Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Investimento de 150.000 euros para dragagem de manutenção no porto de Vila do Conde

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu esta segunda-feira à adjudicação da obra para a dragagem de manutenção no Porto de Vila do Conde. A DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos é a Entidade adjudicante e fiscalizadora desta obra, que envolve um investimento de 150.000 euros.

A empreitada contempla a dragagem de 25.000 m3, de sedimentos de constituição predominantemente arenosa, estabelecendo-se uma cota de dragagem de -2.5m ZH na zona da barra e canal do porto, e o seu transporte e imersão no meio marinho.

Porto de Lisboa recebe delegação oficial da Província de Guangxi, China

O Porto de Lisboa recebeu a visita de uma delegação oficial do governo da província de Guangxi, liderada pelo Vice-Presidente da Assembleia Popular, que se deslocou a Portugal a convite do Secretário de Estado da Economia, tendo sido acompanhada por representantes da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Chinesa.

RENDAS DAS CONCESSÕES

Yilport Leixões liderou no 1º trimestre, pagando 5 milhões à APDL

De acordo com os dados disponibilizados pela UTAP (Unidade Técnica de Apoio a Projectos), as concessões portuárias renderam às administrações portuárias 18,1 milhões de euros durante os primeiros três meses de 2019: trata-se do maior valor de sempre neste período temporal. Quem mais pagou foi a Yilport Leixões, contribuindo com 5 milhões de euros.

Revista APS N.º 78 | Setembro 2019

Já se encontra disponível a Revista da Administração do Porto de Sines, n.º 78, de Setembro de 2019.
Uma edição da APS.

Rangel enfatiza a «extrema importância» dos portos secos no «fomento das exportações»

A Rangel Logistics Solutions abordou, através de uma missiva publicada no seu site oficial, a entrada em vigor (desde Julho) da definição do conceito de porto seco e dos moldes que enquadram a sua implementação em território português; para a companhia, a decisão, reivindicada há muito, «poderá revelar-se de extrema importância para a economia nacional e para o fomento das exportações».

VEJA O VÍDEO

Nossa Senhora dos Navegantes 2019 | A ver a banda tocar

A Filarmónica Gafanhense acompanhando o percurso terrestre da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, a 15 de Setembro de 2019.

Foram milhares os que, uma vez mais, se congregaram para assistir à procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e a Paróquia da Gafanha da Nazaré.

MADEIRA

Odília desviou os filhos, mas o genro virou-se para o mar

Na Madeira, a pesca está a perder gente há mais de meio século. A tendência só foi contrariada quando regressaram milhares de pessoas das antigas colónias e na última crise económica.

Uma prancha de beatas (e um filme) para surfar a onda da conservação ambiental

Taylor e Ben já construíram cinco pranchas com milhares de beatas apanhadas nas praias. Em cima delas, andam a entrevistar vários surfistas para um filme que deverão apresentar em 2020.

VEJA O VÍDEO

Quase 3 mil pessoas participaram na 6.ª corrida do Porto de Leixões

A 6.ª edição da Corrida do Porto de Leixões, emblemática prova efectuada no interior da área portuária decorreu este domingo, 15 de Setembro, com o tiro de partida a ser dado às 10h00, no Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos.
A prova congregou perto de três mil atletas.

ÁLBUM COM 50 FOTOS NO FLICKR

Nossa Senhora dos Navegantes 2019 #1

Foram milhares os que, uma vez mais, se congregaram para assistir à procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e a Paróquia da Gafanha da Nazaré.
A procissão teve início pelas duas da tarde; acompanhada pela Filarmónica Gafanhense, cumpriu o percurso entre a Igreja da Cale da Vila e o Porto Bacalhoeiro. Daqui partiu o desfile pela Ria, passando por São Jacinto.
Neste primeiro álbum respigamos 50 apontamentos fotográficos registando vários momentos deste dia de festa e devoção.
 

VEJA O VÍDEO | INCLUI ETAPA NOCTURNA

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz promovem curso de Sobrevivência e Resgate no Mar #2

Cientes da importância da protecção dos trabalhadores, a APA, S.A. e a APFF, S.A. encontram-se a desenvolver, desde o início de Setembro, o curso de Sobrevivência e Resgate no Mar, direccionado aos Pilotos da Barra e Tripulantes de Lanchas (Mestres, Motoristas e Marinheiros), envolvendo um total de 25 profissionais de ambos os Departamentos de Pilotagem.

