Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal assume vigilância e inspecção no mar

A DGRM - Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, iniciou a 9 de Setembro uma missão com um navio da Marinha Portuguesa, NRP SETÚBAL, com uma equipa de inspeção de pescas composta por quatro Inspetores de Pescas da União (DGRM), um coordenador da EFCA, um da ANP/Estónia e dois da ANP/Portugal.

A 8 de Outubro, no Porto de Leixões

Novo navio de luxo construído em Viana vai estar aberto ao público

O quarto navio de expedição oceânica, encomendado pelo empresário Mário Ferreira e construído pelos estaleiros de Viana do Castelo vai estar pronto no final deste mês. Antes de se fazer ao mar, a embarcação vai estar aberta para visitas no dia 8 de outubro, sábado, no Porto de Leixões, em Matosinhos.

O anúncio foi feito pelo empresário português, que explica que decidiu mostrar o World Traveller ao público devido aos inúmeros pedidos de “portugueses que gostariam de conhecer um destes belos navios construídos por mãos portuguesas”.

VILA REAL DE SANTÓNIO E TAVIRA

Comandante João Afonso Martins é o novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima

O Comandante João Afonso Martins tomou posse como novo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e de Tavira, rendendo no cargo o Comandante Rui Vasconcelos de Andrade.

A cerimónia realizou-se nas instalações da Capitania de Vila Real de Santo António e foi presidida pelo Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante Nuno Noronha Bragança.

Record de escalas de navios de cruzeiro superado este domingo

A crescente atractividade que os portos açorianos têm granjeado junto dos principais armadores/operadores de cruzeiros da actualidade, tem-se traduzido, nos últimos anos, em resultados assinaláveis, consolidando a imagem da Região como um destino de eleição, referência nas principais rotas atlânticas da actualidade.

Na última década, esta indústria registou significativos crescimentos, nomeadamente o ultrapassar da barreira das 100 escalas e dos 100 mil passageiros, em 2012, ou em 2017, quando foram registados um novo máximo de escalas, com 152 visitas. No ano seguinte, mais um record, desta feita com164 mil passageiros a visitar os Açores a bordo de navios de cruzeiros.

Escola do Mar dos Açores está certificada

A Escola do Mar dos Açores, inaugurada há dois anos, no Faial, já está certificada como entidade formadora, e pretende ser "um auxiliar" na formação da classe piscatória e suas comunidades, anunciou o presidente do Governo açoriano.

“Finalmente a Escola do Mar está devidamente certificada e pretende ser um auxiliar na formação, na preparação dos nossos pescadores e das nossas comunidades”, disse José Manuel Bolieiro.

Realizou-se a 3.ª Conferência «As Cidades e a Logística»

A 3ª edição da Conferência «As Cidades e a Logística», promovida pela APLOG, decorreu dia 21 no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Organizada sob um formato de painéis de discussão, numa conversa aberta e pragmática, envolveu autarcias, neste caso a Câmara Municipal de Matosinhos e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, organismos públicos, CCDRN e empresas de referência em vários setores deste o retalho, à tecnologia, passando pelos transportes e mobilidade, com objetivo de ajudar na reflexão e desenvolvimento em temas de logística que envolvem todos estes agentes e tem impacto na vivência nas cidades.

Porto de Aveiro continua a crescer

O Porto de Aveiro registou um crescimento de 1,7% no mês de agosto, face ao período homólogo, movimentando 438.294 toneladas. No acumulado do ano verificou-se um aumento de 3,5%, num total de 3.887.251 toneladas.

Os granéis sólidos foram a tipologia de carga que mais cresceu no mês em análise, com um aumento de 12,6%, impulsionados pelos minerais não metálicos.

X Congresso AGEPOR - O Mar é Tudo

Portugal precisa de aumentar competitividade dos portos e do seu hinterland

A AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal reuniu esta sexta-feira a comunidade do sector marítimo-portuário, logístico e dos transportes, durante o seu X Congresso, que teve lugar em Cascais.

