Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Inauguração da exposição «Submarinos em Portugal - 100 Anos»
No âmbito das comemorações do Centenário dos Submarinos em Portugal, é inaugurada esta sexta-feira, dia 01 de março às 17h30, a exposição “SUBMARINOS EM PORTUGAL – 100 ANOS”, no Museu de Marinha. A cerimónia de inauguração será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e terá como convidados de honra o General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e os Chefes de Estado-Maior do Exército e da Força Aérea Portuguesa.
A exposição estará patente ao público no Museu de Marinha, de 01 de março a 31 de maio de 2013, exceto segundas-feiras.
História dos Submarinos em Portugal:
O primeiro projeto de submarinos em Portugal, data de 1890 com o projeto de submersível desenhado pelo tenente Fontes Pereira de Melo.
Contudo, só em Junho de 1910, o então Ministro da Marinha, João de Azevedo Coutinho, encomendou aos estaleiros Italianos da Fiat San Giorgio, o primeiro submersível português, o "ESPADARTE".
A 15 de abril de 1913, o submersível Espadarte foi entregue, em La Spezia – Itália, à Marinha Portuguesa. A partir dessa data, o país tem contado sempre com submarinos ao serviço da Armada. Ao longo deste século, a existência de submarinos tem permitido garantir a Portugal uma utilização mais segura do mar e das vias de comunicação marítimas. Missão fundamental para as nações com vocação marítima, como é o caso de Portugal. (ver mais em www.marinha.pt/centenariosubmarinos).
Folheto alusivo ao centenário (PDF)
Artigos relacionados: