Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Leixões recebe navio graneleiro tipo Kamsarmax e reforça capacidade para navios de maior dimensão

  O Porto de Leixões recebeu a 30 de setembro o navio SHUN FU DA, um graneleiro do tipo Kamsarmax, proveniente da China e de Taiwan, transportando produtos siderúrgicos, principalmente coils de aço, que após a passagem por Portugal seguirão para a Bélgica e a Polónia.

O SHUN FU DA, com 229 metros de comprimento, 32,26 metros de boca e um deslocamento de 95.000 tons, é o maior navio até agora aceite para operar a leste da ponte móvel, no seguimento de rigorosa avaliação de segurança levada a efeito pelo Departamento de Pilotagem do Porto de Leixões, atentos os recentes investimentos feitos pela APDL em rebocadores de elevada força de tração e melhoria das acessibilidades marítimas, nomeadamente no aprofundamento do canal exterior e da bacia de rotação, e do prolongamento do quebra-mar.

APS promove Conferência da Sustentabilidade nos Portos Portugueses

  A APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. promoveu a realização da 1ª Conferência da Sustentabilidade dos Portos Portugueses, que teve lugar no dia 29 de setembro no Auditório do Porto de Sines.

Os principais desafios e oportunidades associados à Sustentabilidade, sejam eles no âmbito da dupla transição digital e energética, bem como ao nível da agilização de processos e excelência operacional, foram alguns dos temas debatidos durante o evento.

Porto de Leixões acolheu a 6.ª edição da PORTO MARITIME WEEK com destaque para a Estratégia Portos 5+

 O Porto de Leixões recebeu, no Auditório Infante D. Henrique, mais uma edição da PORTO MARITIME WEEK, evento de referência que se afirma como espaço privilegiado de encontro dos principais stakeholders do setor marítimo-portuário nacional.

Dragagens de manutenção no Porto de Lisboa reforçam aposta na sustentabilidade

  A Administração do Porto de Lisboa (APL) deu início, este fim de semana, a uma nova campanha de dragagens de manutenção em diversos cais da margem norte do Estuário do Tejo. Esta operação terá a particularidade de ser realizada com recurso a uma draga de tecnologia avançada e elevada eficiência ambiental – a draga MAAS.

Construída em 2021, nos Países Baixos, a MAAS utiliza um sistema inovador de propulsão híbrida, que combina motores diesel-elétricos com energia elétrica produzida a partir do calor residual gerado durante a operação. Esta energia é armazenada em baterias e utilizada posteriormente, contribuindo para uma redução significativa das emissões de carbono e para uma menor dependência de combustíveis fósseis.

Sustentabilidade

Da teoria para o terreno, Portos da Madeira avançam com projecto pioneiro

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, vai avançar até ao final de outubro de 2025 com a instalação dos primeiros equipamentos que vão permitir carregar em posto autónomo as viaturas elétricas, incluindo uma empilhadora, que estão ao serviço da empresa.

O equipamento será instalado junto ao posto de transformação que alimenta toda a Pontinha, incluindo a Gare Marítima da Madeira, através de um sistema autónomo de energia composto por painéis solares, bateria própria de armazenamento e ligação resiliente à rede da Empresa de Eletricidade da Madeira. 

Porto de Setúbal reforça conectividade intra-europeia com o serviço DEX da Tailwind

  A partir de outubro, o Porto de Setúbal passará a integrar a nova rotação do Dolphin Express Service, o serviço intraeuropeu operado pela Tailwind, a companhia de navegação do grupo de distribuição Lidl.
A Tailwind anunciou a transformação do Dolphin Express (DEX) num serviço mais abrangente, com a inclusão de novos portos, incluindo o Porto de Setúbal. A primeira escala no Porto de Setúbal está prevista para o dia 24 de outubro. Os navios irão operar no terminal Sadoport / Yilport, com a SeteShipping como agente local.

MADEIRA

Portos vão ter plataforma que monitoriza emissões de gases dos navios

  A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, quer monitorizar e acompanhar o nível de emissões de gases emitidos pelos navios que escalam na Região. A ideia foi transmitida esta semana pela presidente da APRAM, Paula Cabaço, durante o Porto Maritime Week, e vai custar cerca de 125 mil euros.
Intervindo num painel dedicado à estratégia dos portos nacionais, Paula Cabaço, destacou a importância de reforçar a competitividade dos portos regionais, através da realização até 2030 de um conjunto de investimentos infraestruturais no Porto do Caniçal, orçamentados em cerca de 20 milhões de euros, mas não esqueceu os desafios ambientais que o setor enfrenta, ao nível da descarbonização e transição digital.

