Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

2 DIAS 2 PORTOS

APSS e APLOG organizam evento logístico

O Porto de Setúbal foi palco do evento da “2 Dias 2 Portos” numa organização conjunta da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA e da APLOG – Associação Portuguesa de Logística”. A iniciativa que decorreu a 23 de setembro, no auditório da APSS, permitiu que os participantes assistissem a uma sessão de formação e informação sobre o porto e visitassem os terminais portuários.

Porto de Sines recebe evento «Dois dias, dois portos»

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) recebeu participantes do evento “Dois dias, dois portos” organizado no âmbito do programa de atividades da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) e que teve como principal objetivo dar a conhecer as potencialidades do Porto de Sines e da sua Zona Industrial e Logística (ZILS), bem como os investimentos em curso.

Cruzeiro Island Sky faz escala na Figueira da Foz

O cruzeiro “Island Sky”, vindo de Leixões, faz escala no Porto da Figueira da Foz no dia 28 de outubro, seguindo viagem para Lisboa.. Este navio, com 91 metros de comprimento, 15 metros de boca e 4,2 metros de calado, construído em 1991, tem capacidade para 114 passageiros e 86 tripulantes. Nas escalas de navios de cruzeiro na Figueira da Foz, os passageiros, estrangeiros, visitam sítios de interesse turístico da cidade e da região.

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e a Marsa Matruh, ou seja, o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo.

A 28 DE SETEMBRO

SEMINÁRIO| WEBINAR - O Futuro do Transporte de Mercadorias no Contexto da Transição Energética

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP)/Fórum dos Serviços, vão realizar no próximo dia 28 de Setembro (3ª feira) no período da manhã (10h - 13h), por videoconferência, um Seminário sobre o tema "O Futuro dos Transportes de Mercadorias no Contexto da Transição Energética".

Selo «CLEAN AND SAFE 2021» atribuído ao TERMINAL DE CRUZEIROS DO PORTO DE LEIXÕES

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser reconhecido pelo Turismo de Portugal, através da atribuição do Selo “Clean and Safe 2021“, na tipologia de Terminais de Cruzeiros.

O Selo “Clean and Safe” foi criado pelo Turismo de Portugal em 2020, com o objetivo de apoiar diferentes entidades a identificar e a adotar medidas na contenção da pandemia de COVID-19, reforçando a confiança em Portugal enquanto destino turístico. Com o retomar gradual da atividade de navios de cruzeiros desde abril de 2021, foi recentemente criada pelo Turismo de Portugal uma nova tipologia desta certificação, dedicada exclusivamente aos Terminais de Cruzeiros.

Porto de Sines recebe adidos diplomáticos do MNE

Quarta-feira, dia 22 de setembro, cerca de 30 adidos diplomáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) visitaram o Porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) no âmbito da formação destes recém-admitidos à carreira diplomática portuguesa.

Esta visita teve como intuito aprofundar o conhecimento dos membros da delegação sobre esta plataforma portuária, logística e industrial, dotando-os de conhecimento que lhes permite promover Portugal nas suas funções externas.

Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira vai ser inaugurado em Matosinhos

O novo núcleo museológico está vocacionado para a preservação de um legado único, um património material e imaterial da conserveira centenária de Matosinhos e das suas marcas.

Num edifício que mantém a traça arquitetónica e que, em 2020, recebeu a classificação de edifício de Interesse Municipal, a Pinhais lança o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira, que alia a sua fábrica histórica às suas marcas estratégicas Pinhais e Nuri.
 

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO | 25 DE SETEMBRO

Visita: Cândido Teles - a Costa Nova como (quase) nunca a viste

Ver a Costa Nova como (quase) nunca a viste - é este o desafio da próxima visita "Sentidos de Mar", um percurso pedestre pela praia ilhavense, com o pensamento na obra do pintor e escultor Cândido Teles. O passeio leva-nos a cenários tão díspares, desde o palheiro mais antigo da Costa Nova até ao recente Cais Criativo, passando tanto pelas famosas casas de riscas, usadas como habitação de férias, como pela zona de residência de pescadores, mais a sul.

Dia do Porto de Leixões vai ter visitas guiadas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros

No segundo fim-de-semana de Outubro celebra-se o Dia do Porto de Leixões, que este ano vai contar com visitas guiadas ao Terminal de Cruzeiros e ao renascido Titan.

Congresso da APAT dedicado à «Disrupção do Sistema Logístico»

A APAT realiza nos dias 29 e 30 de Outubro o 18.º Congresso Nacional de Transitários, com o tema "Disrupção do Sistema Logístico". Segundo a associação, no momento actual, é fundamental falar acerca da resiliência da cadeia logística e dos impactos da Covid, nomeadamente na subida generalizada dos preços nos vários modos de transporte, na escassez de contentores, na concorrência entre os players e na sustentabilidade ambiental, bem como na sustentabilidade da actividade.

Governo da Madeira sensibiliza pescadores para problemática dos plásticos no mar

O secretário Regional de Mar e Pescas da Madeira presidiu à sessão de formação/sensibilização aos pescadores para a problemática dos plásticos no futuro das pescas da Região. A acção decorreu nas instalações da Lota do Funchal, na zona do leilão do pescado, contando também com a presença do dos directores regionais do Mar e das Pescas.

