Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Propostas de alterações legislativas para estratégia Portos 5+ entregues até final do ano

  As propostas de alterações legislativas e regulamentares de simplificação administrativa e fomento da competitividade necessárias para os objetivos da estratégia Portos 5+, para o crescimento do setor portuário, têm de ser entregues até 31 de dezembro.

Segundo Resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República, que aprova a Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 - PORTOS 5+, "até 31 de dezembro de 2026 são apresentadas propostas de alterações legislativas e regulamentares de simplificação administrativa e de fomento da competitividade que se verifiquem necessárias para atingir os objetivos da presente resolução".

«BRILLIANCE OF THE SEAS» no Porto de Leixões

 O BRILLIANCE OF THE SEAS esteve de visitaa visita ao Porto Cruise Terminal e com ele chegaram 2.500 passageiros e 860 tripulantes. Encontra-se numa viagem de 8 dias de Barcelona a Southampton.

A 21 DE SETEMBRO

A Corrida Porto de Leixões celebra 10 anos e prepara-se para uma edição inesquecível!

No dia 21 de setembro de 2025, às 09h00, voltamos a desafiá-lo a correr e caminhar num dos cenários mais icónicos do país, onde o desporto se cruza com a imponência dos navios, o mar e a icónica Ponte Móvel de Matosinhos.

Está pronto para este desafio? Seja na corrida de 10K ou na caminhada de 5K, esta será uma experiência memorável.
Um cenário único, uma corrida sem igual!

 

Direcção-Geral de Recursos Naturais emitiu 192.320 licenças de pesca lúdica em 2024

  A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) emitiu 192.320 licenças de pescas lúdica, no continente, em 2024, sobretudo para a modalidade de pesca apeada.
“No total, foram emitidas 192.320 licenças, abrangendo diferentes modalidades e prazos de validade”, lê-se numa nota partilhada pela DGRM.

Destacam-se as modalidades de pesca apeada e de embarcação com, respetivamente, 107.771 e 71.859 licenças.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA | Procissão marítima da Senhora dos Navegantes

PORTO DE AVEIRO DISPONIBILIZA DEZENAS DE VÍDEOS

O Porto de Aveiro disponibiliza dezenas de vídeos da procissão marítima da Senhora dos Navegantes, que se realiza todos os anos no terceiro domingo de Setembro.
Vídeos publicados no Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE.

Cruzeiro de luxo com escala no Funchal

  Com 1.240 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, o navio de cruzeiro Seven Seas Splendor visitou esta quinta-feira a Madeira.
O navio, operador pela Regent Seven Seas Cruises, viaja com 703 passageiros, num cruzeiro de 28 dias que começou a 11 de agosto, em Atenas, Grécia, e termina a 8 de setembro, em Montreal, no Canadá.

No Funchal, o Seven Seas Splendor vai permanecer 11 horas, tendo entrado no porto às sete da manhã, com saída prevista para as 18 horas, rumo ao porto açoriano de Ponta Delgada.

PLAYLIST COM 25 VÍDEOS NO YOUTUBE

Nossa Senhora dos Navegantes 2019

Foram milhares os que, uma vez mais, se congregaram para assistir à procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes, organizada pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em parceria com a Câmara de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro e a Paróquia da Gafanha da Nazaré.
Playlist com 25 vídeos e vídeofotos no canal do Porto de Aveiro no Youtube.

PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE

Castelo do Neiva: o milagre da multiplicação da esperança

 A sul da foz do rio Lima, no Norte de Portugal, Castelo do Neiva é uma daquelas praias à moda antiga, onde os pescadores ainda reclamam um canal para o mar, entre os guarda-sóis dos turistas. Regressei a este lugar, no Caminho de Santiago pela costa, atrás de uma espécie de milagre da multiplicação da esperança. Palavra que por aqui, descobri há uns anos, tem a forma de um barco e de algo ainda mais inesperado.

