Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

«Agenda NEXUS» em foco

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) conversou com Cláudio Pinto, director de inovação e sistemas de informação da APS, sobre o projecto Nexus.

Um projecto, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), com o objetivo de promover a transição digital e ecológica do sector dos transportes e da logística, que vai contar com um incentivo financeiro de 59 milhões de euros, no âmbito da Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Constituição da Comunidade de Energia Renovável em Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), a aicep Global Parques e o Município de Sines (Setúbal) vão estudar a possibilidade de avançar com a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com vista à sustentabilidade energética deste território.
O primeiro passo para a sua constituição foi dado a 12 de Setembro, com a assinatura do memorando de entendimento entre estas três entidades para o desenvolvimento de um estudo de suporte à constituição da CER.

O Espaço da CPLS acompanhou a cerimónia e esteve à conversa com o Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, com o Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e com o Director-Executivo da aicep Global Parques, Filipe Costa.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Cimeira da Energia em Tóquio

O Porto de Sines, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo Litoral, participou na Cimeira da Energia em Tóquio, no Japão, onde aprofundou os temas relacionados com a importância da transição energética e a aposta “nos gases renováveis e mais limpos, como o hidrogénio e a amónia”.

Para fazer o balanço deste evento, conversámos com o Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, que abordou ainda a possibilidade de transformar uma “ponte-cais” multiusos num terminal para movimentação de gases renováveis, prevendo um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Hugo Ferreira, Presidente da Associação Empresarial de Sines

O Programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) conversou com Hugo Ferreira, reeleito Presidente da Associação Empresarial de Sines, sobre os desafios que o sector enfrenta nos próximos anos, tendo em conta os investimentos de cerca de de 17 mil milhões de euros anunciados para o complexo portuário e industrial de Sines.

Nesta conversa, o destaque vai também para o trabalho que está a ser desenvolvido pela associação com vista à internacionalização das empresas, para colmatar as dificuldades no que respeita a falta de mão-de-obra e também o alojamento.
Hugo Ferreira fez ainda o ponto de situação sobre a criação de uma Feira Industrial Internacional no concelho de Sines.

PROGRAMA «PORTO DE ENCONTRO»

Entrevista a Paulo Morgado

A Universidade de Aveiro assinou um protocolo de doação de peças cerâmicas arqueológicas provenientes de meio subaquático da Laguna de Aveiro, no contexto da inauguração da exposição “A arqueologia subaquática da Laguna de Aveiro” patente no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro.

Vladimir Ryabinin, guardador de oceanos

No sexto episódio do podcast Azul, o convidado é Vladimir Ryabinin, secretário-executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO e também director-geral adjunto da UNESCO.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Obras de expansão do Terminal XXI no Porto de Sines concluídas em 2028

O Programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) dá, nesta edição, destaque às obras de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines.

As obras de expansão do Terminal XXI do Porto de Sines (Setúbal), um investimento superior a 300 milhões de euros, vão estar concluídas em 2028, anunciou a directora-geral da empresa concessionária.

Durante a cerimónia, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, disse que o Governo criou uma “task force” que acompanha “em permanência a área de Sines” e “procura manter uma visão atualizada sobre as necessidades de intervenção económica, infraestrutural e social” deste território.
 

Dos dialectos dos peixes ao canto das baleias, esta biblioteca de sons quer pôr-nos a ouvir todos os ruídos do fundo do mar

A nova plataforma, que será lançada em breve, vai permitir captar sons marinhos de espécies conhecidas e não identificadas. A GLUBS é pensada para cientistas, mas quem se interessar pela vida marinha também pode participar – basta utilizar a aplicação.

JOSÉ LUÍS CACHO EM ENTREVISTA À RÁDIO RENASCENÇA

Presidente da APP afasta a possibilidade de um problema de abastecimento de alimentos, matérias primas ou energia no país

Presidente da Associação dos Portos de Portugal afasta a possibilidade de um problema de abastecimento de alimentos, matérias primas ou energia no país, nos próximos meses. Outra coisa é o preço pago pelos bens e serviços. Aqui nada está garantido, avisa José Luís Cacho.

José Luís Cacho, que é também Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, defende ainda uma nova estratégia energética para o país, com Sines a servir de porta de entrada do gás para toda a Europa. Garante que o porto alentejano pode voltar a servir uma central a carvão, se necessário, e lembra ao novo Governo as prioridades para o sector.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Manuel Pereira Coutinho

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou, esta semana, Manuel Pereira Coutinho para uma conversa sobre o projecto-piloto de produção de macroalgas em mar aberto que está a ser desenvolvido no Porto de Sines.
Falamos ainda do grande registo na movimentação da carga contentorizada que o Porto de Sines alcançou em 2021, tendo ultrapassado a barreira dos 1,8 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés) movimentadas.

