Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Projecto «A pesca por um mar sem lixo» arranca no Porto de Sines

O projecto “A pesca por um mar sem lixo” arrancou dia 4 no Porto de Sines, com o objectivo de reduzir os resíduos no mar, através do apoio à adopção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem desses resíduos.

A 9 DE DEZEMBRO

APDL realiza simulacro de colisão entre barco Rabelo e Navio-Hotel no Douro

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) realiza, a 9 de Dezembro (a partir das 9:30 horas), um simulacro entre um Barco Rabelo e um Navio-Hotel, no estuário do Rio Douro, entre o Cais de Gaia e o Cais da Ribeira.

A iniciativa, designada ‘Exercício BACO 2019’, tem como objectivo «treinar e agilizar a articulação operacional entre as várias Entidades e Agentes de Protecção Civil no âmbito da activação do Plano de Segurança e Emergência da Via Navegável do Douro e a sua articulação com o Plano de Salvamento Marítimo da Capitania do Porto do Douro».

PALESTRA COM O Ministro das Infraestruturas, PEDRO NUNO SANTOS

«Os desafios da indústria ferroviária nacional», a 12 de Dezembro

A Transportes em Revista e a SRS Advogados organizam, a 12 de Dezembro, uma palestra com a intervenção de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre o tema “Os desafios da indústria ferroviária nacional”.

A palestra tem lugar no Auditório da SRS Advogados, em Lisboa.
 

DGRM E EMSA divulgam importância das suas áreas de atuação

Conferência na Escola Náutica Infante D. Henrique abordou segurança e vigilância marítima

A DGRM- Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos juntamente com a EMSA - European Maritime Security Agency organizaram uma Conferência onde abordaram temas como a segurança e a vigilância marítima, proteção dos navios e das instalações portuárias, a digitalização de processos, o controlo de tráfego marítimo, a pesca e a aquicultura, a prevenção e o combate à poluição, o ordenamento marítimo e a preservação dos recursos marinhos, passando pela regulamentação, inspeção e o controlo das atividades desenvolvidas nestes âmbitos.

ATÉ 19 DE JANEIRO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Ode ao 31 de Janeiro», de Luís Pavão

Exposição composta por dez fotografias de grande formato, imagens de peixes produzidas pelo fotógrafo Luis Pavão nos últimos dois anos. São fotografias realizadas em estúdio, a preto e branco e impressas em câmara escura, em papel fotográfico. Cada fotografia apresenta-nos apenas um peixe, com fundo escuro, fotografado com todo o cuidado para destacar os detalhes. A iluminação é trabalhada para reproduzir da melhor forma os volumes e o detalhe, as escamas e barbatanas são cuidadosamente colocadas para uma boa apresentação.

HOJE E SEXTA-FEIRA, NO PORTO DO FUNCHAL

Tudo pronto para o 1.º Turnaround médio total

A sala de embarque da Gare Marítima da Madeira está pronta para receber o primeiro turnaround médio total, de 1000 a 1500 passageiros, do navio “Mein Schiff Herz”, a acontecer estas quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, um novo desafio para a APRAM que até agora assegurou turnarounds até 500 passageiros.

ATÉ 1 DE MARÇO DE 2020, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Trava-Línguas», de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira

A ideia desta exposição surge como resultado de uma residência artística que os autores, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, fizeram nas Lofoten, Noruega, no âmbito da Lofoten International Art Festival.

Nessa residência, contactaram com os tungeskjaererne (cortadores de línguas), crianças que a partir dos 5 anos começam a cortar a língua ao bacalhau. Para além do lucro imediato com a venda das línguas, este processo permite-lhes iniciarem o contacto com a pesca e o meio marítimo.

Porto de Leixões registou em Setembro o seu melhor mês de sempre

Em contra-ciclo face aos resultados do sistema portuário nacional surgem o Porto de Leixões e o Porto de Viana do Castelo, ambos geridos pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Até Setembro, o Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19,1% face ao mesmo período de 2018 (movimentando 307,8 mil toneladas), enquanto que o Porto de Leixões cresceu 1,9% (14,8 milhões de toneladas já movimentadas).

No caso do Porto de Leixões, o mês de Setembro tornou-se mesmo o melhor de sempre em termos de carga manuseada.

FÁTIMA LOPES ALVES:

2020 promete ser um ano de «investimentos e crescimento» no Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro tem luz verde para a retirada de areias da zona portuária e para a dragagem da zona onde vai nascer o novo cais privativo da 'A Silva Matos' na 'bacia de manobras' do Porto de Aveiro.

Com o novo cais a concurso, esta é a segunda notícia em poucos dias sobre investimentos em área portuária.

