Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
PASTA 76 E 76-A - PARTICIPAÇÕES DOS GUARDAS DA JARBA E AVULSOS – 1925-1949
Palavras-chave
A Bem da Nação, atitude tão desmanchada, conchas de berbigão, cresceram para mim todos os 3 indivíduos, descarreguei um tiro, eliminar os que forem considerados indesejáveis, faina da brincadeira, meios suasórios, morosidade demasiadamente prolongada, proceder energicamente contra os “meneurs” da greve, trabalhar mais e converçar menos, propaganda subterrânea de carácter comunista, pensado pelo enfermeiro…
Eis algumas das palavras-chave extraídas das dezenas de documentos patentes no Museu da Cidade de Aveiro, integrando a exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
![]() |
Porto de Aveiro e Museu da Cidade selam parceria
O Museu da Cidade de Aveiro e a Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) assinaram, este sábado, 10 de Março, um acordo de parceria tendente a potenciar a valorização e difusão dos bens patrimoniais existentes nas duas entidades através da realização de um programa de iniciativas conjuntas.
O acordo foi assinado por Maria da Luz Nolasco (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro) e por José Luís Cacho (Presidente da APA, S.A.).
![]() |
INAUGURA ESTE SÁBADO, NO MUSEU DA CIDADE, EM AVEIRO
PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949
Este sábado, 10 de Março, pelas 17:00, vai proceder-se, no Museu da Cidade de Aveiro, à inauguração da exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
Na ocasião será assinado um Acordo de Parceria entre a Administração do Porto de Aveiro e o Museu da Cidade de Aveiro, entidades que há anos vêm mantendo profícua colaboração.
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
![]() |
EM PARCERIA COM A APDL
Núcleo museológico sobre a pesca na Afurada abre em 2012
O Centro Interpretativo do Património da Afurada resulta de uma "feliz parceria" entre a Câmara Municipal de Gaia e a APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões e representa um investimento superior a um milhão de euros, aprovado e co-financiado por fundos comunitários do QREN - Quadro de Referência Estratégica Nacional.
![]() |
INAUGURA A 10 DE MARÇO, NO MUSEU DA CIDADE, AVEIRO
PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949
A 10 de Março, pelas 17:00, vai proceder-se, no Museu da Cidade de Aveiro, à inauguração da exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
Na ocasião será assinado um Acordo de Parceria entre a Administração do Porto de Aveiro e o Museu da Cidade de Aveiro, entidades que há anos vêm mantendo profícua colaboração.
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
![]() |
ÍLHAVO
Mar, Mistérios e Enigmas – Carnaval no Museu!
O Serviço Educativo do Museu Marítimo de Ílhavo lança aos mais petizes um desafio para estas férias de Carnaval: desvendar enigmas marítimos! "Numa viagem pela história dos Descobrimentos Portugueses e da pesca do bacalhau, vem brincar e conhecer as nossas coleções, revelar os segredos que guardam e descobrir algumas curiosidades do universo marítimo".
Hoje, 22 de Fevereiro, cumpre-se o último dia desta iniciativa.
![]() |
TERMINA HOJE, 17 DE FEVEREIRO
Mostra documental na Cordoaria sobre «CORVETA SÁ DA BANDEIRA»
A Marinha, através da Comissão Cultural de Marinha, promove uma mostra bibliográfica, documental e iconográfica sobre a corveta “Sá da Bandeira”, corveta mista lançada à água no “Arsenal de Marinha” precisamente há 150 anos, sob a direcção de D. Rodrigo de Sousa Coutinho.
A corveta “Sá da Bandeira” participou no combate ao tráfico da escravatura em Angola. EfeCtuou diversas comissões no Oriente (entre outras, Macau, Timor, Sião e Japão). Distinguiu-se em cações militares em Timor e Angola.