Num país em que tantos fogem do mar, enche-me a alma ver que há quem insista em levar a vida pescando; que há quem se inspire no mergulho das aves marinhas para procurar uma maré benfazeja, quebrando vagas e tradições. Mais ainda em comunidades como esta, desprovidas de um porto, onde o Atlântico, muitas vezes tocado pelo vento, nem sempre se mostra disposto a deixar sair a vintena de pequenas embarcações que aqui repousam.

Novo Star Princess concluiu com sucesso os Testes de Mar

  O muito aguardado Star Princess, o segundo navio da inovadora classe Sphere da Princess Cruises, alcançou um marco importante: concluiu com sucesso os seus testes de mar.
Actualmente em construção pelos estaleiros Fincantieri, em Itália, o navio prepara-se para receber os seus primeiros passageiros a 4 de outubro de 2025, numa viagem inaugural pelo Mediterrâneo com partida de Barcelona.

Este é o segundo navio da frota Princess Cruises movido a gás natural liquefeito (GNL) – uma aposta importante na redução de emissões e na sustentabilidade ambiental.

PORTO DE AVEIRO

Concurso público de 1,4 milhões para instalação de sistema de alimentação eléctrica de navios

  O Porto de Aveiro lançou novo concurso público, com o valor base de 1,4 milhões de euros, para o fornecimento e colocação em serviço de um sistema OnShore Power Supply (OPS), que permitirá a alimentação elétrica de navios atracados. O anúncio foi já publicado em Diário da República.

Com este sistema, os navios vão poder consumir energia elétrica da rede terrestre enquanto permanecem em cais. Este investimento insere-se na estratégia de transição energética do setor portuário, em linha com os objetivos climáticos da União Europeia e com o pacote Fit for 55, que visa reduzir em 55% as emissões até 2030, e responde às obrigações legais impostas pelo Regulamento das Infraestruturas para Combustíveis Alternativos (AFIR), contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes e ruído nas áreas portuárias.

Governo sugere «actividades náuticas, recreativas e de economia azul» para o Cais Comercial de Faro

  A estratégia Portos 5+, aprovada recentemente pelo Governo, sugere transformar o Cais Comercial de Faro «num ponto para atividades náuticas, recreativas e de economia azul». Sem investimentos programados, o futuro dos portos algarvios será definido «em articulação com os municípios».

Visita da Empresa Portuária do Lobito consolida laços estratégicos com Sines

O Porto de Sines recebeu a visita da Empresa Portuária do Lobito, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação entre Lobito e Sines.

A administradora responsável pelas áreas comerciais, marketing, concessões e sustentabilidade do Porto do Lobito foi recebida pelo Conselho de Administração da APS, num encontro que permitiu evidenciar oportunidades de colaboração nas áreas estratégicas da sustentabilidade, concessões e ciber-segurança, dando continuidade e reforçando as ligações estabelecidas através do protocolo de cooperação assinado entre as duas entidades em 2024.

Com novo navio e frequência semanal a partir de Setembro

Transinsular lança novo serviço e aumenta capacidade no transporte marítimo para os Açores

 A Transinsular, empresa do Grupo ETE, anuncia a reestruturação do serviço regular de transporte marítimo da Região Autónoma dos Açores (RAA), apresentando um novo serviço “Transinsular Expresso +” e introduzindo mais um navio a motor (NM), o “ETE Portugal” - dedicado exclusivamente à RAA, reforçando o seu propósito de fomentar o desenvolvimento, integrar territórios e impulsionar o crescimento económico das comunidades açorianas por meio da logística marítima

Empreitada de 7,8 milhões vai reforçar rede eléctrica do Porto de Aveiro

 A Administração do Porto de Aveiro publicou em Diário da República o concurso público para a Empreitada de Construção da Rede de Média Tensão – 1.ª fase, um investimento considerado estratégico para o futuro do Porto e para a concretização dos objetivos de transição energética.

