Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Constância, a vila-Camões
Ao certo ninguém sabe, mas antes de seguir para Ceuta, ainda com a visão intacta, Camões terá cumprido um período de degredo em Constância. Um local perfeito para umas "escapadelas" a Lisboa, onde deixou mil referências e uma ligação que ainda dura.
É em Constância que existe uma casa-memória sobre as ruínas da casa onde se acredita que o poeta viveu. É lá que o arquiteto Ribeiro Telles desenhou um jardim-horto com exemplares de todas as plantas referidas na obra e é esta a população que, até hoje, festeja Camões como nenhuma outra.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Por este rio abaixo
Há lontras, mas não consta que algum dia tenha havido castores no rio Tejo. O mais parecido talvez fossem os madeireiros, homens que desciam o Tejo em jangadas e, escândalo dos escândalos, em ceroulas.
São memórias de uma das profissões que o tempo apagou do rio Tejo. O relato é de Anabela Cardoso, do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Amor e uma serpente
Tanto navegou que, depois da Guerra de Troia, o rei Ulisses deu por si a subir a foz do rio Tejo. Logo nessa altura, percebeu que chegara a um local especial e decidiu fundar à beira rio a mais bela cidade do mundo.
Nasceu assim Lisboa, no tempo em que as lendas eram a única História. Mas foi preciso muito mais para erguer a cidade e criar-lhe as sete colinas. A lenda é contada à TSF pelo antropólogo Aurélio Rosa Lopes.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Vila Nova da Barquinha, onde os peixes sabem nadar
O presidente da autarquia de Vila Nova da Barquinha é "homem do rio", vai todos os dias ao rio, mesmo que no caso seja pouco mais do que atravessar a rua e um parque, os únicos obstáculos entre a Câmara Municipal e o rio Tejo.
Fernando Freire conhece como poucos as nuances diárias destas águas. Já foram obra da natureza e, desde 1950, dependem, sobretudo, do preço da eletricidade.
Reportagem TSF Rua do Tejo
A motor rio acima, à vela rio abaixo
A vida deste barqueiro faz-se de margem a margem do Tejo, e de meia em meia hora, entre Constância Norte e Constância Sul. Às vezes, há turistas e vento e, quando se juntam, pode subir-se o rio à vela.
Sérgio Silva é quem navega a TSF pelo Tejo. Também é pescador nesta mesma água e constrói barcos, como este em que nos leva.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Ulisses andou por aqui
Na região onde hoje é Santarém, há mais de mil anos o rei grego apaixonou-se por uma lusitana. O romance não acabou bem, mas deixou um filho que haveria de ser alimentado por animais e fundar a terra dos "escalabitanos".
A lenda da fundação de Santarém, segundo o antropólogo e investigador Aurélio Rosa Lopes.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Havia um mar de palha no estuário do rio
Pouco antes de chegar ao mar, o Tejo faz um mar interior. O Mar da Palha. As origens do nome divergem, mas conta-se por Constância que este mar se formava com destroços da palha que seguia à boleia do rio, no tempo em que o Tejo era a única autoestrada.
Reportagem TSF Rua do Tejo
Cheia que vai cheia que vem
Antes de haver barragens no Tejo, as cheias não eram notícia. Eram tão naturais como a chuva ou o sol e toda a gente sabia como viver esses dias de forma normal. Ia-se de barco à escola, para o trabalho ou ao médico.
Anabela Cardoso, responsável pelo Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância, ouviu muitas histórias de como, em tempos de cheias, se mudava a vida para o andar de cima e se saía pela varanda do primeiro andar para ir à vila.
PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE
Angeiras, onde o tempo se demora em frente ao mar
Neste episódio, Abel Coentrão vai até à praia de Angeiras, em Matosinhos, à procura de amizades geradas entre comunidades da beira-mar. Não nasceu aqui, mas uma marca antiga com um nome familiar e uma memória de infância fazem-no sentir-se em casa neste lugar em que a pesca alimenta os olhos, a boca e o coração de quem passa.
.
Reportagem TSF: Rua do Tejo
O senhor António tinha uma ilha
Hoje o Tejo é diferente todos os dias. O novo acordo luso-espanhol pode dar um pouco mais de previsibilidade a estas margens. Mas, em Vila Velha de Ródão, onde o Tejo se torna português, ainda há que se lembre de um rio diferente.
Aos 76 anos, a memória de António Pinto reina sobre as últimas décadas e tem bem vivo o rio de águas transparentes, cheio de peixes aos saltos e onde os turistas vinham de aldeias vizinhas.
Não é para menos: o senhor António nasceu mesmo aqui, literalmente no meio do rio, numa ilha que era só sua. O senhor António é uma das figuras com que a TSF se cruzou nesta descida pela Rua do Tejo.