Transinsular apresenta nova identidade visual e reforça compromisso com a excelência na logística marítima

  A Transinsular, empresa do Grupo ETE e referência nacional no transporte marítimo de mercadorias, apresenta uma nova identidade visual que simboliza o início de um novo ciclo de inovação e maior proximidade com os seus clientes, parceiros e comunidades, e mais alinhado com os desafios da logística marítima nacional e internacional.

Com mais de 40 anos de experiência no sector, a Transinsular reforça a sua missão de fomentar o desenvolvimento económico, integrar territórios e promover a sustentabilidade, mantendo a paixão por servir que sempre a distinguiu.

Porto de Sines lança estudo de mercado para futuro Terminal Vasco da Gama

  O Porto de Sines vai avançar com um estudo de mercado para auscultar o interesse de potenciais investidores na construção e concessão do novo Terminal Vasco da Gama. O anúncio foi feito pelo presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e Algarve, Pedro do Ó Ramos, durante a Porto Maritime Week.

O novo estudo visa prevenir o cenário de 2019, quando o concurso internacional para o Terminal Vasco da Gama ficou deserto, num contexto marcado pela pandemia e por uma exigente componente de investimento. Desta vez, a APS irá articular-se com o Governo para recolher contributos junto do mercado e identificar as condições que os operadores privados consideram determinantes para participar na futura concessão.

Dia do Porto de Leixões recebe 15 mil visitantes na 17.ª edição

  A 17.ª edição do Dia do Porto de Leixões voltou a ser um enorme sucesso, reunindo cerca de 15 mil visitantes a 21 de setembro, ao longo de um dia inteiramente dedicado à celebração do Porto de Leixões e da sua comunidade.

O Terminal de Cruzeiros e o Molhe Sul do Porto de Leixões foram, uma vez mais, o palco principal de uma programação diversificada, que proporcionou experiências únicas a todos os participantes. Entre as iniciativas mais procuradas destacaram-se as visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos e em embarcação, as visitas ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros, que permitiram conhecer de perto a dinâmica e a importância desta infraestrutura portuária.

Gigantescos pedaços do fundo do mar estão misteriosamente de pernas para o ar

  Nas profundezas do Mar do Norte, o fundo marinho está a comportar-se de uma forma inesperada. Uma equipa de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu centenas de enormes montes de areia, alguns com vários quilómetros de extensão, que “contrariam princípios geológicos fundamentais”.

Segundo um comunicado da universidade, estes montes acumulam-se sobre estruturas conhecidas como sinkites, resultado de um processo chamado inversão estratigráfica, nunca antes observado em tão grande número.

APDL implementa novo sistema de gestão no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões

 A APDL anuncia a entrada em funcionamento, desde 15 de setembro, do novo Terminal Operating System (TOS) no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), desenvolvido em parceria com a FORDESI. Esta solução representa um avanço decisivo na modernização e digitalização das operações do terminal, reforçando a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Cruzeiros: 11 mil pessoas no Porto do Funchal

  São mais de 11 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, que o Terminal de Cruzeiros do Porto do Funchal movimentou quarta-feira. Os dois navios, o Iona e o Ventura, chegaram ao início da manhã ambos do porto britânico de Southampton, e prosseguiram viagem ao final da tarde rumo a Canárias.

O Iona, com 5.314 passageiros e 1.714 tripulantes a bordo, entrou no Porto do Funchal às 6:15 horas e tem a partida prevista para as 16:30 horas, com destino a Santa Cruz de Tenerife. Está a realizar uma viagem de 14 noites, que começou a 20 de setembro, precisamente em Southampton, e depois do Funchal e de Santa Cruz de Tenerife, vai visitar Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife, Cadiz, Vigo e La Corunha antes de terminar a viagem em Southampton no dia 4 de outubro.

PRAZO TERMINA A 20 DE JANEIRO DE 2026

Horizonte Europa: «call» para financiamentos nas áreas da Logística e Portos

 Abriram a 16 de Setembro de 2025 as candidaturas para a call Horizon -CL5-2026-01-D6-08 – 'Accelerating freight transport and logistics digital innovation', integrada no Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade do Programa de Trabalho 2025. Trata-se de uma oportunidade de financiamento particularmente relevante para os sectores logístico, dos transportes e portuário, no quadro do programa Horizonte Europa.

Esta iniciativa visa apoiar projectos que acelerem a inovação digital no transporte de mercadorias, com especial enfoque no desenvolvimento e adopção de plataformas de Informação Eletrónica de Transporte de Mercadorias (eFTI – electronic Freight Transport Information), em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/1056.

