimentada, seguido de Leixões com 23% e de Lisboa com 15,3%.

Também o movimento de contentores entre janeiro a maio atingiu o valor mais elevado de sempre (de 1.004.811 TEU), superior em 19,9% ao período homólogo de 2013, com Setúbal a destacar-se ao registar um acréscimo de 87% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Sines continua a ser líder deste segmento de tráfego, tendo reforçado neste período, representando 48,5% do movimento em TEU, valor mais elevado de sempre nos períodos de janeiro a maio. Na segunda posição surge o porto de Leixões com 27,1% e Lisboa com 19,1%.

No porto de Lisboa registou-se uma redução de 16,7% no movimento de contentores nos primeiros cinco meses deste ano comparativamente ao mesmo período de 2013, sendo o pior movimento dos períodos homólogos dos últimos 12 anos.

“O porto de Setúbal continua a refletir o efeito das duas linhas de serviço regular de contentores que iniciaram atividade em dezembro de 2013, que tendem a consolidar-se neste porto”, explica o IMT no documento agora divulgado.

O movimento de navios reflete um total de 4.275 escalas, menos uma escala do que no período homólogo de 2013. O porto de Sines contraria a tendência geral e registou o valor mais elevado dos períodos homólogos desde o ano 2000.

fonte