Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porlis já contratou 20 estivadores fora do SEAL e quer contratar mais 20

A Porlis, empresa de trabalho portuário do porto de Lisboa pertencente ao grupo turco Yilport, anunciou, em comunicado, que concluiu a contratação de 20 novos estivadores, à margem do SEAL – Sindicato de Estivadores e da Atividade Logística.

CRUZEIROS

Os quatro navios da Fred Olsen hão-de voltar ao Funchal!

O encontro entre os quatro navios da Fred Olsen no Funchal deveria ter-se realizado este sábado. A companhia, a APRAM e a AP prepararam um programa que envolvia os passageiros, a tripulação e a cidade anfitriã. Mas, o coronavírus não deixou.
Os quatro navios estão parados em Inglaterra, com a tripulação e saíram este sábado para o largo. Os tripulantes envergaram as t´shirts feitas de propósito para o encontro dos 4 Fred´s no Funchal. Eles voltarão à Madeira!

Ministério do Mar aprova novos apoios para medidas de protecção para sector da Pesca e Aquicultura

Tendo em conta a necessidade de minimizar o risco de propagação da Covid-19 no setor da pesca e da aquicultura, através de Portaria o Ministério do Mar aprovou, com recurso ao Programa Operacional Mar 2020, linhas de apoio destinadas especificamente a operações que visem a adoção de medidas de prevenção, deteção e mitigação de contágio pelo novo coronavírus, nomeadamente aquisição de equipamentos e materiais de proteção individual, de desinfeção, bem como de testes de despistagem do vírus, por forma a contribuir para o exercício dessas atividades económicas em condições de segurança.

A verba disponibilizada para os operadores do setor é de 2 milhões de euros do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a que acresce a respetiva contrapartida pública nacional, num total de 2,7 milhões de euros.

A AQUICULTURA NÃO PÁRA!

Bluegrowth lança campanha de apoio ao sector

A Bluegrowth, consultora de inovação tecnológica para os assuntos do mar, acaba de lançar nas redes sociais uma homenagem aos profissionais da aquicultura. Para Custódia Rebocho, presidente da Bluegrowth “este vídeo é uma mensagem de reconhecimento pelo empenho, coragem e motivação dos profissionais da aquicultura que, todos os dias saem de suas casas para a lavoura dos mares e oceanos”.

Porto de Setúbal e Município promovem desinfecção dos terminais portuários

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal procedeu no dia 2 à desinfecção das infraestruturas portuárias dos Terminais Multiusos Zona 1 e Zona 2, Tersado e Sadoport respetivamente, e Terminal Roll-On Roll-Off, para protecção e salvaguarda de todos os profissionais que permitem que os bens essenciais continuem a chegar a todos.

Entre 23 e 29 de Março, Yilport Leixões operou 30 navios e movimentou mais de 17 mil TEU

«Apesar da difícil conjuntura – e também por causa dela – o Terminal de Contentores de Leixões continua a trabalhar próximo do máximo da sua capacidade, tudo fazendo para agilizar os fluxos de mercadorias de exportação e importação», adiantou a Yilport Leixões, esclarecendo que «os elevados volumes que continuam a ser movimentados apesar do evidente abrandamento da actividade económica».

700 mil milhões de euros é o que pode custar cada trimestre de interrupção do comércio internacional

As medidas de contenção do novo coronavírus, como a obrigação de isolamento social e as restrições fronteiriças, implementadas pela União Europeia e pelos Estados Unidos da América, podem custar cerca de 700 mil milhões de euros ao comércio mundial durante o primeiro trimestre de 2020, estima a Euler Hermes, accionista da COSEC e «líder mundial» em seguro de créditos.

Ocean Network Express recebe prémio de liderança em sustentabilidade 2020

A Ocean Network Express (ONE) anuncia que foi reconhecida pela excelência na área da sustentabilidade e premiada como o título de Best Performer na Ásia, Médio Oriente e África, excluindo a China nos Sustainability Leadership Awards da EcoVadis.

O prémio é atribuído à empresa com maior pontuação registada na região, com base na classificação EcoVadis CSR obtida em Novembro de 2019. O sistema de gestão de CSR da ONE foi avaliado de forma expressamente positiva e recebeu medalha de ouro.

DIA DO PORTO DE AVEIRO CELEBRADO COM LANÇAMENTO DE NOVA IDENTIDADE CORPORATIVA e NOVO SITE

Em dia de celebração dos 212 anos da Abertura da Barra de Aveiro, Dia do Porto de Aveiro, a Administração do Porto de Aveiro decidiu marcar a efeméride com o lançamento de uma nova identidade corporativa.

“O momento conturbado em que vivemos levou-nos a assumir com determinação esta ideia de mudança para inspirar trabalhadores, clientes, parceiros, a comunidade local e comunidade marítima e portuária, criando deste modo um elo de ligação com todos os que vivem diariamente o Porto de Aveiro”.

POR NABO MARTINS, PRESIDENTE DA APAT

Vai ser difícil voltarmos ao «anteontem»

A logística já de si é bastante complexa, nomeadamente quando envolve os vários modos de transporte. Estes por sua vez têm características próprias, nomeadamente nas suas regras, competências, características e até documentação utilizada.

Até há 2 meses podíamos talvez dizer que o transporte marítimo tinha pela frente vários desafios, entre os quais podíamos identificar a Sustentabilidade, o e-Commerce, a Mão de obra versus Tecnologia e a Digitalização, entre outros, ou seja estávamos basicamente a falar de uma revolução na área dos transportes, até porque estas áreas seriam concomitantemente extensíveis aos restantes modos de transporte. (...)

