Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Cais sul do porto comercial das Lajes das Flores operacional a 14 de Outubro

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou que o molhe cais do lado sul do porto comercial das Lajes das Flores, lesado pelo furacão Lorenzo, vai estar operacional a 14 de Outubro.

José Manuel Bolieiro, que no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à ilha das Flores visitou o porto, disse que a partir dessa data “vai ser possível ter o molhe cais do lado sul perfeitamente disponível para que haja a atracagem e o abastecimento regular“.

Porto do Funchal com três navios e um turnaround parcial

Grande movimento no Porto do Funchal com os navios “Artania”, que chegou no domingo, “Hanseatic Spirit” e “MSC Magnifica”, que vieram na manhã desta segunda-feira, tendo este último realizado um turnaround parcial que envolveu 157 desembarques e 215 embarques.
Este foi o segundo turnaround parcial dos sete previstos pela MSC, para efectuar no Porto do Funchal.

Pesca e aquicultura recebem 2,9 milhões em compensações por custo da energia

A compensação "visa compensar os custos adicionais de energia suportados pelas empresas entre 24 de fevereiro e 30 de junho”. Candidaturas foram reabertas.

A primeira tranche de pagamentos das compensações à pesca e aquicultura, no montante de 2,9 milhões de euros, destinada a compensar os custos adicionais com a energia, já foi paga e as candidaturas foram reabertas.

Novo comandante da Capitania de Sines atento ao crescimento do porto

O novo comandante da Capitania do Porto de Sines e da Polícia Marítima local, Luís Filipe Duarte, disse que vai focar a sua atenção no crescimento do Porto de Sines e apostar no "desenvolvimento tecnológico".

"O Porto de Sines tem ganho importância nos últimos tempos e a perspetiva é [a de] que venha a ganhar uma importância ainda maior e esse será o ponto que vai focar a nossa atenção", nos próximos anos, afirmou à agência Lusa o capitão-de-fragata, à margem da cerimónia da sua tomada de posse.

Portugal pretende acordo para gestão de stocks pesqueiros entre União Europeia, Reino Unido e Noruega

No Conselho Agricultura e Pescas da União, que decorreu em Bruxelas, foram discutidas as orientações para a fixação das possibilidades de pesca para stocks partilhados com Reino Unido, Noruega e Estados Costeiros para 2023.

Portugal defendeu que estas consultas anuais deverão ser concluídas até ao Conselho de dezembro, de forma a providenciar estabilidade ao setor pesqueiro da União. Considerou, assim, que a Comissão deverá envidar todos os esforços necessários para obter acordos positivos e equilibrados para os pescadores europeus em 2023.

Porto de Lisboa renova título de melhor Porto de Cruzeiros da Europa

O Porto de Lisboa acaba de conquistar, pelo sétimo ano consecutivo e pela oitava vez desde 2009, o prémio de melhor porto de cruzeiros da Europa, na 29ª edição dos World Travel Awards Europa, que decorreu a 1 de outubro, em Maiorca, Espanha.

É com muito orgulho que a APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A. recebe a notícia de mais uma distinção internacional. É mais uma excelente notícia para o turismo em Lisboa, a par da recuperação da indústria de cruzeiros em 2022 e da valorização e qualificação desta atividade na capital portuguesa, uma vez que, segundo um estudo da Netsonda, os passageiros de cruzeiros que visitam a capital portuguesa gastam na cidade uma média de 82 euros por pessoa, valor superior aos números conhecidos até agora.

Porto do Funchal arranca com grande movimento neste Outubro

Os navios “MSC Meraviglia” e “Anthem of the Seas” movimentaram, entre passageiros e tripulantes, 8503 pessoas no sábado, no Porto do Funchal, lembrando os números de antes da pandemia .

