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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Com vários portos europeus, asiáticos e americanos congestionados, os portugueses continuam a fluir. Porquê?

O Porto de Sines, o maior do país, garante que as operações “têm sido fluídas”, num momento em que existem disrupções em vários portos internacionais.

“A operação dentro do porto não teve problemas como na China e Los Angeles”, conta o Presidente do Porto de Sines, José Luís Cacho. “Felizmente temos conseguido controlar as coisas em termos de pessoal. No caso concreto de Sines, as operações estão fluídas, não houve atrasos devido à pandemia”, garante.

«SPIRIT OF ADVENTURE» e «ARTANIA» no Terminal de Cruzeiros de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu, esta segunda-feira, a visita do SPIRIT OF ADVENTURE. Esta visita a Leixões faz parte de uma viagem de 15 dias de ida e volta desde Southampton com passagens pelo Funchal, Ilhas Canárias, Lisboa, Leixões e Corunha.

Pirataria Marítima a decrescer em 2021 com zero ocorrências nos navios de bandeira portuguesa

O ano de 2021 ficou marcado pelo número mais baixo de incidentes de pirataria e assaltos à mão armada desde a década de 90, de acordo com os relatórios anuais de controlo da Pirataria Marítima a que a DGRM teve acesso.

A Pirataria continua a ser um grande flagelo ao transporte marítimo, mas o panorama global tem vindo a melhorar. De acordo com a Câmara de Comércio Internacional, em 2021 foram registados 132 incidentes contra 195 no ano transato, com 88% das ocorrências a resultarem na entrada dos piratas a bordo, com ameaças de armas de fogo ou armas brancas.

Douro Azul vai ao interior recrutar 100 colaboradores

A empresa Douro Azul vai recrutar 100 colaboradores para a época de cruzeiros 2022, através de iniciativas que vão decorrer durante o mês de janeiro na região do Douro. Com uma frota de 11 navios-hotel, a Douro Azul é a empresa líder de cruzeiros fluviais em Portugal.

A empresa disse, em comunicado, que, para a edição deste ano, decidiu “dar a oportunidade a candidatos que residam em zonas do interior”, pelo que, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vão ser organizados, entre 18 e 20 de janeiro, eventos de recrutamento em Vila Real, Lamego, Guarda, Régua e Viseu. O objetivo é “atrair colaboradores para a operação ao longo do rio Douro”.

NCL apresenta o «Norwegian Viva» com itinerários desde Lisboa

A Norwegian Cruise Line apresentou o Norwegian Viva, o próximo navio na sua novíssima Prima Class.

Proporcionando aos convidados experiências de topo, incluindo espaços mais amplos, design cuidado e deslumbrante e um serviço excecional, o Norwegian Viva vai navegar notáveis itinerários mediterrânicos a partir de junho de 2023, aportando nas principais cidades portuárias do sul da Europa, incluindo Lisboa.

Terminal de Cruzeiros e Titan de Leixões reabrem para visitas guiadas

O Terminal de Cruzeiros e o Titan de Leixões reabriram sexta-feira, dia 14 de janeiro, para retoma das visitas guiadas ao público.
Recordamos que é possível visitar o icónico Titan de Leixões todas as sextas, sábados e domingos, entre as 10h e as 17h, mantendo-se a gratuitidade das visitas até final do mês de janeiro!
Já o Terminal de Cruzeiros encontra-se aberto ao público todos domingos de manhã, entre as 09h30 e as 12h00, com visitas guiadas a iniciarem pelas 10h15, 11h15 e 12h15.

Portugal é o maior consumidor de peixe na União Europeia

Em 2019, a União Europeia foi responsável pela captura de quatro milhões de toneladas de peixe. 70% das capturas aconteceram na zona Nordeste do oceano Atlântico, onde são pescadas, sobretudo, pequenas espécies como o arenque (Clupea harengus). No total, a Espanha representa 20,6% do peixe capturado na União, seguida da Dinamarca (15,3%) e da França (12,9%). Portugal continua a ser o país da União Europeia que mais consome produtos derivados da pesca ou da aquicultura.

Docapesca adjudica intervenção no porto de pesca de Olhão

A Docapesca anuncia a adjudicação para a instalação de uma nova central de bombagem de água salgada no porto de pesca de Olhão no valor de 93 mil euros.
A execução da empreitada contempla a instalação de uma central hidropressora automática equipada com várias bombas centrífugas multicelulares, a montagem de nova tubagem para condução de água salgada e de novos quadros elétricos.

Ministro do Mar visita o navio de investigação Mário Ruivo

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhou a família do biólogo e político Mário Ruivo, falecido em 2017, numa visita ao navio de investigação homónimo. Este navio dedica-se ao estudo de toda a coluna de água e mar profundo.

Pólos de inovação Porto-Matosinhos (I e II) incluídos no Fundo Azul para investimento na economia do Mar.

Oito avisos convite do Fundo Azul para investimento na economia do mar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com dotação de 84 milhões de euros, foram publicados e devem estar concluídos até final de 2025.

