Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Doca de Santo Amaro distinguida como Marina Mais Azul 2023
A Doca de Santo Amaro, integrada na Marina de Lisboa e gerida pela Administração do Porto de Lisboa, foi distinguida com o prémio “Marina Mais Azul 2023”. Esta distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) como reconhecimento no desempenho das atividades de Educação Ambiental.
Este novo prémio vem reforçar e evidenciar a responsabilidade do Porto de Lisboa na garantia de cumprimento dos critérios e objetivos de sustentabilidade definidos, investindo em ações de formação e de consciencialização e promovendo campanhas de sensibilização e ações de educação ambiental.
![]() |
Vitor Mendes é o vencedor do «Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras»
"Arqueologia do Pau-de-pontos do Moliceiro de Aveiro”, da autoria de Vitor Mendes, foi o trabalho vencedor da 6ª edição do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras”. O anúncio do vencedor do galardão aconteceu na sessão de abertura do Seminário: "Desafios do Mar Português", no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.
![]() |
World Cruise Awards distingue Douro Azul como melhor companhia de cruzeiros fluviais da Europa
A companhia de cruzeiros do empresário Mário Ferreira foi distinguida no World Cruise Awards, cuja cerimónia decorreu domingo no Dubai. A Douro Azul arrecadou ainda um prémio nos EUA que a distingue a nível mundial.
![]() |
Prémio «Fundação Oriente - Embaixador João de Deus Ramos»
Até 30 de Novembro de 2023 está aberto o concurso para atribuição do Prémio “Fundação Oriente – Embaixador João de Deus Ramos”, no valor pecuniário de cinco mil euros, a um trabalho original no âmbito da História, Artes, Letras e Ciências ligadas ao Mar, e à presença portuguesa na Ásia Oriental.
![]() |
APSS recebeu Medalha de Prata da Cidade de Setúbal
A Câmara Municipal de Setúbal entregou à APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a Medalha de Prata da Cidade, no âmbito da celebração do Centenário do Porto de Setúbal.
Todos os anos, durante as já tradicionais Comemorações Bocageanas, que celebram o Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho, a 15 de setembro, a Câmara Municipal de Setúbal presta publicamente homenagem a pessoas e instituições de excecional prestígio, em âmbito local ou nacional, através de três tipos de condecorações. A Medalha de Prata da Cidade é atribuída a pessoas ou instituições de âmbito nacional que se destaquem por serviços excecionais de acordo com os serviços prestados em prol do Concelho ou dignos de reconhecimento geral.
![]() |
Prémios Alentejo 2023
Porto de Sines entre os finalistas
A Revista Mais Alentejo está de volta com os Prémios Alentejo. A votação para a edição de 2023 está já a decorrer, até às 23:59 do dia 8 de Outubro. Estão nomeados cinco finalistas para cada uma das 17 categorias em concurso.
Seguindo a ordem (alfabética), pela qual vão ser anunciadas no palco da XXI Gala dos Prémios Alentejo, “comecemos pela APS-Porto de Sines, cuja importância estratégica para o Alentejo e o País ninguém ousará contestar.
![]() |
Porto de Lisboa eleito melhor porto de cruzeiros da Europa
O Porto de Lisboa anunciou em comunicado que conquistou, pelo 4º ano consecutivo, e pela quinta vez, o prémio de melhor porto de cruzeiros da Europa, na 26ª edição dos World Travel Awards Europa, que teve lugar dia 8 de junho, no Funchal. Para trás o Terminal de Cruzeiros de Lisboa deixou concorrentes diretos como as cidades europeias de Antalya, Barcelona, Copenhaga, Kusadasi, Amesterdão, Heraklion, Istambul, Marselha, Pireus, Southampton, Split e Veneza.
![]() |
Terminal de Cruzeiros de Lisboa vence Prémio Valmor 2017
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa, da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, venceu o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura para o ano de 2017, um dos mais importantes prémios de arquitetura em Portugal.
Os prémios foram entregues quinta-feira, dia 11 de abril, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que considera os projetos “de qualidade ímpar”, e salienta o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, por se tratar de “um projeto construído em frente a um bairro histórico e não se ter registado uma única crítica”.
![]() |
JÁ LANÇADA A EDIÇÃO DE 2011
Prémio de Logística do Porto de Setúbal
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e a ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal lançam a edição de 2011 do Prémio de Logística do Porto de Setúbal, destinado a distinguir o aluno, ou grupo de alunos, pertencentes ao último ou penúltimo ano de qualquer Licenciatura, Pós-graduação ou Mestrado, a nível nacional, que aborde a Logística Marítimo Portuária, enquadrada em temas relacionados com a região e o porto de Setúbal, privilegiando os potenciais efeitos práticos nas empresas e na realidade económica.
![]() |
Madeira entre os melhores destinos europeus de cruzeiros
A Madeira foi considerada o segundo melhor destino europeu de cruzeiros, na Seatrade Med Cruise Convention, em Cannes, um reconhecimento que a Administração dos Portos da região, APRAM considera ser da maior importância, porque foi feito pelas companhias e turistas que visitaram o Porto do Funchal.
A entrega do prémio teve lugar no Nice Opera House, tendo sido recebido pelo Presidente da APRAM, Bruno Freitas.