José Simão (DGRM):

GNL «é uma solução viável para reduzir as emissões de GEE do transporte marítimo»

Realizou-se, a 27 de Novembro, o Seminário GASNAM, dedicado ao tema ‘Gás Natural: A solução de mobilidade na transição energética’; entre os destaques do evento – ocorrido no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa – esteve a intervenção de José Carlos Simão, director-geral da DGRM, que foi ao encontro da importância crescente das virtudes do GNL no âmbito do transporte marítimo, à luz de uma mudança de paradigma energético, no combate contra as emissões poluentes do Shipping.

Projecto CONSORTEX promove a criação de Consórcios Exportadores com o envolvimento de empresas de cinco países do Espaço Atlântico

O Projecto Europeu CONSORTEX tem como objetivo promover a internacionalização e a competitividade da fileira das Indústrias Navais em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

O CONSORTEX é cofinanciado pelo programa INTERREG Espaço Atlântico e tem prevista a criação de consórcios exportadores inter-regionais constituídos por PME europeias especializadas no fornecimento de soluções para embarcações e estruturas marítimas.

Arqueologia Subaquática em Cascais faz história

Protocolo assinado em Cascais é inédito na investigação e valorização do património cultural subaquático. “Trata-se de juntar a Academia do Saber com a Academia do Fazer”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia de assinatura do Protocolo de Cooperação no âmbito da Investigação histórica e valorização do património cultural subaquático.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Férias Divertidas Natal 2019 - Inscrições abertas

Natal, ou Natau como se diz por cá, rima com Bacalhau. Mas será que é só em Portugal que se consome este peixe nesta altura do ano? E de que forma se cozinha noutros países? As respostas a estas e a outras perguntas serão encontradas em jogos, visitas especiais, oficinas de expressão artística e oficinas de cozinha que serão realizadas ao longo do período de férias escolares.

Primeira Escala do Samskip Estrela em Leixões

O Porto de Leixões recebeu no domingo a estreia do navio Samskip Estrela, com capacidade para 740 TEUS, fazendo a sua primeira escala no serviço regular de contentores “Samskip Portugal Service” no principal porto do noroeste peninsular.

O serviço vai passar a ligar de forma direta Portugal e Tilbury, no Reino Unido. Recorrendo a contentores de 45 pés, o serviço é um concorrente ao transporte rodoviário, servindo importadores e exportadores portugueses.

POR MIGUEL MARQUES

Livro Lugares Azuis - Portugal

No dia 30 de novembro, na Póvoa de Varzim, em sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Eng. Aires Pereira e pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Almirante António Silva Ribeiro, lancei o meu livro, Lugares Azuis - Portugal, contando com a presença do editor, V/Alm. Henrique Alexandre da Fonseca, do Historiador Alfredo Pinheiro Marques e do C/Alm. José Bastos Saldanha que apresentaram este livro.

LÍDIA SEQUEIRA:

Navegabilidade do Tejo: um «projecto instrumental» que vai desenvolver-se com «toda a celeridade»

Em declarações prestadas aos jornalistas, Lídia Sequeira, Presidente do Conselho de Administração dos portos de Setúbal e Lisboa, abordou os temais mais prementes do Porto de Lisboa, após reunião com o Ministro das Infra-estruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, que visitou ambos os portos, na sequência do seu périplo nacional pelo sistema portuário, agora sob a tutela deste ministério. Entre os destaques, está, frisou Lídia Sequeira, o projecto de navegabilidade do Rio Tejo, tido como «instrumental» para o progresso da infra-estrutura.

POR JOSÉ MONTEIRO LIMÃO

Oportunidades e desafios do Porto de Sines

O Governo aposta em tornar o Porto de Sines como o maior porto de contentores da Península Ibérica. O desafio é captar 1,3 mil milhões de euros de investimento. Mas será o único desafio que o maior porto nacional tem no futuro?

Paulo Lopes é o novo Presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro

Paulo Lopes é o novo presidente da Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro. Eleição confirmada na estrutura que representa a comunidade piscatória da Ria de Aveiro e que tem sede no Porto de Pesca Costeira.

O pescador que já tinha sido candidato chega agora à liderança da APARA.

ANA CUNHA

Governo dos Açores vai continuar a trabalhar para assegurar fiabilidade dos transportes para todas as ilhas

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas afirmou, na Horta, que, no cumprimento do seu programa, o Governo dos Açores continua a trabalhar para garantir a sustentabilidade e fiabilidade das acessibilidades em todas as ilhas, através dos contratos de prestação do serviço público de transportes naquelas áreas e da sua permanente monitorização.

Norte quer ligar-se ao TGV espanhol e articular a ferrovia com portos de Leixões e Viana

«Modernizar toda a Linha do Douro e a Linha Porto-Vigo, ligando o Norte à alta velocidade espanhola, articular a ferrovia com os portos de Leixões e de Viana do Castelo, valorizar o rio Douro como via navegável e estudar investimentos nos aeroportos de Bragança e Vila Real», pode ler-se. Estas são algumas das medidas que o Conselho do Regional do Norte aprovará para os próximos fundos comunitários, afiança o Jornal de Notícias.