Seis anos após a realização do último congresso, o presidente da AGEPOR, João Silva, realçou que o Mundo mudou “muitíssimo”, e que as alterações ocorridas afetaram profundamente todo o setor. No entanto, salientou, a resiliência que caracteriza as gentes do mar não permitiu que existissem quebras na cadeia logística durante o período mais crítico da pandemia e, agora, da guerra: “É verdade que os congestionamentos aconteceram nos principais portos. É verdade que o desajuste entre a oferta e a procura resultaram em fretes mais altos. Mas é também verdade que, tirando algumas exceções, pontuais, que têm muito mais a ver com a produção que com o transporte, a cadeia logística resistiu, reinventando-se praticamente todos os dias e garantindo que as prateleiras dos supermercados por esse mundo fora não ficassem vazias”.

Grupo Sousa investe 28 milhões de euros na aquisição de navio porta-contentores

O Grupo Sousa, através do seu armador GS Lines, acaba de adquirir, e registar no Registo Internacional de Navios da Madeira (RINMAR), mais um navio porta-contentores com capacidade para 1.577 contentores, Tonelagem de Arqueação Bruta de 17.294 toneladas e com um comprimento de 172 metros.

Trata-se do navio Marine Taraba, construído em 2008, navio 'gémeo' do Raquel S, comprado em 2018 pela GS Lines e que, recorde-se, é até hoje o maior navio porta-contentores alguma vez detido por armadores portugueses.

Programa da Gulbenkian e da Oceano Azul para aceleração de empresas da economia azul selecciona 18 startups

“O programa “Blue Bio Value Aceleração”, promovido pela Fundação Oceano Azul e Fundação Calouste Gulbenkian, seleccionou 18 startups provenientes de 12 mercados, segundo anunciado em comunicado.

A quinta edição do programa recebeu 84 candidaturas provenientes de 39 países de 5 continentes, e os “premiados” são 18 startups que têm origem em Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, Croácia, Lituânia, Polónia, Noruega, Canadá, Estados Unidos da América, Hong Kong e Chile.

Plataforma junta mulheres para salvar os oceanos

“Quando Raquel Costa teve a rara oportunidade de descer no submarino amarelo Nautile, do centro de pesquisa francês IFREMER, até cerca de 3.000 metros de profundidade, ao largo dos Açores, não sabia que estaria a mudar a sua vida para sempre.

O que a geóloga marinha viu, nesse ido ano de 1998, foi “indescritível”, nas palavras da própria. Num lugar profundo do planeta Terra, onde a luz não chega e quase tudo ainda está por descobrir e documentar, viu um “peixe grande azul com três patas fininhas, um polvo cor-de-rosa que parecia ter orelhas e que andava a bailar à frente do submarino, um tubarão que parecia estar deitado, corais que não sabia que existiam a três mil metros de profundidade”. “Em termos de geologia, vi e apanhei imensas rochas incrivelmente diferentes daquilo que estávamos à espera."

«Hanseatic Spirit» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros recebeu esta quinta-feira mais uma visita do HANSEATIC SPIRIT em operação ‘turnaround’.
Encontra-se numa viagem de 13 dias de Reiquiavique a Leixões, com cerca de 200 passageiros a bordo que durante a manhã desembarcaram no Terminal de Cruzeiros.
Deste itinerário fizeram parte Heimaey (Islândia), Stornoway, Staffa e Iona (Escócia), Ilha de Man e Liverpool e Tresco (Reino Unido), Dublin (Irlanda), Belle Isle e Ile d’Yeu (França) e ainda Bilbao (Espanha).
 

Santana Lopes com «muitas esperanças» na nova administração do Porto da Figueira da Foz

O Presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, depositou esta quarta-feira "muitas esperanças" na nova administração do porto marítimo, que tomou posse na terça-feira, para resolver os vários problemas pendentes.