![]() |
MUSUBMAR - PORTIMÃO
Primeiros dois navios preparados para afundar em três a quatro meses
Responsáveis pela empresa portuguesa NavalTrading, com vasta experiência na manutenção e reparação de navios – mesmo de alguns da Marinha Portuguesa – esperam que os trabalhos de preparação das primeiras duas embarcações – a corveta «Oliveira e Carmo» e o patrulha «Zambeze» – estejam prontos dentro de «três a quatro meses», para que possam ser afundados em «Julho».
«Se tudo correr bem e a burocracia não atrapalhar», como disse Manuel da Luz. «Já sabemos o que a casa gasta, mas desta vez não queremos que o projecto morra por razões administrativas e burocráticas», acrescentou.
![]() |
DESTINO: SER AFUNDADA
Corveta «Oliveira e Carmo» já chegou ao Porto de Portimão
A corveta “Oliveira e Carmo”, o primeiro dos quatro navios cedidos pela Marinha de Guerra Portuguesa para integrarem o parque subaquático Ocean Revival, a criar a cerca de 5,5 quilómetros da costa, chegou sexta-feira, 10 de Fevereiro, ao fim da tarde, ao Porto de Portimão.
A antiga corveta da Marinha de Guerra Portuguesa foi rebocada desde Lisboa, tendo a viagem demorado mais cerca de oito horas que o inicialmente previsto.
O Ocean Revival é apresentado pela Câmara de Portimão como sendo um «ambicioso e original projecto que permitirá criar um espaço museológico subaquático, vocacionado para o turismo de mergulho».
![]() |
Descontaminação dos navios para afundar em Portimão custa 2,4 milhões de euros
As operações de descontaminação dos quatro navios que deverão ser afundados ao largo de Alvor, para criar o parque subaquático de mergulho «Ocean Revival», vão custar 2,4 milhões de euros, revelou ao Sul Informação Luís Sá Couto, presidente da Musubmar – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, que promove o projecto.
O primeiro dos navios, a corveta «Oliveira e Carmo», chegou a Portimão na sexta-feira ao fim da tarde, puxada por um potente rebocador, depois de uma viagem algo atribulada de 26 horas desde o Alfeite, no estuário do Tejo. É que, por já não ter leme, a corveta «atravessou-se» várias vezes, dificultando a navegação e a sua progressão.
![]() |
NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ | ÍLHAVO
Docagem, recuperação e remodelação de conteúdos
Hoje, 7 de Fevereiro, cerca das 14 horas, o Navio-Museu Santo André vai ser rebocado para a doca seca dos estaleiros da NAVALRIA, S.A. onde, durante aproximadamente cinco semanas, será objecto de trabalhos de recuperação da infra-estrutura, com relevo para os trabalhos de reparação e pintura do costado e dos mastros, assim como isolamento do convés.
Após esta intervenção, o Navio-Museu Santo André reabrirá ao público com um renovado conteúdo expositivo, de modo a valorizar a celebração dos 75 anos de vida do Museu Marítimo de Ílhavo.
![]() |
Museu do Oriente traz Descobrimentos às crianças
O Museu do Oriente quer dar aos mais pequenos a possibilidade de seguirem os passos de Vasco da Gama com a oficina "Terra à Vista", a realizar em Fevereiro. As crianças são convidadas para uma aventura que promete relembrá-las das experiências vividas pelo capitão-mor das primeiras embarcações que chegaram à Índia a partir da Europa.
![]() |
INVESTIMENTO DE 4 MILHÕES DE EUROS
Museu Marítimo de Ílhavo ainda mais atractivo
O Museu Marítimo de Ílhavo vai ser ampliado com uma nova ala, que compreende um aquário de bacalhaus e um pólo de investigação, aproveitando a antiga escola preparatória nas imediações, anunciou esta quinta-feira o presidente da autarquia, Ribau Esteves.
A inauguração das novas valências vai marcar os 75 anos do Museu municipal que afirma a vocação histórica de Ílhavo para o mar e recebe, no conjunto, um investimento de quatro milhões de euros.
