Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ligação fluvial de mercadorias

Ministra do Mar destaca a intermodalidade

A intermodalidade foi outra das questões levantadas por Ana Paula Vitorino na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento relativo à Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

“Estima-se que a repartição modal relativa à ferrovia, atualmente na ordem dos 10%, venha a atingir os 25% no decorrer do projeto. E relativamente ao tráfego fluvial, com a dinamização do transporte de contentores por barcaças, estima-se que venha a venha a absorver 35 mil contentores por ano no final do projeto”, esclareceu a ministra do Mar.

Expedição Luso-Espanhola descobre novo jardim de corais moles nos Açores após erupção vulcânica

No âmbito da expedição científica Explosea2, foi descoberto um novo jardim de corais moles no mar dos Açores. Localizado entre 125 e 160 metros de profundidade, na zona dos Capelinhos na ilha do Faial, este novo jardim de corais moles é uma zona de elevada riqueza biológica.

É a primeira vez que uma expedição organizada por instituições espanholas e portuguesas localiza um jardim de corais moles em águas portuguesas e é o primeiro jardim de corais moles registado nos Açores.

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

«Estratégia Nacional do Mar 2020-2030» debatida em Ílhavo

Esta terça-feira, dia 16 de Julho, Ílhavo acolheu dois workshops focalizados na elaboração da “Estratégia Nacional do Mar 2020-2030”.
Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contaram ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
A sétima edição incidiu sobre a área temática “Pesca e Transformação do Pescado”, com a oitava dedicada à área temática “Aquicultura e Segurança Alimentar”.

Ministra do Mar diz haver condições para pescar mais sardinha em Portugal

A Ministra do Mar disse esta terça-feira haver condições para aumentar a quota de captura de sardinha, contrariando as declarações do diretor-geral das Pescas da Comissão Europeia, que assinalou que o `stock` em Portugal e Espanha está "em mau estado".

"Entendo que será um desconhecimento sobre os últimos dados que nós já temos, já analisámos, e que permitem com certeza termos aqui pelo menos uma base para pedirmos um ligeiro aumento daquilo que é a quantidade a pescar pelos nossos pescadores e pelos pescadores espanhóis", disse a ministra.

Renovação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara garante investimento de 122 Milhões de euros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Liscont (Grupo Yilport) assinaram esta segunda-feira, dia 15 de julho, um Memorando de Entendimento relativo ao consenso alcançado no processo de Renegociação do Contrato de Concessão do Terminal de Contentores de Alcântara.

O acordo agora alcançado contempla uma concessão até 2038 e um plano de investimento de 122 milhões de euros no Terminal de Contentores de Alcântara, 100% privado, repartido entre intervenções em infraestruturas (26,5 milhões), aquisição e implementação de infraestrutura tecnológica (2 milhões) e aquisição e instalação de equipamentos (93,5 milhões).

Visita do Embaixador da Coreia do Sul ao complexo industrial e portuário de Sines

O Embaixador da República da Coreia do Sul, Song Oh, e o Ministro Conselheiro, Keunseok Jeon, visitaram o complexo industrial e portuário de Sines no dia 11 de Julho. A visita contemplou também um périplo pelo Porto de Sines, com destaque para o TGN – Terminal de Gás Natural e a sua entidade gestora, a REN Atlântico.

APDL renova certificação de qualidade em todos os serviços e unidades de negócio

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo (APDL) vê renovada a certificação de Sistema de Gestão da Qualidade, segundo o referencial NP EN ISO 9001:2015, atribuída pela Lloyd's Register Quality Assurance.

Já desde 2010 que a APDL tem vindo a renovar esta certificação considerada estratégica, um resultado da melhoria contínua dos serviços.

AGEPOR saúda acordo no Terminal de Alcântara:

Porto de Lisboa e Liscont querem «continuar no mapa»

Na sequência da assinatura do Memorando de Entendimento firmado ontem entre a APL e a Yilport Liscont, a AGEPOR veio a terreiro saudar o acordo de renegociação da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara: «Registamos com agrado o anúncio da finalização do acordo para a extensão do terminal», declarou a associação dos agentes de navegação, através de comunicado.

Quarta-feira é dia de mais uma conversa sobre a biodiversidade da Ria de Aveiro

Esta quarta-feira, 17 de julho, às 18h00, acontece mais uma conversa dedicada à biodiversidade da ria de Aveiro. O evento insere-se num ciclo de conversas abertas à comunidade e conta com a presença de diversos especialistas, nomeadamente Rosa Pinho, Marta Lopes e Ana Sousa, da Universidade de Aveiro, e Fernando Leão, da Quercus Aveiro.