O procedimento, com um preço base de 7,81 milhões de euros, tem um prazo de execução de 300 dias e enquadra-se na estratégia de transição energética do Porto de Aveiro, aprovada em 2021.

Governo aprova compensação à despesa em combustível para a retirada das artes de pesca

  Esta compensação visa apoiar pescadores e armadores pelo esforço adicional devido ao aumento dos custos de combustível causado pela retirada obrigatória das artes de pesca.

O apoio financeiro será atribuído por embarcação e classe de potência, mediante candidatura no Balcão Eletrónico do Mar até 30 de setembro de 2025.

Estaleiros de Setúbal na mira de grupos turcos e chineses

  O concurso público internacional que o Governo quer lançar para a nova concessão dos estaleiros navais da Mitrena, em Setúbal, está não só a atrair a atenção de grupos portugueses mas também internacionais, designadamente da Turquia e da China.

O Negócios sabe que grupos turcos com actividades ligadas à construção naval, mas também à metalomecânica pesada e à indústria de defesa, já visitaram o local e querem conhecer e estudar o modelo e as regras da concessão que será lançada a concurso pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e que terá início a partir de 31 de julho de 2027.

PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE

Um mar de histórias, na antiga praia da Favita

 Os estaleiros Irmãos Viana são presença com décadas na antiga praia da Favita, faixa litoral no Norte de Vila do Conde encostada à Póvoa de Varzim e integrada, na verdade, no porto de pesca poveiro. As pedras da Favita, que deram nome ao areal, desapareceram sob o betão do quebra-mar, e a antiga enseada que abrigava catraias e pequenos gasoleiros encolheu.

Tornou-se terra firme onde se mantém em actividade uma das últimas empresas de construção naval de madeira do país, junto a uma escola de pesca, um varadouro para embarcações de recreio e um recém-construído complexo de 115 armazéns de apoio à frota de pesca das duas cidades, que é uma das maiores do país.

Porto de Aveiro e Município da Murtosa assinam contrato para cedência de bens e equipamentos do Porto de Recreio da Torreira

 A Administração do Porto de Aveiro e o Município da Murtosa celebraram um contrato para a cedência de bens e equipamentos que integram o Porto de Recreio da Torreira, com o objectivo de garantir a sua gestão, manutenção e valorização em benefício da comunidade local.

Ao abrigo deste contrato, a Administração do Porto de Aveiro cede ao Munício da Murtosa diversos equipamentos e infraestruturas, incluindo estacaria de fixação do quebra-mar, passadiços, edifícios de apoio, ponte-cais, rampa de varadouro, terraplenos e respetivas redes e infraestruturas. O Município da Murtosa compromete-se, assim, a assegurar a preservação e boa utilização das instalações, permitindo, no entanto, a utilização das infraestruturas para atividades da Administração Portuária.

Governo apoia com até 600 euros aumento dos custos devido ao defeso do polvo

  O Governo vai compensar com até 600 euros os pescadores e armadores pelo aumento dos custos com o combustível durante o período de defeso do polvo.
«O Governo vai conceder uma compensação financeiro pelo aumento dos custos com combustível causado pela obrigação de retirar as artes de pesca do mar durante o período de defeso do polvo», lê-se numa nota conjunta dos ministérios da Agricultura e Mar e do Ambiente e Energia.

O apoio vai ser atribuído por embarcação e classes de potência, mediante uma candidatura, até 30 de Setembro, através do Balcão Eletrónico do Mar.

Governo dos Açores quer mais navios a transportar carga para as ilhas

 A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, assegurou que o Governo Regional está a “envidar esforços” junto dos armadores para aumentar o número de navios de transporte de carga para as ilhas do arquipélago.

Segundo Berta Cabral o Governo dos Açores “reconhece que as alterações nos itinerários e o substancial aumento da carga transportada para as ilhas e interilhas têm vindo a causar vários transtornos a empresas e particulares”.

"Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, afirmou.