A nova administração integra o ex-presidente da autarquia, Carlos Monteiro, que suspendeu o mandato de vereador pelo período de um ano e recebeu um voto de congratulações, proposto por Santana Lopes, que lhe sucedeu nas eleições autárquicas de 2021.

"Considero da maior importância ter na administração do porto uma pessoa nascida e criada na Figueira da Foz, que conhece bem os seus problemas e desafios", sublinhou o presidente da Câmara, na sessão autárquica.

FROTA DA MSC CRUZEIROS OBTÉM A CERTIFICAÇÃO ISO 21070:2017 PARA A PROTECÇÃO AMBIENTAL MARINHA

A MSC Cruzeiros anunciou que toda a sua frota obteve a certificação ISO 21070:2017 para a protecção ambiental marinha. Esta certificação especifica os procedimentos para a gestão de resíduos a bordo, incluindo a recolha, separação, marcação, tratamento e armazenamento.
Também descreve a interface navio-terra e a entrega de resíduos do navio às instalações de receção portuária. Todos os futuros navios construídos para a MSC Cruzeiros receberão esta certificação assim que começarem a navegar.

«Anthem of the Seas», um gigante repetente no Funchal

O "Anthem of the Seas" esteve no Funchal com 3811 passageiros e 1485 tripulantes a bordo. Veio de Santa Cruz de Tenerife e partiu rumo a La Coruña, na sua pelos portos da rota atlântica.
Este gigante de 168 mil toneladas, que é um verdadeiro "Hino dos Mares", regressa à Madeira já no dia 1 de outubro.

Governo paga 2 milhões de euros ao sector das pescas e aquicultura para compensar custos energéticos

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que foi já liquidada a segunda tranche de pagamentos das candidaturas, no montante de 2 milhões de euros (2.069.652,98€) aprovadas até 5 de Setembro, ao abrigo do Regime de compensação dos custos adicionais de energia, dirigido aos operadores do sector das Pescas e da Aquicultura.

Estaleiro-Museu na Murtosa chega aos 2.000 visitantes para ver construir o moliceiro

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, que mostra "ao vivo" a construção do barco moliceiro, atingiu a marca de dois mil visitantes, revelou a Câmara Municipal.

“O Estaleiro-Museu do Monte Branco assume-se com um dos pilares referenciais, no que às medidas de preservação e valorização diz respeito, da candidatura do Barco Moliceiro a Património Mundial da Humanidade, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”, salienta uma nota municipal.
 

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Constituição da Comunidade de Energia Renovável em Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), a aicep Global Parques e o Município de Sines (Setúbal) vão estudar a possibilidade de avançar com a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) com vista à sustentabilidade energética deste território.
O primeiro passo para a sua constituição foi dado a 12 de Setembro, com a assinatura do memorando de entendimento entre estas três entidades para o desenvolvimento de um estudo de suporte à constituição da CER.

O Espaço da CPLS acompanhou a cerimónia e esteve à conversa com o Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, com o Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e com o Director-Executivo da aicep Global Parques, Filipe Costa.

Dádiva de Sangue | APDL

A 29 de Setembro, no Auditório Infante D. Henrique

A dádiva de sangue na APDL é uma iniciativa que já se realiza há vários anos, sempre com resultados dos quais nos devemos orgulhar. Registamos cerca de 200 potenciais dadores, 150 colheitas e 45 novos dadores. De acordo com a nossa Política de Responsabilidade Social voltamos a abrir as portas a todos quanto quiserem ser dadores, pedindo o envolvimento de toda a comunidade numa causa que é de todos e que pode ajudar a salvar vidas.

A próxima dádiva vai decorrer no dia 29 de Setembro, das 09h00 às 12h30, no Auditório Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira.

INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE SETEMBRO

Concurso AMAR A PRAIA – Edição 2022

“AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis”, promovido pelo Programa Bandeira Azul com o apoio da P&G Portugal, pretende destacar as boas práticas dos concessionários e valorizar o trabalho de quem está atento às necessidades das zonas balneares e apresenta as melhores soluções.

De acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas e, como tal, declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.