Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE LEIXÕES

TCL com primeiro semestre recorde

O Terminal de Contentores de Leixões ultrapassou, pela primeira vez na sua história, a fasquia dos 300 mil TEU movimentados no primeiro semestre, alcançando um total de 324.394 TEU entre janeiro e junho deste ano. O novo máximo representa um crescimento de 10% relativamente ao conseguido no primeiro semestre de 2013.

Considerando o número de movimentos (afinal, a razão de ser dos terminais de contentores), a performance de 2014 é ainda mais impressionante, verificando-se um crescimento de 10,8% para as 204.863 caixas.

Estes movimentos correspondem quase em exclusivo a cargas de importação e de exportação. Os movimentos de transhipment têm uma expressão muito reduzida no Terminal de Contentores de Leixões.

Em junho, o TCL voltou a fixar um máximo para o mês (tem sido assim desde o início do ano, a cada mês que passa, na comparação com os meses homólogos de anos anteriores), com 54.418 TEU movimentados. Um ganho homólogo de 9,4%, que sobe aos 13,6% se se considerar o número de unidades descarregadas/carregadas: 34.681.

fonte