Divulgamos o segundo vídeo deste curso, que inclui formação nocturna.

ESPO ALERTA:

Revisão da RTE-T deverá reconhecer «os novos papéis dos portos»

A associação ESPO (European Sea Ports Organisation), representante dos portos europeus, emitiu uma declaração na qual se posiciona no contexto do processo de revisão da Regulação 1315/2013 da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), que a Comissão Europeia iniciou (com uma consulta pública) antes do Verão.

São Pedro da Afurada a sair da casca

É pitoresca. É conotada com a sua imagem. Com as redes e o peixe, com os pescadores e as varinas. Com as casinhas de bonecas e os fogareiros à porta. Mas a Afurada, um filão para o turismo, está a romper a casca com o bico.

Porto da Figueira da Foz Parceiro da Escola Azul

O Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) integra, a partir do corrente mês, a Rede de Parceiros da Escola Azul, dando assim um passo importante na concretização de um dos objectivos do Ministério do Mar, atinente à difusão da Literacia do Mar junto das camadas mais jovens.

A “Oferta Escola Azul” proporcionada pelo Porto da Figueira da Foz é bastante variada, com seis programas dirigidos a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, também do Secundário.

Aumenta quantidade e valor do peixe nas lotas algarvias

A quantidade peixe transacionada nas lotas algarvias aumentou mais de 12% nos primeiros seis meses deste ano, segundo dados da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). O preço médio do pescado também registou uma subida, em relação a igual período do ano passado.

"Este ano está a ser muito bom, quer na quantidade quer no valor, depois de alguns anos passados terem sido de miséria", salienta ao CM Miguel Cardoso, presidente da Olhãopesca - Organização de Produtores de Pesca do Algarve.

Conta-me como foi o Verão português | em 28 fotos do baú das memórias

Um mergulho na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian mostra-nos como era o Verão português nas primeiras décadas do século XX.

Praias repletas de barracas, sorrisos dentro de água, roupa, muita roupa, mais roupa do que os nossos olhos e corpos de hoje aceitam quando se põem numa praia. Era assim o Verão português nas primeiras décadas do século XX, é assim que ele se mostra nas colecções da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Um mergulho neste arquivo, que inclui fotografias do Estúdio Mário Novais, revela como era o Verão nesses tempos, sobretudo na zona do Estoril e nas praias vizinhas de Lisboa, mas também noutras paragens, como Peniche e Alvor.

Costa da Caparica. A praia dos «tios» que já foi a praia dos «tesos»

Portugal vivia o tempo do escudo e apanhar um barco em Lisboa para a Trafaria significava uma forma acessível de ir às praias da Costa. Este era o destino escolhido por muitos jovens, estudantes, também famílias, algumas das quais moravam próximo e outras acampavam nos terrenos em redor, agora ocupados pelo parque de estacionamento.

Missão da Câmara de Comércio Chinesa ficou a conhecer «dinamismo» do Porto de Leixões

A AICEP e a China Chamber of Commerce for Import and Export of Machinery and Electronic Products (CCCME) aliaram esforços no sentido de promover uma missão de empresas chinesas a Portugal, nos dias 5 e 6 deste mês de Setembro, revelou a APDL.

Polícia Marítima celebra 100 anos

A Polícia Marítima celebrou esta sexta-feira, 13 de setembro, 100 anos de existência. A criação da Polícia Marítima foi assinalada pela Lei nº 876, de 13 de setembro, que institucionalizou, no início do Séc. XX, este órgão de polícia criminal.

A Nazaré entre cruzes, tamancas e fatos de neoprene

O mais célebre destino de peregrinação mariana antes de Fátima, a pitoresca vila de pescadores glorificada pelo Estado Novo, nova meca das ondas grandes e rendez vous das estrelas do surf mundial. A Nazaré oferece hoje uma conjugação única, colorida e sugestiva desses clichés que ajudam a definir um país inteiro.