Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APRAM promove nova rota de cruzeiros pelas ilhas portuguesas

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM desafiou os portos dos Açores a unirem-se à Madeira e juntos criarem uma rota comum para cruzeiros, podendo nascer assim um novo produto turístico neste segmento.

Paula Cabaço intervinha na 1.ª Conferência on line da Macaronésia, dedicada à temática dos transportes e integrada no painel dirigido ao Turismo de Cruzeiros.

José Castel-Branco:

Portos têm «posição decisiva na manutenção do sector económico nacional»

«Temos uma posição absolutamente decisiva na manutenção da qualidade de vida e do sector económico nacional», frisou, ao ‘Diário de Notícias’, José Castel-Branco, lembrando que nem sempre é fácil explicar às pessoas a real dimensão do «gigantismo» e da «capacidade logística que o país tem de ter para abastecer cerca de 11 milhões de habitantes». Neste desafio, o Porto de Lisboa é uma das peças importantes do puzzle e não pode falhar.

PORTO DE AVEIRO

Movimento portuário em permanente crescimento

O Porto de Aveiro registou no primeiro trimestre de 2021 um crescimento de 4% face ao período homólogo. Este crescimento "foi marcado pelo aumento da movimentação dos granéis líquidos em cerca de 13% e num aumento da carga geral fracionada de cerca de 9,9%", refere a APA em comunicado. O número de navios e a sua 'arqueação Bruta' registaram também um crescimento neste trimestre, de cerca de 5% e 9%, respectivamente, face ao período homólogo de 2020.

Corredores da Ferrovia 2020 estarão todos em obras este ano

Os corredores previstos no plano Ferrovia 2020 estão todos em obras este ano, de acordo com as estimativas da proposta de Lei das Grandes Opções para 2021-2025, aprovada quinta-feira.
"O ano de 2021 é o ano em que todos os corredores do Ferrovia 2020 estarão em obras", lê-se no documento, que acrescenta que "as intervenções em curso e as obras a iniciar durante o ano de 2021 visam assegurar a interoperabilidade ferroviária".

NOS DOIS DÍGITOS

Porto de Sines cresce 10% no total e 16% nos contentores

Os primeiros três meses de 2021 mostraram que o Porto de Sines mantém a trajectória de crescimento apresentada no final de 2020. Nos contentores, os 440.645 TEU movimentados de janeiro a março representaram uma evolução homóloga de 16%, com a carga contentorizada de importação e exportação a atingir os 104.391 TEU.

Embaixador da Irlanda visitou o Porto de Leixões

O embaixador da Irlanda, Ralph Victory, visitou esta quinta-feira, 15 de abril, a infraestrutura portuária da Leixões. O representante diplomático em Portugal deslocou-se ao porto com o objetivo de conhecer os seus terminais portuários e os elevados níveis de eficiência que são reconhecidos à operação.

Corveta João Roby conclui missão na Zona Marítima dos Açores

O Navio da República Portuguesa João Roby terminou a 11 de Abril mais uma missão na Região Autónoma dos Açores, com duração de cerca de três meses.
Em colaboração com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lages (RCC Lages), a corveta João Roby realizou diversos exercícios de busca e salvamento marítimo – SAREX (Search and Rescue Exercises) diurnos e nocturnos, em conjunto com o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), eplica fonte institucional da Marinha Portuguesa.
 

Janela Única Logística entrou em produção no Porto de Lisboa

O dia 14 de abril de 2021 assinala mais uma etapa de desenvolvimento na actividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da JUL – Janela Única Logística.

Este é mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos.

MADEIRA

Portos também vão ter «via verde»

Ainda não há data prevista para o regresso dos navios de cruzeiro. Mas as regras estão a ser implementadas. Nos portos da Região também passa a haver uma via verde para quem desembarca, vacinado, com teste feito, ou que tenha tido Covid-19 nos meses anteriores.

Teco 2030 vai ter gigafábrica de fuel cells: aposta em navios eléctricos a hidrogénio na calha

A Noruega prepara-se para apostar numa fábrica de células de combustível a hidrogénio, com uma tecnologia especialmente desenhada para embarcações eléctricas de grandes dimensões – mais um sinal de que o sector marítimo pretende mesmo acompanhar as iniciativas do sector rodoviário, onde a electrificação está mais avançada. No centro deste progresso norueguês está a empresa Teco 2030.