Porto de Leixões realiza o primeiro abastecimento de GNL em Portugal a navio de cruzeiro em operação simultânea

  O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões recebeu, a 12 de setembro, a escala do ILMA, um dos mais recentes e sofisticados navios de cruzeiros de expedição ultraluxuosos do mundo, assinalando um marco importante com a realização, no Porto de Leixões, do primeiro abastecimento nacional de Gás Natural Liquefeito (GNL) a um navio de cruzeiro, em operação simultânea (SIMOPS- Simultaneous Operation),

O abastecimento efetuado pela MOLGÁS, com reconhecidas referências no mercado internacional, foi efetuado por três cisternas em simultâneo (17 tons cada cisterna), com o navio em normal operação no que respeita ao movimento de passageiros.

Relatório 2025 revela força da Economia Azul na UE

  A Economia Azul na União Europeia continua a crescer e a abrir caminho a novas oportunidades de investimento e sustentabilidade.
A Comissão Europeia publicou recentemente a edição de 2025 do seu Relatório sobre a Economia Azul da UE, que confirma que os sectores ligados ao oceano, mares e zonas costeiras estão novamente numa trajectória de crescimento, após as perturbações significativas causadas pela pandemia de COVID-19.

O relatório revela que, em 2022, a economia azul empregava diretamente 4,82 milhões de pessoas e gerou um volume de negócios próximo dos 890 mil milhões de euros, contribuindo com mais de 250 mil milhões de euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) para a economia europeia. As estimativas para 2023 apontam para uma expansão contínua, com o VAB a atingir 263 mil milhões de euros e o emprego a crescer para 4,88 milhões de pessoas.

WEC Lines apresenta reforço de serviços de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias

  A WEC Lines vai reforçar os serviços semanais de Portugal, Espanha e Ilhas Canárias para o Norte da Europa. Este reforço dos serviços tem como objectivo garantir tempos de trânsito mais curtos, e partidas pontuais em dias fixos.

O serviço NWC Portugal abrange os portos de Roterdão, Moerijk, Antuérpia, Vigo, Leixões, Setúbal e Montoir. Será assegurado por dois navios próprios de 1.000 TEU, em rotação fixa de 14 dias. Além de Moerdijk, o serviço passa agora a incluir escalas semanais em Vigo e Thamesport.

Sustentabilidade

Da teoria para o terreno, Portos da Madeira avançam com projecto pioneiro

 A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), tutelada pela Secretaria Regional da Economia, vai avançar até ao final de outubro de 2025 com a instalação dos primeiros equipamentos que permitirão carregar em posto autónomo as viaturas elétricas, incluindo uma empilhadora, que estão ao serviço da empresa.

O equipamento será instalado junto ao posto de transformação que alimenta toda a Pontinha, incluindo a Gare Marítima da Madeira, através de um sistema autónomo de energia composto por painéis solares, bateria própria de armazenamento e ligação resiliente à rede da Empresa de Eletricidade da Madeira.

POR EDUARDO MARÇAL GRILO

A Universidade e o Mar

  Se olharmos para o trabalho desenvolvido por algumas organizações que atuam nestas matérias, é forçoso reconhecer que a Fundação Oceano Azul tem vindo a desempenhar um papel único não apenas na defesa e preservação dos oceanos, mas também na criação das condições para que o país possa encontrar os caminhos da exploração dos recursos que tanta importância podem ter na criação de riqueza e no desenvolvimento económico do país.

Justo é referir igualmente o trabalho que algumas universidades têm vindo a desenvolver, embora me pareça que as universidades podem e devem dar um contributo muito maior para a criação e o desenvolvimento de um sector muito abrangente que tem grandes potencialidades e que engloba designadamente a ecologia, a biologia marinha, a biotecnologia, a indústria têxtil, as indústrias alimentares, a produção de energia e o transporte marítimo.

Universidade do Porto cria sistema autónomo de monitorização oceânica

  A Universidade do Porto está a liderar uma operação de investigação que promete marcar um novo capítulo na sustentabilidade energética dos oceanos. A operação BEAT-IT — cofinanciada pelo programa COMPETE 2030 — tem como ambição desenvolver a primeira plataforma de monitorização ambiental marítima totalmente autónoma, alimentada exclusivamente pela energia do próprio oceano.

Esta abordagem inovadora pretende unir tecnologias emergentes de recolha de energia e armazenamento sustentável, com potencial para transformar a economia azul.