Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines fecha 2020 a crescer 13% nos contentores

O Porto de Sines encerrou 2020 com um aumento da carga contentorizada de 13% em relação ao ano anterior. Este foi o terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores, com a particularidade de ter sido alcançado num contexto pandémico, em que as projeções mundiais apontam para um decréscimo neste segmento. Na carga contentorizada importa ainda destacar o aumento do volume relacionado com o hinterland que representa já mais de 442 mil TEU, demonstrando a crescente importância de Sines nos fluxos de importação e exportação das empresas.

DOCAPESCA ADJUDICA ILUMINAÇÃO LED NO PORTO DE PESCA DE SAGRES

A Docapesca adjudicou a instalação de iluminação pública LED no âmbito da melhoria da eficiência energética do porto de pesca de Sagres, com o preço base de 34 mil euros, envolvendo a montagem de 56 luminárias que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento.
Os trabalhos preveem a substituição de 42 luminárias tipo globo e de 14 projetores das torres de iluminação de 20 metros, ficando todos os elementos com proteção contra aves.

Apresentada candidatura para o reconhecimento de um Polo de Inovação Digital na área do Mar

A Fórum Oceano, com o envolvimento e a colaboração de uma rede que integra uma diversidade de organizações das diferentes fileiras do Mar, num total de 40 parceiros, entre Centros de IDT, Instituições de Ensino Superior, Empresas e Associações Empresariais, Centros de Interface Tecnológico, CoLABs e entidades da Administração Pública, submeteu uma candidatura para o reconhecimento de um Polo de Inovação Digital na área do Mar, no âmbito do Aviso n.º 01/2020 - Polos de Inovação Digital. Até ao dia 22 de janeiro, e dando seguimento ao processo de candidatura, será submetida uma Memória Descritiva que complementará a proposta já apresentada.

Costa Cruzeiros assinala flutuação do Costa Toscana

Navio a GNL será entregue em Dezembro

A Costa Cruzeiros, da Carnival Corporation & plc, a maior companhia de cruzeiros do mundo, celebrou, no dia 15, a cerimónia de flutuação do novo navio Costa Toscana no estaleiro Meyer, em Turku, Finlândia. O Costa Toscana, como o seu navio irmão Costa Smeralda, é movido a GNL.

Navio de Investigação do IPMA «Mário Ruivo»

A instalação de novos equipamentos no Navio de Investigação do IPMA “Mário Ruivo” é um dos projetos pré-definidos do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants 2014-21.
A aquisição do Navio já tinha sido concretizada no âmbito dos EEA Grants 2009-2014. Para o novo período do programa está prevista a instalação de novos equipamentos científicos que possibilitam sobretudo a monitorização acústica e o mapeamento do fundo do mar.

MADEIRA

Cais de Câmara de Lobos com varadouro ordenado

O Conselho de Administração da APRAM, S.A., aprovou um regulamento para o varadouro do cais de Câmara de Lobos, com o objetivo de disciplinar e ordenar as várias atividades.

Antes da aprovação, a APRAM divulgou o documento junto dos principais interessados, reuniu com várias entidades, nomeadamente a Câmara, a autoridade marítima e a Direção Regional de Pescas e ouviu pescadores e titulares de embarcações de recreio com licença de pesca ativa.

ESTA QUINTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO

WEBINAR COMM- MARINHA MERCANTE 200 ANOS DE HISTÓRIA

O Clube de Oficiais da Marinha Mercante inicia o ano de 2021 recordando a história da Marinha Mercante em Portugal.

Para o efeito, o COMM convidou o historiador Luís Miguel Correia que ao longo da sua vida vem editando e escrevendo livros, fazendo palestras, colaborando regularmente em revistas e nas redes sociais sobre essencialmente a Marinha Mercante Portuguesa, os navios, os armadores mas, também o mundo marítimo a nível mundial.

DOCUMENTÁRIO RTP

Os Barcos e os Homens | Episódio 3

Uma série documental que nos leva numa viagem à volta do mundo à descoberta de homens e mulheres que partilham a sua vida com um barco.

Quer sejam construtores, professores, comerciantes, todos são também marinheiros e revelam como o barco faz parte integrante do seu dia-a-dia. De embarcações improvisadas a grandes navios de transporte, de restaurantes ou escolas flutuantes a barcos de pesca tradicionais, cada episódio interliga dois destinos e combina diferentes tipos de embarcações.

DOCAPESCA REFORÇA INVESTIMENTOS NO PORTO DA NAZARÉ

A Docapesca lançou um concurso para a construção de uma nova câmara de conservação de pescado fresco na lota da Nazaré, com o preço base de 48 mil euros. Este equipamento, que irá permitir a melhoria da cadeia de frio do pescado, tem uma capacidade de armazenagem de 420 caixas de 15 quilogramas e um volume de 79 metros cúbicos.

