Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




HOJE, SÁBADO

Lançamento do projecto «O Museu de Marinha faz anos»

No âmbito da comemoração dos seus 150 anos o Museu de Marinha apresenta este sábado, 2 de fevereiro, às 16h00, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, um procjeto que consiste na escolha dos 150 objetos mais representativos das colecções do Museu aos olhos dos visitantes mais jovens.

ESTE SÁBADO A TARDE

RTP estreia programa «Aqui Portugal» no Museu Marítimo de Ílhavo

Este sábado, 19 de Janeiro, a RTP estreia o novo programa de televisão “Aqui Portugal”, numa emissão de quatro horas em directo a partir do Museu Marítimo de Ílhavo. Com apresentação de Sónia Araújo e Jorge Gabriel, o novo programa “Aqui Portugal” proporcionará a todos os espectadores da RTP uma tarde de aventura e descoberta do melhor que há, numa viagem pela história, cultura, património e gastronomia do nosso País.

ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO, AUTOR DE «VINTE VELEIROS»

Azul dos ventos, em exposição no Museu da Cidade de Lisboa

Integrada na programação do Ano do Brasil em Portugal, a exposição Azul dos Ventos, de Arthur Bispo do Rosário, é um evento organizado pela Câmara Municipal de Lisboa em colaboração com a Funarte/ Ministério da Cultura Brasileira e o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Esta exposição pode agora ser vista em Lisboa, até 3 de Fevereiro, depois de ter estado patente no Victoria and Albert Museum, em Londres.

Portugal já tem em Ílhavo o seu primeiro Aquário de Bacalhaus

A enchente era a esperada, numa terra que se afirma como a "Capital portuguesa do Bacalhau”. O auditório e o átrio do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) foram pequenos demais para acolher todos aqueles que quiseram assistir neste domingo à festa de inauguração do Aquário de Bacalhaus, a nova aposta do espaço museológico dedicado à cultura do mar.

EM 2013

Museu de Marinha comemora 150 anos

Durante este ano o Museu de Marinha irá comemorar 150 anos de existência. Criado por decreto de 22 de julho de 1863, começou por ser um museu didático, ligado à Escola Naval. Ao longo deste século e meio de existência viu a sua coleção crescer significativamente, facto que implicou a transferência do espólio para instalações com a dimensão adequada. Desde 1962 encontra-se em Belém, numa ampla área que inclui as alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos.

AQUÁRIO DE BACALHAUS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Inauguração a 13 de Janeiro de 2013

No seguimento da decisão de cancelamento da inauguração do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo (prevista para 16 de Dezembro), consequência das condições meteorológicas adversas que se registaram nas Regiões Centro e Norte de Portugal no dia 14, a nova infra-estrutura vai ser inaugurada a 13 de Janeiro, pelas 16:30.

OBRA ATESTA A IMPORTÂNCIA DA MADEIRA NAS ROTAS MARÍTIMAS DO IMPÉRIO COLONIAL INGLÊS

Madeira não está obrigada a devolver pintura reivindicada por lorde inglês

O Governo Regional da Madeira não tenciona devolver o quadro do pintor Thomas Buttersworth, adquirido há quatro anos pelo Museu Quinta das Cruzes à leiloeira Christie’s. “A nossa compra é totalmente legítima”, garantiu ao PÚBLICO a secretária regional do Turismo e Cultura, Conceição Estudante, com a tutela do Museu Quinta das Cruzes.
A governante sublinha que o museu madeirense seguiu escrupulosamente os procedimentos da licitação internacional pública, quando o arrematou à famosa casa de leilões londrina Christie’s.

Cancelada a inauguração do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo

O temporal que assolou o Município de Ílhavo e as Regiões Norte e Centro de Portugal causou danos no edifício do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo que necessitam de vários dias para serem reparados, além de impedir que sejam terminadas algumas pequenas tarefas de acabamentos.
Considerando estas circunstâncias atípicas, a inauguração desta obra da Câmara Municipal de Ílhavo marcada para domingo, 16 de dezembro de 2012, é cancelada, ficando a sua realização para data a anunciar nos próximos dias.

Novos bacalhaus chegaram sãos e salvos ao Museu de Ílhavo

Chegaram quarta-feira à noite, a Ílhavo, os primeiros 20 bacalhaus que vão viver no Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) – que estava para abrir ao público este domingo –, provenientes da Noruega, no âmbito de uma parceria com o Museu Marítimo de Alesund.

