Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ENVC
Autarquia de Viana procura ajuda junto da Comissão Europeia
José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, vai reunir-se em julho com o comissário europeu da concorrência para abordar a possibilidade de apoio a uma reestruturação da empresa. O encontro com Joaquín Almunia foi agendado para 2 de julho, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Além da presença do representante dos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), também integrarão a reunião os eurodeputados socialistas Edite Estrela e Correia de Campos e o deputado do PS Jorge Fão.
"Vou levar-lhe um documento em que dizemos que a Europa tem de apoiar as indústrias de construção naval. Não podemos entender que as indústrias automóveis sejam apoiadas, porque têm a Alemanha e a França, e as de construção naval, como é o caso de Espanha, Portugal e Itália, não", referiu o autarca.
Antes de viajar para Bruxelas, José Maria Costa vai reunir-se com o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, encontro durante o qual pretender informar do teor da comunicação que entretanto já trocou com o comissário europeu da Concorrência. Joaquín Almunia terá admitido como "possível" a validação destas ajudas, através de uma proposta de reestruturação da empresa, enquadrando os apoios recebidos.
"Se Portugal apresentar um documento, em que pode justificar entre três a cinco anos o atrasado [ajudas recebidas desde 2006], poderá ser objeto de análise, segundo me respondeu o comissário", disse José Maria Costa.