Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
MEDWAY assina declaração conjunta da ERFA que reforça a urgência da transição modal para o transporte ferroviário
A MEDWAY é uma das empresas signatárias da declaração conjunta da Associação Europeia do Transporte Ferroviário de Mercadorias (ERFA) que apela à Comissão Europeia e aos Estados-Membros para reforçarem o apoio à promoção do transporte ferroviário de mercadorias, que é o mais eficiente e limpo em termos energéticos.
Esta declaração sucede a uma primeira, emitida em 2020, a qual apelava à priorização da transição modal – uma mudança que, face aos constrangimentos de que a EU padece em termos de energia, é agora ainda mais urgente.
![]() |
DEBATE PROMOVIDO PELOS PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ
Crescimento Ferroviário no Corredor Atlântico Ibérico - Desafios & Oportunidades
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz promoveram, no Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, um seminário internacional subordinado ao tema “Crescimento Ferroviário no Corredor Atlântico Ibérico - Desafios & Oportunidades”.
O seminário, que decorreu no âmbito do projecto Cencyl, teve como objectivo alavancar o desenvolvimento do corredor ferroviário entre Portugal e Espanha, nomeadamente a oferta de serviços ferroviários entre os portos portugueses da região centro e os portos secos existentes até à região de Castela e Leão.
![]() |
Ferrovia é fundamental para captar investimento industrial estrangeiro
Metade dos veículos que partiram em 2022 da fábrica da Autoeuropa, fábrica da Volkswagen na cidade de Palmela, a 43 quilómetros de Lisboa, chegaram de comboio ao vizinho porto de Setúbal. A transportadora é a especialista no segmento automóvel Pecovasa Renfe (85,4% Renfe Mercancías e 14,5% DB Ibérica Holding), que foi responsável pela colocação de mais de 109 mil unidades nas docas.
Com assinalável impacto em termos de poupança no transporte rodoviário e emissões de CO2, a Renfe espanhola tem nesta experiência com a Volkswagen toda uma bateria de testes na sua estratégia de mobilidade de mercadorias em distâncias curtas e médias.
![]() |
Viana do Castelo defende ligação ferroviária ao porto de mar
O Presidente da Câmara de Viana do Castelo defende a criação de uma ligação ferroviária ao porto de mar para complementar as duas infraestruturas e para “servir melhor os cidadãos e as empresas”.
![]() |
MEDWAY
Investir na ferrovia
“A sustentabilidade é palavra de ordem na MEDWAY e uma área fulcral no negócio da empresa.” Quem o garante é o presidente da empresa, Carlos Vasconcelos, a propósito do tema da descarbonização no setor da logística no retalho.
“Sendo o transporte ferroviário o foco da nossa atividade, defendemos que, para a ferrovia ser competitiva, tem de ser capaz de oferecer soluções de transporte ou logísticas que a tornem mais atrativa para esses segmentos. Tudo pode ser transportado por comboio, tal como o que sucede com os contentores, na via marítima”, avança o responsável.
![]() |
Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões com actividade regular sob gestão da APDL
Após a transferência no dia 1 de fevereiro do TFMLeixões para a APDL, a actividade no terminal tem vindo a desenvolver-se regularmente atendendo a transição do terminal de forma construtiva e articulada entre a IP e a APDL.
Após mais de uma semana, foram já realizadas várias operações no terminal, indicando ser um dos elementos potenciadores e agregadores no contexto ferroviário e sua importante relação com a economia e com a atividade portuária.
![]() |
O comboio chegou a «Portimão» a 15 de Fevereiro de 1903
O dia 15 de Fevereiro de 1903 ficou não só gravado nos anais da história do Algarve, como na memória dos milhares de pessoas que acorreram à margem esquerda do Arade, para assistirem aos festejos da inauguração do então ramal ferroviário de Portimão.
O progresso chegava às portas de Vila Nova de Portimão. Goradas que foram, 38 anos antes, as tentativas do Visconde de Bívar para que o traçado da linha férrea de Beja a Faro fosse primeiro a Portimão e só depois se dirigisse à capital de distrito, a linha férrea era ali uma realidade.
![]() |
PORTO DE AVEIRO ASSINA ACORDO DE COLABORAÇÃO COM A ZALDESA PARA PROMOÇÃO DO CORREDOR FERROVIÁRIO
A 10 de Fevereiro foi assinado, em Salamanca, um acordo de colaboração entre a Administração do Porto de Aveiro (APA), S.A. e a ZALDESA - Sociedade Zona de Atividades Logísticas de Salamanca, S.A.U. O documento foi assinado por Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A., e Carlos Carbayo, Alcalde de Salamanca e Presidente da ZALDESA.
![]() |
APDL obtêm a Autorização de Segurança enquanto gestor de infraestruturas ferroviárias
Foi atribuída à APDL a Autorização de Segurança (PT 201 2023 0001). A Certificação para o Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões é válida por 2 anos e essencial para que a APDL possa operar no respetivo terminal.
![]() |
TERMINAL FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS DE LEIXÕES ARRANCOU DIA 1 COM A APDL
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. assumiu esta quarta-feira, 1 de fevereiro, quarta-feira, a gestão da infraestrutura ferroviária do Terminal de mercadorias de Leixões. A Passagem da IP (Infraestruturas de Portugal, S.A.) para a APDL foi publicada no Decreto-Lei n.º 55/2022 de 17 de agosto, após aprovação em Conselho de Ministros.
Com o Terminal ferroviário de Leixões cria-se a aproximação ao transporte marítimo, que até agora era de difícil e moroso acesso, permitindo uma otimização da atividade económica associada ao movimento ferroviário, um aumento do hinterland e uma diminuição das assimetrias do território e da pegada ambiental.
![]() |
MEDWAY retoma circuito Setúbal - Entroncamento - Leixões
A MEDWAY vai reactivar o circuito Setúbal – Entroncamento – Leixões no decurso do primeiro trimestre deste ano. O objectivo é ligar todos os portos e terminais, com cobertura em todo o território nacional, no âmbito da política de expansão de serviços da empresa.
“A recuperação deste serviço visa responder ao elevado número de pedidos que recebemos da parte dos nossos clientes. Esta solução serve também o nosso objectivo de crescimento do negócio, bem como o propósito de incrementar o transporte ferroviário de mercadorias nos países em que estamos presentes, a fim de reduzir as emissões de carbono no sector dos transportes”, refere Carlos Vasconcelos, Administrador da MEDWAY.
![]() |
Medway recupera comboio de mercadorias entre Portugal e Alemanha
Portugal vai voltar a ter, no início de 2023, um comboio de mercadorias para Estugarda, no centro da Alemanha. Depois de dois adiamentos, a Medway recupera a ligação ferroviária que há 10 anos servia a Autoeuropa. O comboio vai chamar-se Vasco da Gama, segundo avança o jornal económico ECO.
![]() |
Entrevista de Pedro Nuno Santos ao El País:
É imperdoável que portugueses e espanhóis não resolvam as ligações ferroviárias
Ministro das Infraestruturas realça que ligar a Península Ibérica através de caminhos de ferro "é algo diferente de apenas ligar Lisboa a Madrid” e reconhece que o tempo das viagens de comboio hoje entre Espanha e Portugal afasta os interessados.
“Décadas de marginalização ferroviária” e uma “imperdoável” falta de ligações de caminho de ferro entre Portugal e Espanha é o diagnóstico apresentado por Pedro Nuno Santos, na entrevista dada ao jornal El País. A publicação espanhola destaca também que a “harmonia entre os governos ibéricos permitirá resolver as deficientes ligações ferroviárias entre os dois países”.
![]() |
Porto de Leixões com planos para aumentar a carga por via ferroviária
O Presidente do Porto de Leixões, Nuno Araújo, disse neste domingo à Lusa, antes de receber a 'Portugal Railway Summit', maior evento nacional do sector ferroviário, que a carga movimentada por comboio na infraestrutura aumentará, contribuindo para a neutralidade carbónica.
![]() |
LEIXÕES FICA A GANHAR
Linha da Beira Alta quer tirar contentores dos camiões e pô-los nos comboios
Tirar os contentores dos camiões e colocá-los nos comboios é o principal objetivo da modernização da linha da Beira Alta. O transporte ferroviário de mercadorias sobre carris foi o mote para o debate de quarta-feira, em Mangualde, organizado pela Infraestruturas de Portugal (IP) sobre as obras que levaram ao encerramento, durante nove meses, da ligação entre Pampilhosa e Guarda.
O Porto de Leixões será um dos maiores beneficiários com a construção da nova concordância, podendo realizar comboios diretos até à fronteira. “Vamos ficar mais próximos de Madrid e alargar a nossa zona de influência”, salientou neste debate o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Nuno Araújo.
![]() |
21 DE FEVEREIRO
Conferência «A Ferrovia no Contexto Ibérico»
A Ordem dos Engenheiros e o Consejo General de Colegios Oficiales de Ingenieros Industriales (CGCOII), em parceria com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve - APS, organizam uma conferência dedicada ao tema "A Ferrovia no Contexto Ibérico", que decorrerá em formato online e que será transmitida a partir do Porto de Sines na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, com início pelas 9h00.
![]() |
Porto de Lisboa recebe 9.500 toneladas de Carril para a IP
O Porto de Lisboa está a receber 4.744 toneladas de Carril, adquiridas pela IP-Infraestruturas de Portugal, destinadas à obra para a duplicação da Linha do Oeste. Uma operação logística de grande complexidade técnica, nomeadamente no desembarque do material.
Ao longo da passada semana foram desembarcadas 823 unidades, sendo 760 de 108 metros e 63 unidades de 72 metros. No total, serão descarregados carris em dois navios, estando o segundo previsto para meados do próximo mês de dezembro, somando aproximadamente 9.500 toneladas de carris.
![]() |
Barraqueiro em sinergia com Renfe e Takargo para ligar Martorell ao Porto de Setúbal
Chegou dia 10 ao Porto de Setúbal o primeiro comboio porta-automóveis, que, a partir de agora, e numa cadência semanal, ligará a Martorell (em Barcelona) ao território português: trata-se de uma operação logística encabeçada pela Barraqueiro e pela espanhola Renfe Mercancias, em sinergia com a lusa Takargo.
De acordo com o ‘Público’, o transporte de viaturas entre Martorell (onde está situada uma grande fábrica da SEAT) e Setúbal é levada a cabo por uma composição com 16 vagões de duplo piso que carregam 184 automóveis em cada sentido. Assim, partirão de Setúbal viaturas da Volkswagen e chegarão ao porto sadino viaturas da marca SEAT, vindos da fábrica catalã. A operação tem um significativo potencial descarbonizador.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Autoeuropa duplica capacidade de transporte na ferrovia com viaturas em comboios de duplo andar
A VW Autoeuropa reforçou o transporte de viaturas, por ferrovia, para o Terminal Ro-Ro do Porto de Setúbal em vagões de duplo andar. Com esta alteração duplica a capacidade relativamente aos comboios anteriores, passando cada comboio a carregar 265 viaturas.
![]() |
Há 28,5 milhões de euros para modernizar linha de Sines
A empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul foi esta terça-feira, 28 de Setembro, consignada pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao consórcio Sacyr Neopul, S.A./ Sacyr Somague, no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, num investimento de cerca de 28,5 milhões de euros.