Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ANA CUNHA:

Investimento no Porto de Ponta Delgada vai aumentar a sua operacionalidade

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas dos Açores garante que o investimento em curso no Porto de Ponta Delgada terá consequências diretas na capacidade operacional deste porto.

Ana Cunha visitou a obra de reperfilamento do cais -10m (ZH), onde se inclui a repavimentação do terrapleno portuário, a beneficiação das redes técnicas e a dragagem da bacia portuária, no Porto de Ponta Delgada, tendo constatado que os trabalhos estão a decorrer a bom ritmo, nomeadamente no que diz respeito à dragagem da bacia portuária, que foi alvo de visita pormenorizada.

DE 21 A 23 DE AGOSTO

Dunas de São Jacinto voltam a servir de cenário para festival

Ainda não está fechado o cartaz, no entanto, as datas já foram confirmadas para o Festival Dunas de São Jacinto deste ano, que vai decorrer de 21 a 23 de Agosto. Segundo o município de Aveiro, dadas as circunstâncias extraordinárias da pandemia da COV1D-19, o festival vai decorrer num formato adaptado. À semelhança de anos anteriores, este é um evento que não se esgota na vertente musical, tendo vindo a surpreender de ano para ano pelo extenso programa Recorde-se que São Jacinto é uma península com o centro urbano na margem direita do canal da Ria, a praia marítima do lado oposto que acompanha a Reserva Natural das Dunas.

Leixões investe 13,5 milhões de euros em rebocadores de 70 toneladas de força de tracção

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) acaba de lançar o procedimento de um concurso internacional para a aquisição de dois rebocadores de 70 toneladas de força de tracção. O investimento de 13,5 milhões de euros vai dotar o Porto de Leixões de equipamentos inovadores, permitindo que a infraestrutura portuária possa servir navios de maior dimensão.

JANELA ÚNICA LOGÍSTICA

Um projecto inovador rumo à liderança dos processos de digitalização

Artigo de opinião de Cláudio Pinto, Gestor de Projecto JUL e Gestor dos Sistemas e Tecnologias de Informação no Porto de Sines, texto publicado no "Observador".

Docapesca reforça segurança dos portos de pesca de Quarteira e Olhão

A Docapesca lançou dois concursos públicos que visam o reforço das condições de segurança dos portos de pesca de Quarteira e de Olhão, com preços base que totalizam 58 mil euros.

O concurso para o porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 31 mil euros, prevê o fornecimento e montagem no molhe interior de oito colunas com luminárias LED e a expansão do atual sistema de videovigilância (CCTV) com a instalação de mais seis câmaras (3 fixas e 3 móveis).

PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA | PORTO DE AVEIRO

Entrevista a André Baroet, da Resgatílhavo

Barra e Costa Nova viram hasteadas as bandeiras símbolo de qualidade balnear. Está aí a nova época balnear, em pleno. Foi o dia em que a autarquia formalizou o protocolo com a Administração do Porto de Aveiro e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO” para Vigilância e Segurança Balnear de 2020 nas Praias da Barra, da Costa Nova e do Jardim Oudinot.

Arrancou a expansão do Terminal XXI

A PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores do Porto de Sines (Terminal XXI), lançou o concurso para a expansão desta infraestrutura portuária. A fase da ampliação compreende a construção de mais 204 metros de cais por forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento de 16,5 milhões de euros. Esta é a primeira fase de expansão após processo de renegociação da concessão do Terminal XXI que, na sua configuração final, apresentará um cais com 1.750 metros a serem construídos de forma faseada.

O Terminal XXI está inserido nas principais rotas marítimas internacionais nas quais estão alocados os maiores navios de contentores do mundo em operação, sendo que este investimento vem reforçar a capacidade do terminal em receber vários navios megacarriers em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional.

VIANA DO CASTELO

Criação de centro de energia das ondas em consulta pública

A Administração do Porto de Viana do Castelo iniciou a discussão pública da utilização privativa da infraestrutura para a instalação de um centro de produção de energia das ondas, de acordo com edital publicado em Diário da República.

Em causa está um investimento de 16 milhões de euros da tecnológica CorPower Ocean na criação de um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) naquele porto de mar, para desenvolver conversores de energia das ondas.

A 8 DE AGOSTO | INICIATIVA DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Lançamento online de «O Homem Tranquilo», por Alexandre Sampaio

Projecto fotográfico de Alexandre Sampaio, “O Homem Tranquilo” dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, no acervo da representação da Costa Nova do Prado integrante na doação de João Teles ao Museu Marítimo de Ílhavo, em 2020. “O Homem Tranquilo”, designação pela qual o artista foi conhecido, é também um apontador para a sua identidade e relação da obra com este território onde inicia o percurso artístico, hoje tão iconográfico, autorrepresentado e morfologicamente distinto.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

Porto da Figueira da Foz cresce 11,2% na movimentação de mercadorias

No primeiro semestre de 2020, o Porto da Figueira da Foz registou um incremento, face ao período homólogo, de 11,2 % na movimentação total de mercadorias e de 5 % no número de navios que escalaram o porto.

Relativamente à movimentação das principais tipologias de carga, verificou-se um aumento de 25,8 % na carga geral, impulsionado pelo crescimento da pasta química de papel (+33%) e dos produtos florestais (+31%), e de 5,6 % nos granéis sólidos incrementado pelo vidro (+ 31%).