COM ÁUDIO
Grupo Sousa prepara-se para construir novo centro logístico na Terceira
O Grupo Sousa prepara-se para construir um novo centro logístico. Desta vez será na ilha Terceira nos Açores. Uma informação avançada à Antena 1 pelo presidente do grupo Sousa. Luís Miguel Sousa espera que as obras possam começar em abril de 2024 e vão durar um ano.
Este novo centro logístico vai permitir recrutar mais 25 trabalhadores na ilha Terceira, passando para 45 o número de efetivos do grupo. Este investimento vem juntar-se aos 120 mil metros quadrados de área coberta ao serviço da logística do grupo.
Vladimir Ryabinin, guardador de oceanos
No sexto episódio do podcast Azul, o convidado é Vladimir Ryabinin, secretário-executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO e também director-geral adjunto da UNESCO.
FERNANDO ALVES | TSF
O que o mar dá
Na véspera de Natal, os jornais galegos mostraram o antigo casco de um navio naufragado, já em ruína, rompendo o areal de O Rostro, na zona de Fisterra, na Costa da Morte. Não é a primeira vez que a dança das marés escava na praia galega o que resta desse antigo vapor português, o "Silva Gouveia", construído em 1906 num estaleiro inglês. O "Silva Gouveia" pertencia à frota de Alfredo da Silva, da CUF, e transportava açúcar para Inglaterra quando, na véspera de Natal de 1927, um forte temporal o fez naufragar na praia de O Rostro. Não houve vitimas e grande parte da carga foi salva das águas por carroceiros galegos que cobraram cada frete a 10 pesetas.
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES
Entrevista a Jorge Almeida, Presidente da CPLS
Por ocasião do terceiro aniversário do programa da CPLS na M24, entrevistámos Jorge d’Almeida, Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines.
50 programas depois do programa inaugural, Jorge d’Almeida perspectiva a nova era da estrutura associativa a que preside, agora designada por CPLS.
O programa é emitido às sextas-feiras, a partir das 12h00, com repetição aos sábados, no mesmo horário.
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24
Rui Filipe, novo Capitão do Porto de de Sines
O programa da CPSI na rádio M24, de Santiago do Cacém, recebeu o novo Capitão do Porto de de Sines, Rui Filipe, com quem conversou sobre as funções que vai ocupar nos próximos três anos.
Com trinta anos de experiência na Marinha Portuguesa, o novo capitão do Porto de Sines, que tomou posse a 19 de setembro, fala sobre as competências da Polícia Marítima, os futuros desafios num porto que está a crescer a nível nacional e ainda sobre a nova plataforma 'Capitania Online +'.
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES | A EMITIR DESDE 28.04.2017
Documentário «Sines e o Mar» em destaque
O programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 dá a conhecer o novo documentário 'Sines e o Mar', do realizador Francisco Manso, apresentado dia 11 de julho [2019], no auditório da Administração do Porto de Sines.
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES | A EMITIR DESDE 28.04.2017
Grupo Desportivo da APS em destaque
O Programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24 dá, nesta edição, destaque ao Grupo Desportivo da Administração do Porto de Sines.
Criado em outubro de 1985 com a finalidade de promover o convívio entre os funcionários, continua activo e a realizar mais de meia centena de actividades por ano. Rui Simões, um dos elementos da direcção, detalha a vida do grupo desportivo da APS, que se dedica a actividades nas vertentes desportiva e social.
PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO
Entrevista a Sandra Salvadorinho, Piloto da Barra
Sandra Salvadorinho soma três anos como piloto da Barra no porto de Aveiro e diz que a cadeira de sonho está na terra que a viu nascer e no porto de entrada de saída de familiares que andaram na pesca do bacalhau.
O projeto de vida começou a bordo do Creoula numa viagem de treino de mar e continuou na escola náutica e na marinha mercante. Uma paixão ligada à história familiar e às ligações de Ílhavo com o mar. Da marinha mercante ao Porto de Aveiro a viagem seguiu o rumo de quem quer estar mais perto da família.
ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA DE SINES NA M24 | PARA OUVIR EM PODCAST
Miguel Neto, Director de Operações de Aquicultura da Seaculture
O Programa da Comunidade Portuária de Sines (CPSI) na rádio M24, destaca o projeto de aquacultura que a empresa Jerónimo Martins desenvolve na costa alentejana e onde são produzidos anualmente entre 400 e 500 toneladas de robalos, criados em jaulas flutuantes e enviados para todas as lojas do grupo, de norte a sul do país.
Conversámos com Miguel Neto, director de operações de aquicultura da Seaculture, empresa do grupo Jerónimo Martins.
Vozes femininas no Porto de Sines e na CPSI
Destaque, nesta newsletter temática, para as mulheres que, nos mais diversos cargos e funções, trabalham no Porto de Sines e nas empresas associadas da Comunidade Portuária de Sines.
Vozes destacadas no Espaço da Comunidade Portuária de Sines, programas emitidos pela Rádio M24.