Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Armadores internacionais e portugueses juntos por um cluster marítimo mais forte

A EISAP – European International Shipowners Association of Portugal anuncia que passou a ser membro associado da AAMC – Associação de Armadores da Marinha de Comércio.

No sentido de melhor cooperarem e desenvolverem sinergias em torno dos objectivos comuns, as duas associações passam assim a dispor de mecanismos operacionais e funcionais que lhes permitem desenvolver as suas actividades de forma mais articulada e reforçada.

SESSÃO DE TRABALHO DECORREU QUARTA-FEIRA NA SEDE DA APA, S.A.

Impacto das alterações climáticas nas instalações e operações do Porto de Aveiro

A Administração do Porto de Aveiro e a Hidromod, em cooperação com a Fundación para la Investigación del Clima (FIC) e a Fundación Valenciaport realizaram quarta-feira, 22 de Janeiro, uma sessão de trabalho sobre o impacto das alterações climáticas nas instalações e operações do Porto de Aveiro, no âmbito do Projeto Ecclipse.

Grupo ETE inaugura Pólo Logístico Transinsular Açores

O Grupo ETE vai inaugurar o Pólo Logístico Transinsular Açores no dia 28 de Janeiro, em Ponta Delgada. Este concentra toda a sua actividade logística num único local, próximo da zona portuária e do aeroporto, permitindo uma maior rapidez e eficiência na resposta às trocas comerciais da região.

O evento contará com a presença da secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas do Governo Regional dos Açores, Ana Amorim da Cunha.
 

Era um dos maiores peixes de água doce. Agora está extinto

O peixe-espátula-chinês era uma das mais emblemáticas espécies do rio Yangtzé, na China. A pesca em excesso e as barragens, que interferiram com a sua reprodução, ditaram o seu fim, dizem os cientistas.

Lotas do Algarve registaram o maior crescimento a nível nacional

O valor do pescado transacionado nas lotas e postos de Portugal Continental, sob gestão da Docapesca, atingiu o valor histórico de 212,3 milhões de euros em 2019, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com os 205,5 milhões do ano transato. O pescado transacionado atingiu assim o valor mais elevado desde que existem registos estatísticos sistematizados.

Mais de 800 pessoas visitaram o NRP Sines em Setúbal

O NRP Sines, navio de patrulha oceânico da Marinha portuguesa, em missão na costa nacional até ao final deste mês, esteve em águas setubalenses e abriu portas aos visitantes no último fim-de-semana.

Atracada em Setúbal pela primeira vez, a embarcação recebeu, nos dois dias, a visita de mais de 800 pessoas, que aproveitaram as entradas gratuitas para ver o navio semelhante ao NRP Setúbal. Este último esteve no porto sadino em 2019, no Dia de Bocage e da Cidade.

Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio cresce 100%

O mercado de emprego em navios de cruzeiros apresenta uma extraordinária dinâmica e regista já dificuldade em encontrar o talento necessário. A Feira de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio segue a tendência do mercado, registando um crescimento de 100% na 6ª edição a realizar no dia 12 de março.

Surf Clube de Viana está a formar os futuros defensores dos oceanos

João Zamith, presidente da direção do Surf Clube de Viana (SCV), e Marta Paço, campeã europeia em ASVI Ladies e medalha de bronze no ISA World Adptative Surfing Championship em 2018, encerraram a conferência “LEME: uma Década”, realizada pela Pricewaterhouse Coopers (PwC), no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Os elementos do SCV partilharam sobretudo a sua experiência na construção da cultura marítima e representaram as “novas gerações do mar”.

CRUZEIROS APOSTAM NUM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Porto de Lisboa cresce em passageiros turnaround

O Porto de Lisboa registou em 2019 um crescimento de 17% do número de passageiros de cruzeiro em turnaround, totalizando 72.830, face aos 62.089 registados em 2018. Este crescimento de turnaround resulta do crescimento de 19% do número de passageiros embarcados no Porto de Lisboa, para 36.558 (30.653 em 2018), e de 15% nos passageiros desembarcados, que passaram de 31.436 para 36.272 em 2019.
Recorde-se, a propósito, que o Outlook Report 2020 da CLIA, a maior associação mundial de operadores de navios de cruzeiro, indica que a despesa média por passageiro de navio de cruzeiro, antes de embarcar, é de 376 dólares. Por outro lado, a despesa média por passageiro em escala, é de 101 dólares.

ATÉ NOVEMBRO DE 2019

Portos do Continente movimentam 80 milhões de toneladas

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) informou que entre janeiro e novembro de 2019, os portos do continente movimentaram um total de 80 milhões de toneladas, volume inferior em cerca de -4,96 milhões de toneladas ao verificado no período homólogo de 2018, a que corresponde uma quebra de -5,8%. O mês de novembro, isoladamente, registou uma subida ligeira de +0,2% face a novembro de 2018, por efeito das variações positivas registadas nos portos de Figueira da Foz, Lisboa e Setúbal, que conseguiram anular as variações negativas dos restantes portos.

