Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Projecto de expansão do Oceanário de Lisboa recebe A.Prize 2012
A 23 de Abril, a Triennale di Milano recebeu a prestigiada cerimónia de entrega do prémio A.Prize 2012 que distinguiu o projeto do Edifício do Mar e o seu autor, o arquiteto português Pedro Campos Costa.
O desafio, destacado pelo jovem arquiteto foi criar um edifício que não fosse simplesmente uma peça arquitetónica isolada mas que respondesse às problemáticas urbanas e que dialogasse com o edifício existente sem que a ele se sobrepusesse.
Entre os 10 arquitetos finalistas de diferentes nacionalidades, entre os quais portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, e os seus projetos selecionados pelo júri do A.Prize, o Edifício do Mar destacou-se pela combinação da estética com o desempenho sustentável.
Pedro Campos Costa demonstrou a importância deste prémio para a sua vida profissional, servindo como um incentivo para continuar no caminho da qualidade e da funcionalidade. Segundo o arquiteto “Os prémios não mudam a nossa atividade nem a nossa profissão mas são talvez um sinal de que não estamos perdidos, de que é este o caminho e de que talvez seja possível continuar.”.
Desde a sua inauguração, em abril de 2011, mais de 2 milhões de pessoas já passaram pelo Edifício do Mar. Para além de se ter revelado um edifício funcional foi confirmada a sua sustentabilidade ambiental apresentando consumos energéticos baixos. Os valores de sustentabilidade que orientam a carreira do arquiteto Pedro Campos Costa foram uma das razões que levaram o Oceanário de Lisboa a optar por um projeto por ele desenvolvido.