ÍLHAVO | A 25 DE SETEMBRO

Ílhavo, caminhos da devoção ao Senhor Jesus dos Navegantes

No mês em que tradicionalmente se realiza, em Ílhavo, a festa do Sr. Jesus dos Navegantes, o Museu propõe uma visita que percorre os caminhos da procissão, com o acompanhamento de Hugo Calão, curador do recém-inaugurado Centro de Religiosidade Marítima. A visita começa, precisamente, neste novo espaço museulógico, onde os participantes podem ver, por exemplo, a miniatura do lugre bacalhoeiro "Navegante", que habitualmente segue no andor do Sr. Jesus dos Navegantes.

MSC VIRTUOSA COM 6 ESCALAS NO PORTO DA CAPITAL

Lisboa recebe um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados

O MSC Virtuosa, um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados, esteve dia 18 em Lisboa, um dos destinos de uma viagem de 9 noites com escalas em Barcelona, Marselha, Génova Málaga e Casablanca.

É a primeira vez que a MSC Cruises coloca em Lisboa um navio da classe Meraviglia a realizar escalas de interporting, oferecendo a possibilidade de embarque e/ou desembarque de passageiros em Lisboa. O navio tem programadas mais 5 escalas até novembro, reforçando Lisboa como um porto de turnaround (27 de Setembro e 6 de Outubro são as próximas duas escalas).
 

DGRM inicia execução do contrato plurianual de dragagens dos portos do norte com valor total de 4,1 milhões de euros

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) arranca esta semana os trabalhos da empreitada de dragagens nos portos do norte, após visto do Tribunal de Contas e consignação dos trabalhos do contrato.

Os primeiros trabalhos dizem respeito à realização dos levantamentos de atualização dos dados de batimetria em Póvoa de Varzim, depois Vila do Conde e, finalmente, em Esposende, no sentido de se conhecer o exato ponto de situação dos sedimentos nestes portos.

Ministro do Mar destaca importância da limpeza costeira para a sustentabilidade dos oceanos

“O lixo marinho, em grande medida constituído por resíduos de plástico, é um dos maiores problemas ambientais da actualidade, produzindo efeitos negativos nos ecossistemas marinhos e directamente na economia das regiões costeiras. Produzir menos lixo, recolhê-lo e reciclá-lo deve fazer parte das prioridades quotidianas dos cidadãos em todo o Mundo”, alertou o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que participou numa acção de limpeza costeira, em Cascais, no Dia Internacional da Limpeza Costeira, que este ano se assinalou a 18 de Setembro.

A 26 DE NOVEMBRO

Webinar Internacional de Abertura - Comemorando os 100 Anos das Regras de Haia

A propósito da Convenção de Bruxelas de 1924 relativa à unificação de certas regras em matéria de conhecimentos de carga.

No dia 26 de novembro de 2021 iniciam-se as Comemorações dos 100 Anos das Regras de Haia. Embora a Convenção de Bruxelas que as contém seja de 1924, o seu texto muito deve às Regras que, em 1921, foram adotadas na Conference of the International Law Association que decorreu em 1921 na Haia. Por isso, 2021 é já um ano de festa!

Bauhaus do Mar chega a Veneza para pôr a Europa a bordo de uma ideia

Depois de lançar a ideia em Portugal, o Bauhaus do Mar estende-se a Itália para entrar em velocidade de cruzeiro. No início de 2021, a Comissão Europeia lançou o Novo Bauhaus Europeu, um movimento para aliar a transição climática à cultural. Logo surgiu em Portugal um grupo de trabalho que quer adaptar essa ideia ao mar, tomando as artes como ponto de partida. Este projecto teve o seu primeiro momento numa conferência no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa, em Maio. Veneza subiu a bordo e segunda-feira começou uma conferência que é organizada pela universidade e pelo município da cidade italiana e que conta com académicos e responsáveis políticos locais, portugueses e europeus.

UNIÃO EUROPEIA QUER APOSTAR NA «PONTE GLOBAL»

Von der Leyen dá como exemplo o cabo submarino que liga o Porto de Sines ao Brasil

A Presidente do executivo comunitário afirmou que a União Europeia (UE) deve "aprofundar as relações comerciais, reforçar as cadeias de abastecimento globais e desenvolver novos projectos de investimento em tecnologias verdes e digitais", sendo esse o propósito da Ponte Global.

Von der Leyen indicou assim que a Ponte Global irá "criar ligações e não dependências", dando o exemplo do cabo submarino de transmissão de dados Ella Link, que liga o Porto de Sines ao Brasil, e que foi inaugurado em Junho deste ano pela presidência portuguesa do Conselho da UE.

Portugal já utilizou 80% das quotas de pesca da sarda e tamboril

Portugal já utilizou 80% das quotas de pesca de sarda e do tamboril, podendo estas capturas vir a ser encerradas, indica a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

“Informa-se que, considerando os dados de capturas efetuadas pela frota portuguesa de sarda (‘Scomber scombrus’) nas zonas 8c,9,10 e CECAF 34.1.1., com o código MAC/8C3411, a utilização da quota atingiu os 80%”, indicou, em comunicado, a DGRM, notando que poderá ser necessário proceder ao encerramento desta pesca.