Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministro do Mar acompanha a primeira saída para a pesca da sardinha

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, acompanhou no Porto de Pesca de Matosinhos os preparativos e a saída das embarcações do cerco para o mar, na abertura da pesca da sardinha.

O governante falou com os pescadores e subiu a bordo de uma embarcação que voltou a poder capturar sardinha, após vários meses de pausa. A partir de dia 1 de Junho e até 31 de Julho, o limite de capturas é de 6 mil e 300 toneladas repartidas entre os grupos de embarcações de organizações de produtores, com limites diários e semanais.

VEJA O VÍDEO

«JE editors Talks: Transportes e Logística» contou com a participação do Porto de Sines

Numa altura em que o país se prepara para enfrentar “o novo normal”, o Jornal Económico quis saber como reagiu o setor dos transportes e da logística aos desafios impostos pela pandemia, tentando perceber o que mudou com a Covid-19 e de que forma as empresas do sector têm procurado contornar a situação excepcional que o país e o mundo enfrentam.

O debate contou com a participação de José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS.

SETÚBAL

Semana do Mar 2020 cancelada

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Câmara Municipal de Setúbal decidiram cancelar esta edição da Semana do Mar por considerarem que, com a atual crise sanitária, não é possível realizar em segurança um evento com milhares de pessoas.

A Semana do Mar promove, anualmente, no final do Verão, um vasto e diversificado conjunto de iniciativas gratuitas centradas na zona ribeirinha, de que se destacam visitas a navios emblemáticos da Armada e de outras instituições.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

Fernando Correia, 40 anos de serviço no Porto de Sines

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) convidou Fernando Correia, adjunto de exploração no Terminal de Granéis Líquidos para uma conversa sobre os 40 anos de serviço no Porto de Sines.

Natural de Cabinda, em Angola, Fernando Correia, 61 anos, considera-se sineense de "alma e coração". Foi nesta cidade, antiga vila piscatória, que criou raízes, constituiu família e ajudou a desenvolver a atividade portuária daquele que hoje é considerado um dos maiores portos nacionais.
No final de 2019, Fernando Correia foi homenageado pela Administração do Porto de Sines pelos 40 anos de serviço.

ANTÓNIO COSTA E SILVA:

Recuperação económica: portos serão importantes «para nos inserirmos nas redes globais»

«Vamos desenvolver o cluster do Mar. Penso que o país pode olhar para o futuro. O cluster do Mar significa olhar para os quatro milhões de quilómetros quadrados que vão ficar sob jurisdição do Estado português com a extensão da plataforma continental».

AÇORES

Graciosa já foi abastecida com cerca de 1.500 m3 de areia

A Direção Regional dos Assuntos do Mar emitiu uma nota, informando que neste momento estão três dragas em atividade no arquipélago, das quais duas se encontram no Grupo Central a abastecer de areia as ilhas onde já se registou escassez desta matéria-prima para a construção civil.

ALBERTO SOUTO DE MIRANDA:

Há várias indústrias interessadas em Sines

Uma coisa é certa: «Esta crise ensinou que a Europa vai ter de assegurar uma produção estratégica. Estamos a conversar com a China e com os EUA. Estamos a promover o porto de Sines em todo o mundo. Sines tem o gás, o terminal químico, área logística e uma central de dados com enorme potencial. Há várias indústrias interessadas em Sines», afiança o governante, lembrando, no entanto, que existem boas relações entre o Governo português e a China. Contudo, tal facto não significa que não haja uma opção pela diversificação do risco, assinalou.

Sardinha boa e mais barata à procura de consumidores

Os pescadores saíram esta segunda-feira para a pesca da sardinha, depois de uma paragem de sete meses. E, tal como previam, as redes vieram cheias e com bom peixe, o que deu para abastecer as lotas nacionais. Até 31 de julho vão poder pescar 6 300 toneladas deste peixe.

APDL

Actividade marítimo-turística no rio Douro restabelecida

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) esclarece que foi restabelecida esta segunda-feira a actividade marítimo-turística na Via Navegável do Douro (VNA), salientado que esta deve cumprir as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde.

Navio-museu Gil Eannes reabre as portas

O navio-museu Gil Eannes reabriu a 2 de Junho, depois de dois meses e meio encerrado, estando preparado para receber a “tripulação de visitantes” com toda a segurança e cuidados exigidos pela Direcção Geral da Saúde, garante a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Volta assim a estar disponível um percurso de cerca de 450 metros pelo interior do Gil Eannes, com uma área útil de 909 metros quadrados. A reabertura do navio conta com uma certificação pelo selo Safe & Clean, atribuída pelo Turismo de Portugal.

Porto de Sines associa-se aos principais portos do mundo na resiliência face à Covid-19

O Porto de Sines subscreveu a declaração da PAR – Port Authorities Roundtable sobre a necessidade e empenho das autoridades portuárias em manter a continuidade e o funcionamento dos portos em contexto de pandemia. Este processo foi iniciado pela Maritime and Port Authority of Singapore ao qual se associaram mais de 50 autoridades portuárias em todo o mundo, em especial aquelas com maior relevo no comércio marítimo mundial como por exemplo Roterdão, Hamburgo, Barcelona, Abu Dhabi, Singapura, Los Angeles, Ningbo ou Xangai.

