Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Dragagens no Sado já arrancaram

As dragagens no Rio Sado começaram quinta-feira e vão continuar 24 sobre 24 horas. As areias estão numa primeira fase a ser colocadas junto ao terminal "Roll on-Roll off" da Autoeuropa, no cais do Porto de Setúbal.

A decisão de arranque das dragagens seguiu-se à recepção da sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada que indeferiu o pedido de decretamento provisório das medidas cautelares requeridas, determinando o levantamento da medida cautelar oficiosamente decretada.
 

ESTE DOMINGO

«Mein Schiff 4» e «Viking Sky» no Porto de Lisboa

No dia 15 encontram-se em porto o Mein Schiff 4 e o Viking Sky.
O Mein Schiff 4 encontra-se a realizar um cruzeiro de 10 noites que tem Palma de Maiorca como homeport e Cádis, Lisboa, Gibraltar, Málaga, Valência, e Barcelona como portos de escala.
O Viking Sky termina em Lisboa um cruzeiro de 12 noites com início em Civitavecchia e escalas em Livorno, Mónaco, Marselha, Sete, Barcelona, Valencia, Cartagena, Málaga e Cádis. No dia seguinte inicia uma viagem transatlântica de 11 noites com destino final a Miami e escalas em Ponta Delgada e St George.

X-Press Feeder integra os portos de Riga e de Antuérpia na sua rota do norte da Europa

A X-Press Feeder Services vai passar a escalar os portos de Riga, na Letónia, e de Antuérpia, na Bélgica. Com a introdução destes portos na rota do norte da Europa, e com o objetivo de manter duas escalas por semana, foi necessário aumentar para três o número de navios adstritos ao serviço IBX. Enquanto representante do armador em Portugal, caberá à Garland Navegação o agenciamento dos porta-contentores, com uma capacidade efetiva média de 560 teus, no Porto de Leixões.

ANTÓNIO NABO MARTINS:

O transitário irá sempre fazer falta

A LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE (L&TH) conversou com António Nabo Martins, presidente executivo da APAT Associação dos Transitários de Portugal que fez um balanço da atividade do setor, os desafios que atravessa e explicou de que forma a Associação está a tentar contrariar as dificuldades de recrutamento.

TARROS ASSINALA MARCO:

«Transportámos milhares de TEU de e para Portugal, contribuindo para o crescimento do país»

A recta final do ano fica marcada pela celebração de uma década de actuação da Tarros em Portugal: decorria o mês de Novembro do ano 2009 quando o navio inaugural M/V ‘Vento di Maestrale’ entrou no Porto de Setúbal. Dez anos volvidos, a companhia assinalou a data, comemorando com os seus clientes os primeiros 10 anos de actividade da linha que continua a ligar directamente Portugal ao Mediterrâneo.

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

40 anos da Federação Portuguesa de Canoagem

O Centro de Congressos de Aveiro recebeu uma Conferência com "debate de ideias" integrado nas comemorações dos 40 anos da Federação Portuguesa de Canoagem.
Destaque desta edição do programa "Porto de Encontro".

A arte que não é futuro para ninguém - senão para os que ainda a fazem em Espinho

Arte Xávega, chamou-lhe um decreto, essa arte de pescar o peixe indo os homens da praia para o mar, galgando as ondas para deixar as redes. Esta é a história de um pescador que pesca, de um peixe que foi pescado, de uma peixeira que vende e de um patrão que faz contas.

FOTOGALERIA

Um teste ao socorro em pleno Douro

Havia meios de socorro da cidade do Porto e de Gaia. No rio, os meios adstritos à Capitania do Douro e Leixões e da própria Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) foram activados para acorrer a um simulacro de colisão entre um navio de cruzeiros fluviais e um barco rabelo, duas embarcações de dimensões muito diferentes “envolvidas” num acidente a provocar um princípio de incêndio, alguns feridos, dois deles graves e, claro, algum pânico entre os passageiros, a pedir uma intervenção pronta.

PORTO DO FUNCHAL

Operação «turnaround» foi reprogramada

O primeiro turnaround com o “Mein Schiff Herz” estava previsto para os dias 4, 5 e 6 de dezembro, mas foi cancelado devido às condições atmosféricas adversas.

O turnaround médio total, de 1000 a 1500 passageiros, programado com a TUI, será o primeiro do género da APRAM.

A Presidente dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, considera este evento “estratégico para a Madeira”, pois permite que o passageiro possa ficar mais tempo na cidade do embarque e/ou desembarque, o que traz mais-valias à Região.

RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Aveiro, um território de Ria

No início desta edição do espaço da CPA destacamos a empreitada de dragagem em curso em vários pontos da da Ria de Aveiro que está a permitir um ‘raio x’, a partir da cultura imaterial, da vivência das populações, desde a pré-história até aos dias de hoje”.
Tiago Fraga, arqueólogo responsável pela empresa contratada pela Polis Litoral Ria de Aveiro para acompanhar as obras, sublinhou a importância do “trabalho preventivo” em curso até maio próximo.

Terminais de contentores enfrentam riscos que «estão para lá do controlo dos operadores»

Os operadores de terminais de contentores enfrentam actualmente riscos mais elevados do que em qualquer momento da história do sector, de acordo com um novo relatório. O documento, intitulado ‘Terminais de Contentores: Os caminhos para a Rentabilidade’ sugere que o investimento futuro de operadores e investidores precisará de ser considerado com mais cuidado do que nunca.