![]() |
SUÉCIA
Museu do VASA
O Museu do Vasa (Vasa Museet) é um museu histórico temático localizado em Estocolmo, na Suécia. Trezentos e trinta e três anos mais tarde, na década de 1950, o navio foi encontrado imerso no lodo do fundo do porto, que teve a virtude de conservar relativamente intacta a estrutura da embarcação.
Iniciou-se assim um dos mais importantes trabalhos de resgate e restauração do nosso tempo, apresentado ao público num museu histórico temático, onde os visitantes podem observar os diversos aspectos construtivos e de resgate, limpeza, preservação e restauração da embarcação, assim como aspectos da vida quotidiana da Suécia no início do século XVII.
![]() |
15.02.1843
Arquivo Histórico e Arquivo Central da Marinha
A 15 de Fevereiro de 1843, por decreto, é reunida em Arquivo a documentação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar. O Arquivo da Marinha conserva registada a memória da Marinha, nas suas múltiplas actividades - pessoal, navios, organismos, infra-estruturas e legislação - em áreas geográficas diversificadas, ao longo dos últimos 250 anos.
![]() |
Museu Virtual do Porto de Setúbal: Uma memória presente
O Museu Virtual do Porto de Setúbal é um álbum online, de consulta livre, com acesso através da página do Porto de Setúbal. Tem o objectivo de recolher e divulgar memórias do porto através de fotografias, livros, folhetos, publicações periódicas, grafismos e outros documentos que testemunhem o seu passado nos aspectos económicos e sócio-culturais.
![]() |
Barracuda passa a submarino-museu após mais de 40 anos ao serviço da Marinha
O antigo submarino Barracuda vai entrar em missão civil a partir de 2013, passando a constituir um núcleo museológico aberto ao público, a instalar na zona ribeirinha do Farol de Cacilhas. O submarino esteve cerca de quatro décadas em serviço.
O Barracuda, desactivado em 2009, vai ficar instalado em Cacilhas junto à fragata D. Fernando II e Glória, constituindo um "pólo museológico" do Museu da Marinha.
![]() |
Museu de Marinha recebe distinção
A Assembleia Geral da ANL - Associação Naval de Lisboa considerou relevantes e inestimáveis os serviços prestados pelo Museu de Marinha, ao longo de muitas dezenas de anos, à causa dos desportos náuticos e à divulgação do património histórico e cultural associado à vocação marítima portuguesa. Nestas circuntâncias aquela Assembleia decidiu por unanimidade atribuir a catagoria de “Sócio Honorário” ao Museu de Marinha.
![]() |
ENCERRA ESTA SEXTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO
Exposição «50 Anos Funchal»
O "Blogue dos Navios e do Mar" oferece detalhada reportagem fotográfica da inauguração da exposição comemorativa dos 50 anos do paquete FUNCHAL no átrio da Câmara Municipal do Funchal.
Iniciativa promovida pelo CEN - Clube de Entusiastas de Navios, com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal e de Luís Miguel Correia, investigador de história marítima contemporânea e autor de 20 livros versando temas associados aos navios e ao mar.
Exposição aberta ao público até 9 de Dezembro.
![]() |
NO MUSEU DE MARINHA, A PARTIR DE HOJE
Um Mar de Peças - LEGO Fan Event
O Museu de Marinha (MM), o Clube dos Amigos do Modelismo Pedagógico LEGO User Group (CAMP LUG) e o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA) organizam uma exposição temporária intitulada “Um Mar de Peças. LEGO Fan Event”, de 01 a 11 de Dezembro de 2011, nas Salas Henrique Mauffroy de Seixas e D. Luís do Museu de Marinha.
A exposição terá como ponto central o brinquedo LEGO, visando divulgar a história daquele que foi considerado o “brinquedo do século XX”, dando um enfoque especial aos brinquedos e construções associadas ao Mar e à Marinha produzidos nos últimos 75 anos.