Alberto Souto de Miranda prefere solução de raiz para ligação ferroviária Aveiro-Salamanca

O Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações marcou presença na vídeo-conferência organizada pelo Rotary Club de Aveiro, tendo abordado o presente e o futuro do Porto de Aveiro.

Alberto Souto de Miranda abordou a capacidade de expansão do porto aveirense mas falou também sobre a conexão ferroviária entre o porto e Salamanca. Instado a analisar o tema, o governante admitiu, segundo noticia a rádio Terranova, que gostaria de ver uma solução de raiz.

Investimento de 46 milhões de euros prepara Porto de Ponta Delgada para o futuro, salienta o Presidente do Governo

O presidente do Governo visitou as obras de requalificação e reabilitação do Porto de Ponta Delgada, um investimento de cerca de 46 milhões de euros que vai permitir aumentar em 68% a capacidade do parque de contentores e a operação de três navios em simultâneo na área intervencionada.

“Este é um investimento de cerca de 46 milhões de euros, com uma comparticipação de fundos comunitários de cerca de 32 milhões de euros. No fundo, estamos a falar de futuro, de dotar este porto com a capacidade e com as condições de operacionalidade para o futuro”, afirmou Vasco Cordeiro.

Estatísticas Portuárias Nacionais 2020

O IMT, em estreita colaboração com as Administrações Portuárias, acaba de publicar uma abordagem inovadora, com base na inteligência artificial As Estatísticas Portuárias Nacionais 2020.

O novo programa com gráficos apelativos permite entre outras, abordagens selectiva por ano, mês, trimestre, tipo de carga ou passageiros, tipo de navio e sua dimensão, pavilhões mais utilizados, evolução porto de origem e destino.

COVID-19

Realizados mais de 1.300 testes a profissionais da pesca

O Governo anunciou terem sido realizados 1.320 testes de despiste à covid-19 a profissionais do setor da pesca, estando ainda agendados mais 1.670 nos portos de pesca do continente.

“Foram realizados 1.320 testes até ao dia 29/05 (hoje)”, anunciou o Ministério do Mar. De acordo com os dados avançados pelo executivo, do total, a Apropesca (organização de produtores da pesca artesanal), na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, realizou 100 testes, a Propeixe (cooperativa de produtores de peixe do Norte), em Matosinhos/Póvoa do Varzim, 520 testes, em colaboração com a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, pela cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal, em Peniche, distrito de Leiria, 500, e pela Organização de Produtores Centro/Peniche mais 200.

NO VALOR DE 373.700 EUROS

Murtosa lança dragagem de porto de abrigo da Torreira

O município da Murtosa avançou com um procedimento concursal para a dragagem de manutenção do porto de pesca da freguesia da Torreira, na Ria de Aveiro.
Segundo o edital do concurso público publicado dia 29 de Maio em Diário da República, a empreitada tem valor base de 373.742 euros. O prazo de execução previsto é de 130 dias.

Estaleiros de Viana apostam na inovação

A West Sea instalou no interior do ferryboat Sicilia – com 186 metros de comprimento, capaz de transportar mil passageiros e 480 veículos, da companhia de transporte marítimo Baleària –, um tanque de grandes dimensões, com capacidade para armazenar 425 metros cúbicos de GNL, com os quais terá autonomia para navegar 1.100 milhas náuticas. A vantagem ambiental da propulsão deste ferry ser assegurada por GNL está calculada numa redução de emissões poluentes (que elimina emissões de partículas pesadas e de enchofre) da ordem dos 30%, o que corresponde a menos 9.100 toneladas de emissões por ano.

Francisco Teixeira:

O sector dos cruzeiros regressará mais forte

Vamos levar algum tempo a reconstruir e a voltar para onde estávamos. Mas isso é o que a nossa indústria faz.
Existe uma razão pela qual esta é a maior e mais importante indústria do mundo de hoje, e é porque as pessoas precisam dela. Depois do Covid-19, a necessidade de estar com outras pessoas, de ter novas experiências, será realmente mais valiosa do que era.

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - VEM CONHECER O MEU SITE

Olá, eu sou o Vasco!

O Vasco é um menino curioso e simpático que nasceu na Atlântida, a 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. Este super-herói, defensor dos oceanos, age a favor da natureza e do planeta. O seu carácter, forte e determinado, é admirado no Oceanário de Lisboa e o seu estilo de vida incentiva todos que o conhecem, miúdos e graúdos, a agirem como ele.

DOCAPESCA LANÇA CAMPANHA DE PROMOÇÃO DO PESCADO FRESCO PORTUGUÊS

A Docapesca lança, a partir de 1 de junho, uma campanha de promoção do pescado fresco português através da etiqueta CCL – Comprovativo de Compra em Lota.
Com esta etiqueta, é possível identificar o pescado fresco transacionado nas lotas do continente português nas bancas de pescado dos mercados municipais e grandes superfícies comerciais. O consumidor tem assim a garantia de que está a adquirir pescado capturado por embarcações nacionais na costa portuguesa.