Os 40 pescadores que mais ensinam sobre a história de Lagos

Na Avenida dos Descobrimentos, a sabedoria do mar e da história de Lagos está patente em fontes vivas – na imensidão de vivências de 40 pescadores lacobrigenses. Lagos, terra de descobrimentos, de homens do mar, de enseadas douradas e águas cristalinas, conta com estes pescadores para partilhar as histórias de autenticidade vividas a bordo dos seus pequenos barcos tradicionais.

Na década de 60, para complementar a vida difícil da faina, alguns destes homens do mar limpavam cuidadosamente os seus barcos de madeira e começaram a dar a conhecer a costa d’oiro de Lagos, através de passeios às grutas.

PENICHE

Rendas em terra, pescadores no mar

De 18 a 21 de Julho regressa a Peniche, o porto de partida para as Berlengas, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros – uma das maiores do mundo – para não deixar morrer aos olhos um ofício secular.

SUGESTÃO DE LEITURA

Viagem Marítima com D. Quixote

Thomas Mann realizou dez viagens aos Estados Unidos. Na primeira navegou a bordo do Volendam. No decurso dessa viagem o escritor dedicou-se à leitura de uma edição em quatro volumes de Dom Quixote e ocupou-se ainda com a escrita de um diário, a que chamou Viagem Marítima com Dom Quixote, onde, por um lado, expressa opiniões -certeiras, iluminadas, inteligentes -sobre a obra de Cervantes, e, por outro, descreve a vida a bordo e narra pequenos incidentes. Um magnífico ensaio que testemunha o envolvimento de um grande escritor com a obra-prima de outro grande nome da literatura.

VEJA 4 VÍDEOFOTOS

Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro 2019

Veja quatro vídeos com fotografias destacando a Grande Regata dos Moliceiros da Ria de Aveiro, um evento histórico e emblemático que decorreu este sábado, dia 6. Com saída da Praia da Torreira, Murtosa, a Grande Regata dos Moliceiros contou com 15 esplendorosas embarcações, que, engalanadas, ofereceram uma competição única, repleta de cor e muita animação.
Selecção mesclada com fotos de outros moliceiros, vogando pelos canais da cidade, pejados de turistas que quiseram associar-se aos dias de festa proporcionados pelo “Ria de Aveiro Weekend”.

Na Berlenga, longe de tudo

Menos de 13km separam a costa continental da Berlenga Grande. Mas ela é outro mundo, garantem os habitantes e exploradores da ilha agora limitada a 550 visitantes por dia. Uma medida para proteger um lugar pequeno de coisas únicas.

O singular e desconcertante mundo marinho partilhado por um pescador russo

É dura a vida a bordo dos barcos de pesca que laboram no oceano Ártico. Um quotidiano que o russo Roman Fedortsov conhece bem. O pescador partilha nas redes sociais algumas das mais estranhas, entre as espécies marinhas, que encontra nas redes da embarcação onde labora.

ECOMARE é finalista dos Prémios Regiostars 2019

Ao tornar-se um dos 24 finalistas do concurso, o ECOMARE está cada vez mais próximo de ganhar os Prémios Regiostars 2019, atribuídos anualmente pela Comissão Europeia a projetos financiados pela UE que demonstram excelência e novas abordagens no âmbito do desenvolvimento regional, com o objectivo de inspirar outras regiões e gestores de projetos em toda a Europa.

Ministra do Mar inaugura novo Farolim e Reconstrução da Cabeça do Quebra-mar da barra de Vila Real de Santo António

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e a Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, inauguraram o novo Farolim e a Reconstrução da Cabeça do Quebra-Mar Poente da Barra de Vila Real de Santo António. A empreitada foi realizada pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), representando um investimento total de 500.000€.

AÇORES

Certificação do Porto das Velas permite internacionalizar infraestrutura portuária

A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas considera que os recentes investimentos realizados no Porto das Velas, em S. Jorge, como a construção da nova gare marítima e o reordenamento e ampliação do porto, vieram dar “outra dimensão ao porto, que anteriormente não existia”.

Como a ondulação obriga a repor areia no verão? Especialistas explicam

Durante o mês de Agosto, as praias da Costa da Caparica vão encerrar à vez por causa dos trabalhos de reposição de areia. A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que a intervenção tem de ser feita no Verão porque "as condições de agitação marítima são as mais favoráveis".

Embarcações tradicionais do Tejo vão ancorar em Lisboa

A Câmara Municipal da Moita aprovou, na sua última reunião, um protocolo com a Administração do Porto de Lisboa (APL), com o propósito de serem disponibilizados, gratuitamente, pontos de acostagem na cidade de Lisboa para as embarcações tradicionais municipais.

A APL pretende promover o acesso das embarcações municipais aos locais de acostagem que estão sob a sua gestão, na cidade de Lisboa: docas de Alcântara, Santo Amaro, Belém, Bom Sucesso e Pedrouços, como forma de promover as embarcações tradicionais do Tejo, enquanto parte de um património associado à história e identidade dos municípios ribeirinhos.