“Foram publicados os oito Avisos Convite do Fundo Azul para os polos a serem financiados pelo PRR, com vista à criação do ‘Hub’ Azul de infraestruturas em rede para dinamizar a Economia Azul em Portugal”, refere o Ministério do Mar.

Docapesca investe 471.000 Euros na requalificação parcial da lota de Cascais

A Docapesca lançou um concurso para a requalificação parcial do edifício do edifício da lota de Cascais.
A empreitada representa um valor de 471.000 euros e pretende reabilitar o edifício atual, aproximando-o com o traço arquitetónico original, assim como dotá-lo com novas infraestruturas e equipamentos.

NAZARÉ

Porque é que esta vila portuguesa tem ondas gigantes?

A Nazaré é conhecida mundialmente pelas ondas gigantes que podem chegar aos 30 metros de altura. Todos os anos, na época do inverno, os mais aficionados dirigem-se a esta região do país para observar, e até surfar, as ondas que chegam à Praia do Norte.

Ora, a principal razão para a existência destas ondas está no Canhão da Nazaré, um canhão subaquático – dos maiores do mundo – com uma extensão de mais de 220 quilómetros e de 5 mil metros de profundidade.

Carga movimentada nos portos do Norte equivale a 71% do total galego até novembro

A carga movimentada nos portos do Norte equivaleu, de janeiro a novembro de 2021, a cerca de 71% do volume total movimentado pelos cinco maiores portos da Galiza no mesmo período, de acordo com dados oficiais consultados pela Lusa.

Segundo dados da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e do Porto de Aveiro, o Porto de Leixões e o terminal aveirense movimentaram, em conjunto, 19.154.273 de toneladas de mercadorias nos primeiros 11 meses de 2021.

A 19 DE JANEIRO

Webinar #1 - Tecnologias e Ferramentas de Inovação

Começa o ciclo de webinars do projeto INOVSEA, com o Webinar#1, que irá explorar as oportunidades que a Indústria 4.0 oferece à Economia do Mar e como os seus atores podem dispor delas.

O objetivo é acelerar a transformação digital dos negócios e a mudança nos processos de gestão e operação das várias fileiras do mar, promovendo serviços e iniciativas de valor acrescentado para a capacitação da fileira.

AGEPOR entusiasmada com os desenvolvimentos no sector marítimo-portuário

A AGEPOR entra em 2022 a destacar os “sinais de dinâmica e esperança” que identifica no sector marítimo-portuário nacional.

Em comunicado, a Associação que representa os agentes de navegação de Portugal realça aquilo que considera ser “um conjunto de factos e projectos que, um pouco por todo o País, dão sinais de dinâmica e esperança e encorajam o sector marítimo-portuário”.

SINES

Depois do Ellalink Governo espera mais cabos submarinos em Portugal até 2025

Depois do cabo EllaLink, o Governo português está convicto que vão surgir mais projetos internacionais de cabos submarinos em Portugal, até 2025. Para já, são conhecidos três projetos além do Ellalink.

"Portugal está em condições para ajudar a Europa a tornar-se no centro geoestratégico da economia de dados", afirmou o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, na conferência "Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform", esta terça-feira.

MARTA REBELO

A única mulher a trabalhar num navio de carga nos Açores

Marta Rebelo é a única marinheira a operar em navios de carga inter-ilhas nos Açores. Foi uma aposta dos Transportes Marítimos Graciosenses TMG) para eliminar barreiras no mercado de trabalho e promover a igualdade de género em profissões que durante séculos foram reservadas apenas a homens.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA

Quando os ancestrais dos elefantes viviam junto às margens do Tejo

Não muito longe do campus da Alameda do Técnico foram encontrados “dentes muito grandes” de antepassados de mastodontes, com cerca de 20 milhões de anos, época em que estes ancestrais dos elefantes viviam junto às margens do rio Tejo. Estão atualmente no Museu Décio Thadeu, do Técnico, dirigido por Manuel Francisco, que lhes atribui “um significado particular”: mostram que existiram aqui, no exato local onde milhares de alunos se formam, elefantes durante muitos milhões de anos.

Garland Shipping responsável pelo agenciamento de navio com quatro novas gruas para Alcântara

A Garland Shipping – agência de navegação do Grupo Garland, um dos líderes nacionais no setor de logística, transportes e navegação –, em colaboração com a Sealine, foi a responsável pelo atendimento ao navio Biglift Barentsz, que transportou as quatro novas gruas de cais (Ship-to-Shore Cranes) que passam a estar ao serviço do terminal de contentores de Alcântara, em Lisboa, concessionado à YILPORT Liscont.

Portugal Shipping Week 2022 agendada para a semana de 9 a 13 de Maio

O Portugal Shipping Week 2022 (PSW22) já tem data e local marcados: decorrerá na semana de 9-13 de Maio de 2022 na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Esta é a segunda edição deste evento que é organizado pela EISAP (European International Shipowners Association of Portugal), associação que representa os interesses dos armadores nacionais e internacionais com navios de bandeira portuguesa, nomeadamente os registados no Registo Internacional de Navios da Madeira – MAR e pela Petrospot, líder mundial na criação e organização de eventos chave nos sectores marítimo, energético e de transportes a nível mundial.