AOPL indignada com nova greve por parte dos estivadores em Lisboa

A Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) afirmou-se “indignada” com a “greve preventiva” anunciada pelo Sindicato dos Estivadores caso seja levantado o estado de emergência e as empresas utilizem mão-de-obra estranha ao efetivo portuário em fevereiro.

MADEIRA

Sector das pescas propõe suspensão da actividade durante o mês de Abril

Os principais operadores do sector das pescas da Região Autónoma da Madeira, armadores, pescadores e empresários da indústria e comercialização, propuseram, por unanimidade, ao secretário Regional de Mar e Pescas a suspensão da actividade durante o mês de Abril.

PORTOS DE SETÚBAL E DE SESIMBRA APOIAM ACTIVIDADES ECONÓMICAS DA REGIÃO

Aprovada isenção de taxas durante 4 meses

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA , perante a crise em que se encontra o país em consequência da pandemia da Covid-19 e da declaração do estado de emergência, adota medidas de apoio na área dominial do Porto de Setúbal e de Sesimbra face à situação vivida por muitos clientes que se viram obrigados a parar a sua atividade ou a diminui-la.

Ciente das graves dificuldades sentidas pelos seus clientes, nomeadamente as associações de pesca, os clubes náuticos, restaurantes, bares, lojas, empresas de mergulho, apoios em terra dos operadores da marítimo-turística e outros, a APSS aprovou a isenção de pagamento das taxas mensais, durante 4 meses, enquanto se encontrarem encerrados ao público, ou até à sua reabertura se esta ocorrer antes deste período.

Depois das medidas para os marítimos, DGRM elenca medidas extraordinárias destinadas aos navios

Depois das medidas extraordinárias para os marítimos face à pandemia, foram agora divulgadas as medidas direccionadas para os navios. Através de comunicado, a DGRM elenca as linhas de orientação para adopção de medidas extraordinárias resultantes da pandemia COVID-19, para todos os proprietários registados, fretadores registados para regimes de fretamento a casco nu, gestores e representantes de navios que arvoram a bandeira portuguesa.

PORTOS DA POVOAÇÃO E DA RIBEIRA QUENTE

Governo Regional dos Açores impõe limitações à acostagem de embarcações de pesca

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, decidiu limitar a acostagem de embarcações de pesca e as descargas de pescado nos portos da Povoação e da Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.

Uma portaria publicada em Jornal Oficial determina, face à situação na Região da pandemia de COVID-19, que as embarcações cujos portos de armamento sejam a Povoação e a Ribeira Quente ou aquelas que operem a partir destes portos passam obrigatoriamente a descarregar o pescado capturado apenas no porto da Ribeira Quente.

Mapa da Sixfold mostra atrasos nas fronteiras em tempo real

Devido à pandemia Covid-19, as fronteiras estão limitadas, seja em termos de patrulhas ou de fecho de fronteiras, e com isso a logística está a sofrer grandes atrasos. Para auxiliar os profissionais, a Sixfold, fornecedor de software da cadeia de abastecimento, desenvolveu um mapa onde é possível aceder, em tempo real, aos atrasos sofridos pelos camiões nas fronteiras europeias.

Porto de Lisboa defende actividades económicas através de isenção de taxas durante 4 meses

«A Administração do Porto de Lisboa, SA (APL) , perante a crise em que se encontra o país em consequência da pandemia da Covid-19 e da declaração do estado de emergência, adopta medidas de apoio na área dominial do Porto de Lisboa face à situação vivida por muitos clientes que se viram obrigados a parar a sua actividade ou a diminui-la», pode ler-se no mais recente comunicado da APL.

Navio da Marinha venezuelana afundou-se após colisão com cruzeiro de bandeira portuguesa

Um barco da Marinha venezuelana afundou-se na segunda-feira após uma colisão com o cruzeiro de bandeira portuguesa “Resolute”, a norte da ilha de La Tortuga (181 quilómetros a nordeste de Caracas), foi anunciado esta terça-feira.

Segundo o Ministério da Defesa da Venezuela, pelas 00h locais de segunda-feira (5h em Lisboa), o barco da Guarda Costeira “Naiguatá GC-23” realizava "tarefas de patrulhamento marítimo” no mar territorial venezuelano quando "foi atingido pelo navio de passageiros “Resolute” (122 metros de comprimento e 8300 toneladas de deslocamento), de bandeira portuguesa”.

RANGEL

Efeitos do Coronavirus no transporte de mercadorias

A desaceleração nas escalas portuárias está a ocorrer em todo o mundo, e não apenas na China, o que se explica pela centralidade da China na movimentação de mercadorias em todo o mundo e também pela rápida propagação do vírus por quase todo o mundo. De acordo com os dados do Fórum Económico Mundial 90% do comércio internacional é feito por via marítima e a China é responsável por 40% do movimento nos 50 maiores portos marítimos que operam contentores no mundo.

MSC Cruzeiros prolonga a suspensão das operações de toda a frota até 29 de maio

A MSC Cruzeiros decidiu prolongar a suspensão das novas partidas em toda a frota até 29 de maio, à luz das circunstâncias extraordinárias que o mundo continua a enfrentar, relacionadas com a emergência de saúde global do vírus Covid-19.

A Companhia já tinha anunciado a suspensão temporária de todos os seus navios em todo o mundo até 30 de abril. Como os governos de todo o mundo reforçaram ainda mais as medidas de saúde e segurança pública em terra para proteger as populações locais e conter a propagação do vírus, a decisão de hoje da MSC Cruzeiros de estender esta medida extraordinária visa reflectir e apoiar ainda mais a eficácia destes esforços.