O Mar Começa Aqui

A actividade “O Mar Começa Aqui” tem como objetivo educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, promovendo a cidadania ativa dos jovens.

Segundo abastecimento de GNL no Porto de Viana do Castelo

A APDL assegurou domingo, dia 11 de abril, no porto de Viana do Castelo, o segundo abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) a um navio do armador Baleària Eurolíneas Marítimas.

Trata-se do ferry "Martín i Soler", de 165 metros e com capacidade para transportar 1200 passageiros e cerca de 560 veículos, o qual se encontra desde inícios de novembro de 2020 nos estaleiros navais da West Sea, em Viana do Castelo, para reconversão e modernização.

Pandemia acelerou utilização do Balcão Eletrónico do Mar, com mais de 100 mil certificados emitidos

O recurso a este tipo de certificados eletrónicos tem subido em flecha desde que o serviço está disponível, com a emissão de 5.171 certificados no primeiro ano, 2018; 36.473 acumulados em 2019 e 88.538 em 2020, de acordo com o dados fornecidos pela DGRM. 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Raúl Magalhães, Presidente da APLOG

O Espaço da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Raúl Magalhães, Presidente da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) para uma conversa sobre o papel da associação e o peso da logística na economia nacional.

Nesta entrevista, que será dividida em duas partes, o responsável aborda ainda os impactos positivos e negativos da pandemia de covid-19 no sector e fala dos desafios futuros, como a automação na área da logística.

A costa entre Vieira de Leiria e Ovar é o novo destino da campanha hidro-oceanográfica de navio da Marinha

O navio da Marinha NRP Almirante Gago Coutinho inicia agora uma nova etapa da missão hidro-oceanográfica em curso, ao largo da costa entre Vieira de Leiria e Ovar, na qual para além da recolha de amostras de sedimentos superficiais do fundo do mar, será também efetuada a colheita de amostras para análise de microplásticos à superfície da água.

ABAE assinala o Dia da Terra

A Associação Bandeira Azul da Europa juntou-se, novamente, à Fundação Oceano Azul para celebrar o Dia da Terra, a 22 de abril, este ano com o mote “O Oceano é a Nossa Terra”.

Esta iniciativa, que decorre entre os dias 17 e 25 de abril, pretende partilhar as várias atividades, das cerca de 50 diferentes organizações nacionais que se dedicam à proteção e à conservação do planeta, do ambiente e do oceano, em particular.

Guia para ficar a saber como está o mundo dos cruzeiros

Depois da tempestade, vem a bonança. Em abril já há oito navios a navegar com passageiros e para o verão algumas viagens a partir de Lisboa já estão esgotadas. Este guia mostra-lhe o calendário dos cruzeiros confirmados para 2021, as frotas atuais das companhias de cruzeiro e os navios novinhos em folha prontos para receber passageiros.

Medway anuncia a sua integração na coligação Rail Freight Forward

A Medway revela que passou a integrar a coligação de empresas ferroviárias de mercadorias europeias, Rail Freight Forward, com a finalidade de fomentar a competitividade do sector, através do desenvolvimento tecnológico, com base em objectivos comuns.

A integração da empresa na Rail Freight Forward foi levada a cabo «com a ambição de, em conjunto com empresas internacionais do sector, reduzir os efeitos negativos do transporte de mercadorias e promover uma economia mais sustentável», afirma Bruno Silva, Director-Geral da Medway.

Cientistas já sabem o que são as misteriosas «bolhas» encontradas na Noruega

Há vários anos, uma equipa de mergulhadores que explorava a costa oeste da Noruega encontrou um misterioso corpo esférico gelatinoso, com mais de um metro de largura. Na verdade, desde 1985 já foram registados quase cem avistamentos destas bolhas estranhas, não só nos mares deste país mas também no Mediterrâneo.

Agora, conta o site Live Science, graças a uma análise de ADN, cientistas conseguiram finalmente perceber o que são estas bolas translúcidas: bolsas de ovos de uma lula comum chamada Illex coindetii.

Reabertura do Terminal de Cruzeiros para Visitas Guiadas

A partir deste domingo, dia 11 de abril, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões está de novo aberto ao público para visitas guiadas, todos os domingos da parte da manhã.

A Portaria do Molhe Sul de acesso ao edifício está aberta entre as 09h30 e as 12h00, tendo as visitas início às 10h15, 11h15 e 12h15. De modo a cumprir todas as normas de higiene e segurança, os grupos estarão limitados a 15 participantes por visita.