FÁTIMA LOPES ALVES

Presidente do Porto de Aveiro analisa ano record de 2021 e perspectiva futuro

Em declarações ao espaço rádio da Comunidade Portuária de Aveiro, Fátima Alves, Presidente da administração portuária, faz o balanço de 2021 em que, “apesar das adversidades, o porto manteve um ritmo bastante elevado”, e perspetciva os próximos meses de actividade, com relevo para os investimentos em curso.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Filipe Costa (aicep Global Parques)

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, para fazer um balanço da 2.ª Grande Conferência 'Encontros ZILS' que se realizou a 11 de janeiro, em Sines, sobre o tema da transição digital.

O encontro contou com a presença dos principais players dos investimentos previstos para o complexo industrial e portuário de Sines.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

À conversa com Arsénio Salvador (REPSOL) e Ana Fonseca (Oficial de Protecção do Porto de Sines)

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) falou com o director-geral da Repsol em Sines, Arsénio Salvador, sobre a expansão do seu complexo industrial para a construção de duas novas fábricas consideradas fundamentais para a sustentabilidade da empresa; com o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e com o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, sobre a contratualização de terrenos na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) que vai permitir avançar com o projeto.

Neste programa estivemos ainda à conversa com Ana Fonseca, oficial de protecção do Porto de Sines, a respeito do webinar sobre segurança que se realizou em Novembro.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

António Costa destaca em Sines record de investimento directo estrangeiro em Portugal

O Programa da CPLS esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato de investimento que o Governo assinou a13 de Outubro com a Repsol. A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no Complexo Industrial de Sines. Considerado um projecto de potencial interesse nacional (PIN), o maior investimento industrial dos últimos 10 anos em Portugal permitirá construir duas novas fábricas, com produtos 100% recicláveis e melhorar a balança comercial de Portugal.

Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.
 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

28,5 milhões de euros para modernizar linha de Sines

A empreitada de modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul foi, em finais de Setembro, consignada pela Infraestruturas de Portugal (IP) ao consórcio Sacyr Neopul, S.A./ Sacyr Somague, no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia2020, num investimento de cerca de 28,5 milhões de euros.
Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.
 

O 5G e os drones estão a chegar aos portos

A revolução na logística está em marcha com os avanços tecnológicos. Pedro Machado, da NOS, e Hugo Bastos, do Porto de Leixões, falam da experiência-piloto 5G que já está no terreno.

FÁTIMA ALVES:

Sou apologista de uma estrutura de missão para a gestão da ria

A Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro defende a criação de uma estrutura de missão para a gestão da ria de Aveiro como forma de ultrapassar o impasse gerado com a criação de entidade gestora.

Fátima Alves participou na apresentação do livro “Ilhas da Ria”, da autoria de Maria José Santana, esta quarta-feira, no ISCIA, e deixou claro que o arrastamento do processo estará relacionado com a questão crónica dos interesses cruzados que pode despertar uma área tão rica.

Directora-Geral de Política do Mar convidada do programa da Antena1 «Espaço das 10»

A Directora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira, foi a convidada do programa da Antena1 “Espaço das 10”.
Em foco esteve a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Conferência «Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro»

Na Conferência “Imagine Sines - Sustentabilidade e Inovação conectando o futuro” discutiram-se os desafios e perspectivou-se o futuro de Sines enquanto sistema multiportuário ibérico eficiente e dinâmico, integrado nas principais redes de transporte. Com três painéis subordinados aos temas “Transição energética e economia circular”, “Inovação e digitalização” e “Cadeias logísticas globais”, o evento contou com a presença de representantes de organizações de relevo do sector marítimo-portuário internacional.

Este o destaque de mais uma edição do programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines. Produzido pela rádio M24, é emitido, quinzenalmente, às sextas-feiras, com repetição aos sábados, a partir das 12:00.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Helena Silva fala da certificação do Sistema de Gestão da Conciliação

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) na rádio M24 (Santiago do Cacém), conversa esta semana com Helena Silva, directora de recursos humanos da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), sobre a obtenção do certificado do seu Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal dos trabalhadores.

Total: 344
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18