Porto do Funchal atingiu quase meio milhão de passageiros em 11 meses

O Porto do Funchal recebeu 496.231 passageiros, entre Janeiro e Novembro, nas 244 escalas dos navios de cruzeiro que visitaram a região, destacando-se o mês de Novembro como o melhor dos últimos cinco anos.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, registaram-se crescimentos que ultrapassaram os 10% no movimento de passageiros e 3% no número de escalas.

Yilport Leixões voltou a superar a marca dos 3300 TEU num só dia

Em apenas um dia, a Yilport Leixões voltou a superar os 3300 TEU no âmbito da movimentação de carga contentorizada. Este novo registo foi alcançado no último dia de Novembro, «que acabou por ser o melhor dia da semana 48», adianta a concessionária que opera no Porto de Leixões.

Alterações climáticas nos novos desafios da barra do Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro vai iniciar em maio de 2020 os trabalhos de reposição na orla costeira dos inertes retirados da embocadura Barra em sucessivas ações de desassoreamento de modo a devolver o equilíbrio ambiental naquela zona exposta a fortes efeitos da erosão.

A garantia foi reafirmada pela Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, Fátima Alves, durante a II Conferência do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro, que decorreu no fim-de-semana no auditório da FNAC, em Aveiro.

Sines e o potencial para ser «o grande conector da Europa» na Rota da Seda do Século XXI

A visão de um corredor que agregue e coloque em comunicação o eixo Madrid-fronteira portuguesa é a grande proposta do movimento independente e privado que promove o Corredor Sudoeste Ibérico – o projecto defende a promoção de um dinamismo transfronteiriço, a edificação de uma rede capaz de combater o isolamento das regiões do Alentejo e da Extremadura. O objectivo é o de implantar uma rede capaz de dar corpo ao fluxo de mercadorias, passageiros e até mesmo informação. Na visão global do projecto, Sines surge como elo fundamental na ligação da Europa ao mundo.

Porto de Sines realiza exercício pioneiro com Gás Natural

O dia 6 de dezembro marcou a realização do primeiro treino prático com fogo real de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto de Sines, que envolveu a REN Atlântico, concessionária do terminal especializado onde é movimentada o produto em questão, e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Durante o treino foram inflamados cerca de 3 metros cúbicos de gás natural liquefeito, em obstáculo do tipo “pool fire”, correspondentes a cerca de 1800 metros cúbicos de gás natural na sua forma gasosa, o que permitiu treinar técnicas de contenção e dispersão de pluma, controlo de vaporização e extinção de incêndio.
 

PORTO DE ENCONTRO | PROGRAMA DA RÁDIO TERRA NOVA

Seminário Nacional «Jovens Repórteres para o Ambiente»

O Município de Ílhavo acolheu o Seminário Nacional 'Jovens Repórteres para o Ambiente', no Museu Marítimo de Ílhavo. O Seminário reuniu 180 participantes, entre alunos e professores-coordenadores, permitindo a partilha de experiências e objetivos comuns, o debate de estratégias e metodologias inerentes ao Projeto, e o desenvolvimento de trabalhos de investigação, jornalismo, fotografia e multimédia na área ambiental e marítima.

Lisboa e Almada vão ser ligadas por táxi fluvial

No decorrer da apresentação das obras de requalificação da frente ribeirinha de Lisboa na zona do Terreiro do Paço, foi anunciado que haverá uma ligação de táxi fluvial entre Lisboa e Porto Brandão, no concelho de Almada.

O Novo Cais de Lisboa vai permitir construir um jardim frente à Estação Sul-Sueste e à saída do Metro do Terreiro do Paço e limpar o rio Tejo junto ao Cais das Colunas. O investimento neste projeto será de 27 milhões de euros, dos quais 16 milhões têm origem no fundo de desenvolvimento turístico e o restante valor – 11 milhões de euros – serão viabilizados pela Associação de Turismo de Lisboa.

MOTORISTAS

APP integrou Grupo de Trabalho responsável pelo Acordo-Quadro

O acordo-quadro resultante do grupo de trabalho criado para avaliar o funcionamento das cargas e descargas, foi assinado sexta-feira entre Governo, patrões e sindicatos.
O documento reuniu o consenso de entidades patronais, sindicatos e associações diversas (entre elas a Associação dos Portos de Portugal), tendo o coordenador do grupo de trabalho destacado o carácter inovador do mesmo e a abrangência a matérias que, não sendo pecuniárias para os motoristas, são de extrema relevância para o bom funcionamento de todo o sistema de transportes, apontando para melhorias na eficiência das operações e condições de trabalho.

Portos dos Açores, S.A. tem novo portal electrónico

A Portos dos Açores SA tem um novo portal electrónico que substituiu a antiga página de internet desta empresa pública regional.

A nova plataforma vem ao encontro do Programa do Governo dos Açores sufragado nas últimas eleições legislativas regionais que definiu como objetivo, entre outros, o “aumento da notoriedade e representatividade” dos portos açorianos. No mesmo documento, está plasmada a conversão da página de Internet da Portos dos Açores SA num portal apelativo e interativo.