O “MSC Meraviglia” fez o primeiro dos sete turnarounds da companhia, previstos até novembro, no Porto do Funchal. Neste turnaround (início ou final de viagem para alguns ou todos os passageiros que têm de utilizar o avião para chegar à região ou regressar a casa) desembarcaram 361 passageiros dos 1659 que chegaram a este porto e embarcaram 181 passageiros.

Portos dos Açores abre concurso para recuperar locomotiva do século XIX

A Portos dos Açores abriu um concurso público para “recuperação integral, para efeitos expositivos”, de uma locomotiva do século XIX, revela o caderno de encargos, a que a Lusa teve acesso.

“Pretende-se a recuperação integral da locomotiva, para efeitos expositivos, que envolverá trabalho profundo ao nível da sua estrutura […] limpeza; reparação/reposição de estruturas metálicas comprometidas com desgaste corrosivo; preparação de superfície e pintura”, descreve-se no documento referente à locomotiva The Falcon Engine & Car Works, de 1888.

Madeira volta a receber a elite da fotografia e do vídeo subaquático

Um ano depois de o Porto Santo receber a elite mundial de fotografia e de vídeo subaquáticos, os melhores atletas europeus das duas modalidades vão regressar ao arquipélago da Madeira, que, desta vez, será o palco do 3.º Campeonato da Europa de Fotografia Subaquática e do 2.º Campeonato da Europa de Vídeo Subaquático.

Com a participação de 70 mergulhadores oriundos de 13 países, a competição vai disputar-se desta segunda-feira, dia 3, até 8 de Outubro, e terá quatro locais de mergulho: a Reserva Natural Parcial do Garajau, a corveta Afonso Cerqueira, a Baixa das Moreias e a Baixa da Cruz.

ICNF e Associação Naval de Lisboa juntos para definir medidas de autoprotecção e conservação das orcas

O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Associação Naval de Lisboa (ANL), em consequência dos recentes incidentes/interacções verificados ao largo da costa portuguesa, entre orcas e veleiros, acordaram iniciar uma colaboração que, com o apoio da comunidade de velejadores, assegure a identificação e implementação de medidas de autoprotecção das embarcações, assim bem como a segurança e liberdade de navegação.

“Pretende-se que seja criada e mantida uma colaboração permanente, dinâmica e efectiva, entre o ICNF e a comunidade de velejadores, visando garantir a conservação das orcas e a segurança de navegação”, refere um comunicado do Instituto.

PONTA DELGADA, AÇORES

Empresa de logística investe 11,5 ME em novo terminal logístico

A Logislink, empresa de logística integrada do Grupo Sousa, investiu 11,5 milhões de euros num novo terminal logístico em Ponta Delgada, nos Açores, que vai ser inaugurado segunda-feira.

Em comunicado, a empresa revela que o novo Terminal Logístico em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “representa um investimento total de 11.500.000 euros e criará 40 postos de trabalho directos”.

UE designa 87 áreas para proteger ecossistemas vulneráveis de mar profundo

A Sciaena – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação saúda a Comissão Europeia pelo anúncio de 87 áreas nos mares da União Europeia onde os ecossistemas marinhos vulneráveis de profundidade serão protegidos dos impactos da pesca com contacto com os fundos marinhos. Esta medida irá “salvaguardar ecossistemas importantes para a biodiversidade em mais de 16.000 quilómetros quadrados de fundos marinhos nas águas de Portugal, Espanha, França e Irlanda”.

Bolloré Logistics e Hapag-Lloyd comprometidas com o transporte marítimo sustentável

A Bolloré Logistics assinou um acordo com o parceiro estratégico Hapag-Lloyd de modo a promover o uso de biocombustível marinho e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas com o transporte marítimo.

O comprometimento das empresas para uma alocação semanal de 100 TEUs transportados com biocombustível teve início no dia 1 de setembro, permitindo uma redução de cerca de 1.500 toneladas de emissões de CO2 no Well-to-Wake (processo desde a produção de combustível e entrega até ao uso de navios a bordo e todas as suas emissões produzidas) até ao final do ano.