EM ENTREVISTA À REVISTA CARGO

António Nabo Martins (APAT) analisa desafios presentes e futuros dos Transitários

Entrevista a António Nabo Martins, especialista logístico e ferroviário que actualmente ocupa o cargo de presidente executivo da associação APAT.

Aniversário de navio da Marinha marca 30 anos de avanços tecnológico e operacional

Foi a 18 de janeiro de 1991 que a Bandeira Nacional foi içada, pela primeira vez, a bordo do NRP Vasco da Gama na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

​Nestes trinta anos ao serviço de Portugal, o NRP Vasco da Gama, o primeiro dos três navios da Classe Vasco da Gama, participou em inúmeras missões e operações em todo o mundo, desempenhando variadas tarefas e representando o nosso País em defesa dos interesses nacionais em várias partes do mundo, designadamente nos oceanos Atlântico e Índico, no mar Mediterrâneo, no mar do Norte, no mar Adriático e no mar Báltico, entre outros.

MISTÉRIO NA AUSTRÁLIA

A identidade desta cidade repousa num navio português que pode não existir

A Costa do Naufrágio, em Victoria, Austrália, é um trecho dramático de 128 quilómetros de penhascos recortados e desfiladeiros profundos, formações calcárias e dunas altas. Estima-se que cerca de 700 navios naufragaram ao longo da costa entre meados do século XVIII e início do século XIX, período conhecido como a Idade de Ouro da vela.

PÓVOA DE VARZIM E VILA DO CONDE

Dragagens nos portos de pesca concluídas até final de Janeiro

As dragagens nos portos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde vão estender-se até ao final do mês de janeiro.

As dragagens começaram no início de dezembro de 2020, após procedimento lançado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos no valor de 1 milhão de euros, estando previsto retirar “mais de 220 mil metros cúbicos de inertes dos dois portos e colocados na deriva litoral, de forma a permitir a realimentação de areia nas praias a sul”.

Equipa de combate à poluição da APRAM

A Equipa de Combate à Poluição no Mar da APRAM conta com diversas intervenções bem-sucedidas em casos reais, para além dos exercícios de simulação que algumas vezes acontecem.

Criada nos anos 90 e no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros, n. 25/93 que aprovou o Plano Mar Limpo, a equipa é constituída por todos os operacionais, mestres, motoristas maritimos, marinheiros, entre outros elementos, onde se incluem os coordenadores/chefias de serviços que de alguma forma estão relacionadas com o tema e funções dos vários elementos da equipa.

AÇORES

Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de 10 toneladas para Porto do Topo de S. Jorge

O secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, garantiu, quarta-feira, que o Porto do Topo, em São Jorge, vai dispor de uma grua de dez toneladas e não de seis toneladas, como tinha sido definido pelo anterior executivo regional.

“Já dei instruções para que seja feita a alteração da capacidade da grua, de forma a dar resposta não só às necessidades do porto como também dos profissionais da pesca e dos diversos parceiros do sector”, referiu Manuel São João, após reuniões mantidas com diversas entidades na Ilha de São Jorge, onde se incluíram autarquias, representantes do sector e deputados regionais.

FUNCHAL

Clube de Entusiastas de Navios regressa à actividade

O Clube de Entusiastas de Navios [CEN], fundado em 1993 e sediado no Funchal, Madeira, retomou as suas actividades, com realização de eleições para novos Órgãos Sociais a 13 de Dezembro. Devido à pandemia, as actividades do CEN estiveram suspensas nove meses, desde Março de 2020.

Corveta António Enes termina missão de três meses nos Açores

O NRP António Enes iniciou a viagem de regresso à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, após finalizar mais uma missão na Região Autónoma dos Açores, com uma duração de cerca de três meses. Durante este período, o navio completou 1967 horas de missão e percorreu 5.218 milhas náuticas no mar dos Açores, o equivalente a cerca de 10 mil quilómetros.

Pesca da lampreia na Ria de Aveiro proibida de Maio a Dezembro

A pesca da lampreia na Ria de Aveiro fica proibida entre 01 de maio e 31 de dezembro, de acordo com um despacho da secretária de Estado das Pescas publicado dia 13 em Diário da República.

Leixões: um Porto de Vanguarda e Inovação

O Porto de Leixões tem vindo a assumir, ao longo dos anos, um papel de destaque no sector portuário português, justificado pelas políticas de modernização, investimento e inovação que têm sido implementadas pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Este dinamismo da Administração Portuária espelha a importância que o sector marítimo ocupa no desenvolvimento económico nacional, motivo pelo qual, na última década, tem sido uma das fortes apostas de Portugal, com o objectivo de reforçar as trocas comerciais entre mercado interno e externo por via marítima.

Proibição de desembarque de cruzeiros prolongada até 31 de janeiro

O Governo decidiu manter a proibição para o desembarque de cruzeiros por mais duas semanas, até ao dia 31 de Janeiro. A informação foi publicada esta sexta-feira em despacho no Diário da República.

O despacho prolonga, assim, a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais. As excepções recaem sobre cidadãos portugueses ou titulares de autorização de residência em Portugal.