15 DE DEZEMBRO

Visitas guiadas - Itinerários Culturais e Patrimoniais na Marinha

Vai realizar-se no dia 15 de dezembro de 2012 mais uma Visita Guiada no âmbito do programa “Itinerários Culturais e Patrimoniais”. A visita inicia-se às 09h45 nas Instalações da Marinha, na Praça da Armada – Alcântara, com a concentração dos participantes a partir das 09h15. A visita engloba ainda a Biblioteca Central de Marinha, em Belém – Jerónimos e o Arquivo Histórico de Marinha, terminando às 13h00 horas.

PROTECÇÃO CONTRA OS PERIGOS DO MAR

Formas de Devoção

Conjunto de objectos de devoção, entre o registo popular e o erudito, colocando em evidência as contaminações figurativas entre as peças cerâmicas e outras de paramentaria, ourivesaria, pintura, escultura, gravura e mosaico, entre o século XVI e o XIX. A protecção contra os perigos do mar suportados em viagens, levavam à utilização de objectos de devoção de pequena dimensão, expressão de religião e fé.

Faróis franceses

A exposição temporária “Faróis”, patente no Museu Nacional da Marinha francês já terminou em sala, mas há muito deste universo fora do comum para ver na web.

ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

Inauguração da exposição «Paquetes Portugueses - Retratos da sua história»

Este sábado decorre, no Museu Marítimo de Ílhavo, a inauguração da exposição “Paquetes Portugueses – Retratos da sua história”, produzida pelo Museu de Marinha e cedida para exposição no âmbito do importante trabalho de cooperação institucional entre os dois Museus.

30 DE OUTUBRO DE 2012

Dois antigos navios da Marinha afundados ao largo de Portimão

Dois dos quatro navios da Marinha de Guerra Portuguesa que integram o parque subaquático para mergulho no Algarve, Ocean Revival, foram afundados esta terça-feira ao largo de Portimão, operação que os promotores consideraram como "um êxito".
"Os navios ficaram na posição que estava programada, ou seja, direitos e a cerca de 30 metros de profundidade", sublinhou Luís Sá Couto, promotor do projeto Ocean Revival.

VÍDEO EM DESTAQUE

Antigos navios de guerra afundados ao largo de Portimão vão servir de museu subaquático

A imagem é inédita em Portugal. Dois antigos navios de guerra foram afundados ao largo de Portimão. Os explosivos foram detonados para que navios submergissem em pouco mais de 2 minutos. A Corveta Oliveira e o Carmo e o Patrulha Zambeze vão servir de museu subaquático a duas milhas de Alvor.

ESTE DOMINGO

11.º Aniversário de Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo

Assinalando o 11.º Aniversário do Renovado MMI este domingo, dia 21 de outubro, a CMI reservou para este dia a abertura da renovada Sala dos Mares, pelas 17h30, numa aposta continuada de renovação do discurso expositivo existente, tornando-o mais completo e cativante.

COM VÍDEO

Museu subaquático no Algarve nasce com afundamento do primeiro velho navio de guerra

Quatro antigos navios da Armada portuguesa estão prestes a serem afundados ao largo de Portimão, nascendo o primeiro museu subaquático português. A corveta "Oliveira e Carmo" é a primeira a ir ao fundo, em finais de Outubro, tendo como destino tornar-se recife artificial.

TERMINA ESTA SEXTA-FEIRA, NO MUSEU DE MARINHA

Caixa da Memória | Frota de Paz nos Mares em Guerra

Integrado nas comemorações do 50.º aniversário da presença do Museu de Marinha no Mosteiro dos Jerónimos e do 75.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo estão presentes na Sala D. Luís do Museu de Marinha até esta sexta-feira, 19 de outubro, as exposições do Museu Marítimo de Ílhavo “Caixa da Memória – Tributo aos Homens que foram ao Bacalhau” e “Frota de Paz nos Mares em Guerra”.

NO MMI, ATÉ 28 DE OUTUBRO

Barcos do Museu

Barcos do Museu é uma exposição representativa das principais famílias de barcos que habitam nas coleções do Museu Marítimo de Ílhavo. Unidades em miniatura que resultam de doações de registo certo e incerto, muitas delas são modelos que remontam às origens do Museu, outras são de incorporação recente, fruto da reanimação da prática do modelismo náutico que o declínio das frotas de pesca e mercante acabou por gerar.

TÁ MAR 2012

No âmbito das comemorações dos seus 75 anos, o Museu Marítimo de Ílhavo convidou o encenador Graeme Pulleyn a desenvolver um projeto teatral a partir do texto clássico de Alfredo Cortez. Neste projeto, o encenador propõe-se trabalhar com atores, músicos e toda a comunidade do Concelho de Ílhavo numa interpretação contemporânea de “Tá Mar”.

Total: 222
1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12