AVEIRO

Da Troncalhada aos clubes náuticos pelo Cais do Sal

O roteiro que propomos, em formato circular, desenvolve-se em torno de um núcleo de marinhas ainda no activo e de outras convertidas para actividades turísticas.

O início (e termo) é junto ao Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, com passagem pelo CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental, pelas instalações dos clubes náuticos e pela nova estrada “Cais do Sal”.

Produção de hidrogénio e amónia verdes em Sines avança com contratação da NextChem

O MadoquaPower2X, consórcio liderado pela empresa portuguesa Madoqua Renewables para desenvolver e operar uma unidade de produção integrada de hidrogénio renovável e amónia verde em Sines, assinou, em Milão, um contrato de serviços de engenharia com a empresa NextChem que faz parte do grupo italiano Maire Tecnimont S.p.A.

O objetivo dos serviços de engenharia inclui estudos iniciais, revisão tecnológica e de processos, análise de modularidade e logística, bem como “front end loading” da engenharia necessária para as autorizações e licenciamento do projeto. O acordo foi assinado durante a feira GasTech, na presença do Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba.

Administração dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz toma posse para mandato até 2024

Os órgãos gestores dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz tomaram posse para o mandato 2022-2024.

Eduardo Feio lidera o novo Conselho de Administração do Porto de Aveiro e o Porto da Figueira da Foz, com a equipa a integrar, ainda, como administradores, Carlos Monteiro e Andreia Queirós.

Adelino Canário assume presidência da Assembleia Geral do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos

O professor universitário Adelino Canário, director do Centro de Ciências do Mar (CCMAR-Algarve) da Universidade do Algarve (UAlg) foi designado como presidente da Assembleia Geral do laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos. Uma posição que a presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve saúda publicamente

O Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) é uma infra-estrutura de investigação europeia, sediada em Paris, que oferece à comunidade académica, investigadores e empresas acesso a recursos marinhos, serviços, equipamentos e instalações.

Governo olha para as Selvagens como modelo para as reservas marinhas nacionais

“O Governo quer “replicar” o modelo de alargamento da reserva natural das Ilhas Selvagens, o sub-arquipélago madeirense, noutras áreas marinhas nacionais. O compromisso foi deixado, no Funchal, pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, no encerramento da conferência ‘Ilhas Selvagens – Um catalisador para a Economia Azul Sustentável nacional’.”

Porto de Leixões recebeu dois navios de cruzeiro no Dia Mundial do Turismo

O Porto de Leixões recebeu dois navios de cruzeiro no Dia Mundial do Turismo.
O Terminal de Cruzeiros acolheu o MSC POESIA da MSC Cruises que navega com 2.050 passageiros a bordo.
Encontra-se numa viagem de 13 dias de Copenhaga a Barcelona visitando Rostock, Zeebrugge, Ferrol, Leixões, Lisboa, Cádis, Málaga, Alicante e Palma de Maiorca.

Docapesca adjudica obras nos portos do Rio Arade e Santa Luzia

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. adjudicou duas obras na região do Algarve, mais concretamente nos portos de pesca de Santa Luzia e do Rio Arade, num investimento de cerca de 79 mil euros.

A obra de reabilitação da ponte de acesso ao cais flutuante do porto de pesca de Santa Luzia visa a reposição das condições de utilização desta infraestrutura e decorre dos danos provocados pelo embate de uma embarcação. A concretização desta empreitada prevê a desmontagem e posterior montagem da ponte de acesso após a beneficiação a efetuar, bem como a reparação da estrutura de betão da ponte-cais. Quanto à adjudicação das obras do porto do Rio Arade (Lagoa), irá providenciar a intervenção na cobertura dos armazéns do bloco B do núcleo dos estaleiros navais deste porto, tendo como objetivo a reposição das condições de impermeabilização destes espaços.