A PARTIR DE 8 DE AGOSTO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

«Transparências da Ria e do Mar», por Cândido Teles

A exposição “Transparências da Ria e do Mar", de Cândido Teles, resulta da doação, pela família, de 121 obras do primeiro período pictórico do artista ilhavense. Um conjunto de obras que revelam a beleza de todo e qualquer recanto da Ria de Aveiro: moliceiros, marinhas, a praia da Costa Nova e os barcos da arte xávega surgem esplendorosos nas suas obras, onde os retrata com suavidade, fazendo sobressair da paleta cromática os tons de azul em contraste com tonalidades mais quentes, quase aguareladas, como se de transparências se tratassem.

Praia Arenosa - Estuário do Sado

Os estuários são zonas de grande beleza natural, onde os rios se encontram com a água do mar. Fortemente condicionados pelas marés, são considerados como transição entre os habitats de água doce e os marinhos.

Os estuários funcionam como uma espécie de maternidade, ou seja, local de crescimento de juvenis de muitas espécies de peixes, como os robalos e douradas, que aí encontram as condições ideais de desenvolvimento no que respeita à alimentação e proteção.

COM VÍDEO

Costa Favolosa pode ser o primeiro navio de cruzeiro a regressar à Madeira na retoma

A manter-se a atual programação, o paquete da empresa italiana Costa Crocerie, do Grupo americano Carnival, deverá fazer escala no Funchal, a 26 de setembro.

Prolongamento do quebra-mar é «fundamental» para a «competitividade» do Porto de Leixões

Segundo a agência Lusa, fonte oficial do Ministério das Infra-estruturas e da Habitação frisou que o projecto referente ao prolongamento do quebra-mar do Porto de Leixões é «fundamental» para o fomento da competitividade da infra-estrutura portuária.

«Esta obra é fundamental para garantir a competitividade do porto de Leixões, melhorar as condições de segurança e a navegabilidade no acesso ao porto de Leixões e na zona de manobra dos navios», declarou fonte oficial da tutela à Lusa, na sequência da revelação da adjudicação da obra para o último trimestre do presente ano. A obra é defendida pela comunidade portuária de Leixões e tida como o garante do contínuo progresso do porto.

Porto de Sines resiste às quebras mundiais na carga contentorizada

O Porto de Sines resistiu à tendência de quebras acentuadas na movimentação de contentores a nível global, registando uma diminuição acumulada de 2% nos primeiros seis meses deste ano. Se o primeiro trimestre foi até bastante positivo, o segundo foi afetado pelo impacto da pandemia na economia mundial. Recorde-se que o Terminal XXI do Porto de Sines está inserido nas cadeias logísticas globais, absorvendo parte das oscilações deste mercado a nível internacional.

As perspetivas para o segundo semestre passam pela manutenção dos volumes do ano anterior no segmento da carga geral, nomeadamente no que respeita à carga contentorizada, e da contínua redução de movimentação de combustíveis fósseis, contribuindo para um planeta mais sustentável.

9.ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DECORRE ATÉ 15 DE SETEMBRO

APDL tem prémios para atribuir aos melhores talentos fotográficos

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) encontra-se a promover a 9.ª edição do concurso de fotografia anual “Sentir... Mais do que um porto!”. Todos os interessados poderão submeter as suas fotografias até às 17h30 do dia 15 de setembro.

O concurso desafia todos os entusiastas da fotografia, profissionais ou amadores, a captarem uma imagem que se enquadre nos seguintes temas: atividade portuária, paisagem (natural, rural ou urbana) ou tema livre.

Bandeira Azul | Época Balnear 2020

Durante a época balnear , sobretudo neste ano particular, registam-se ocorrências nas praias e pode haver necessidade de hastear as Bandeiras Azuis mais tarde ou mesmo de as arriar temporariamente, devido a incumprimentos. Para que os banhistas estejam informados, o balanço é feito diariamente e as ocorrências atualizadas e disponibilizadas na site Bandeira Azul.

Galp, EDP, Martifer, REN e Vestas avaliam criação de cluster industrial de hidrogénio verde em Sines

A EDP, a Galp, a Martifer, a REN, a Vestas e diversos parceiros Europeus propõem-se avaliar a viabilidade do projecto H2 Sines, que visa implementar um cluster industrial de produção de hidrogénio verde com base em Sines. O projecto compreende «uma importante dimensão internacional, tanto pela sua vocação exportadora, como pela mobilização de parceiros com vasta experiência na cadeia de valor do hidrogénio».

O projecto pretende alavancar as vantagens competitivas dos recursos naturais endógenos renováveis, contribuindo para a reindustrialização das economias portuguesa e europeia numa base mais sustentável, bem como para o equilíbrio da balança comercial.

Cruzeiros tiveram primeiro semestre «melhor que a desgraça prevista», diz Mário Ferreira

A Mystic Invest, holding que detém a Douro Azul, teve um primeiro semestre “melhor que a desgraça prevista”, esperando agora faturar 90 milhões de euros este ano, mas um terço do orçamentado antes da pandemia, afirma Mário Ferreira.

O empresário explica que na holding que gere o turismo de cruzeiros estavam preparados para duas situações: o cenário zero, que representaria faturação zero até ao final do ano, e o cenário 15 de julho, nas quais existiam várias variáveis, entre as quais, retomar a atividade nesta altura, mas com taxas de ocupações inferiores.

8 E 9 DE AGOSTO

83.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo

No 83.º aniversário, o Museu Marítimo de Ílhavo celebra a obra de Cândido Teles, quase um preâmbulo do centenário do artista, em 2021. Nesse âmbito, a 8 de agosto, abre a exposição “Transparências da Ria e do Mar", que resulta da doação, pela família, de 121 obras do primeiro período pictórico do artista ilhavense. Nas redes sociais, o MMI lança “O Homem Tranquilo”, um projeto fotográfico de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, nas representações que este faz da Costa Nova.