FLAMINGO VERDE

Projecto de hidrogénio em Sines avaliado em €3.500 milhões

A estratégia multinacional encabeçada por Portugal e pelos Países Baixos para a produção de hidrogénio verde em Sines e exportação para o Norte da Europa já tem nome: Green Flamingo, ou Flamingo Verde na tradução para português. E propõe-se gerar mais de 5.000 empregos, com o projeto a ser avaliado em €3.500 milhões em termos de investimento.

Unidades Culturais da Marinha receberam mais de 320 mil visitantes

As Unidades Culturais da Marinha registaram um total de 328917 visitantes no ano de 2019, o que representa um aumento de 3,6% em relação ao ano de 2018. Contribuíram para este número de visitantes o Aquário Vasco da Gama, a Biblioteca Central de Marinha, a Fragata D. Fernando II e Glória, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian.

PORTO DE AVEIRO SOMA MAIS UMA CARGA DE PROJECTO

Grua de 600 toneladas segue para a Base Naval de Toulon

Saiu esta terça-feira, do Porto de Aveiro, o navio “Happy Dover”, transportando uma grua construída pela Eurocrane – Equipamentos de Elevação, S.A. A grua, que pesa 600 toneladas, destina-se à Base Naval de Toulon, em França, tendo sido colocada no navio no domingo, 19 de Janeiro.
A sua construção, iniciada em Maio de 2019, ocupou uma área de 5.600m2 de terrapleno.
A operação de estiva no “Happy Dover” foi efectuada pela Aveiport (Grupo ETE).

Pilar Miranda (Porto de Huelva):

«Portugal é um dos principais parceiros comerciais da Andaluzia»

Realizou-se, dia 15, em Lisboa, o Fórum Empresarial Andaluzia Portugal 2020, organizado pela Extenda (Agência Andaluz para o Desenvolvimento Externo), entidade que integra o Ministério da Administração Pública espanhol – o organismo tem como objectivo fomentar as relações comerciais e os investimentos bilaterais entre os dois territórios. No contexto do Corredor Atlântico, buscaram-se sinergias entre portos lusos e espanhóis – para Pilar Miranda, presidente da Autoridade Portuária de Huelva, Portugal tem «interesse prioritário».

Portos dos Açores adjudica reparação dos pilares nascentes do cais de Vila do Porto

A Portos dos Açores adjudicou a reparação dos pilares nascentes do cais de passageiros do Porto de Vila do Porto à empresa Marques SA.

A reparação, que vai agora ter início, enquadra-se no conjunto de reparações urgentes decorrentes dos efeitos da passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores em outubro de 2019, e insere-se no plano de manutenção preventiva das estruturas portuárias dos Açores.

Documentário ambiental «Mar Urbano Lisboa» seleccionado para vários festivais internacionais

O documentário 'Mar Urbano Lisboa' começa agora o percorrer festivais internacionais. Trata-se de um documentário sobre os recursos do Estuário do Rio Tejo. Já foi selecionado para o Eco Film Festival na Malásia e vai agora para festivais dedicados ao ambiente e à crise climática.

Porto de Ponta Delgada com capacidade de movimentação de carga reforçada

O Porto de Ponta Delgada tem a sua capacidade de movimentação de contentores em parque reforçada com mais dois empilhadores do tipo “Reachstacker”de 45 toneladas. As duas máquinas, que chegaram em regime de aluguer, estão agora ao dispor da operação e servirão para a reforçar até à efetiva entrada em atividade de duas máquinas novas cujo processo de aquisição está a decorrer de acordo com a necessária tramitação contratual.

Porto de Portimão , 50 Anos de Cruzeiros

O Porto de Portimão tem, ao longo dos tempos, vindo a ganhar uma importância acrescida no contexto regional. A 28 de Maio de 1941, o diário lisboeta “A Voz” consagrou num número especial dedicado a Portimão, que designou como “florescente e laboriosa cidade”; quanto ao movimento marítimo, também em 1939, entraram no porto de Portimão 302 navios com 193.744 t, 204 dos quais com propulsão mecânica.

APTMCD reelegeu os Corpos Sociais para o triénio 2020-2022

Os associados da APTMCD – Intermodal Portugal, a agência portuguesa de promoção do transporte marítimo de curta distância, optaram, em assembleia geral, por renovar a confiança nos dirigentes que lideraram os destinos da Intermodal Portugal no último triénio.

Desta feita, a estrutura dos diferentes órgãos manteve-se praticamente inalterada, com a Direcção confiada aos armadores da marinha de comércio (AAMC), aos agentes de navegação (AGEPOR), à Containerships, Liscont, APA e APDL.

PÚBLICO

Sines compensa descarbonização com contentores e gás natural

Pela positiva, em 2019 o porto registou o crescimento de 44% na movimentação de gás natural, que contrariou as quebras nos outros segmentos.
O terminal GNL mostra forte tendência de crescimento e capacidade para ajudar a compensar, no futuro, a queda de actividade nos segmentos de carga menos amigos do ambiente.