Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EDUARDO FEIO, PRESIDENTE DOS PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ, ASSEGURA:

Portos estão na linha da frente da transição energética e tecnológica

Os portos de Aveiro e da Figueira da Foz têm uma importância estratégica, em particular, para a região Centro. E funcionam como um complemento à atividade industrial da Mealhada e Pampilhosa. São verdadeiras plataformas logísticas e contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento da região. Eduardo Feio, presidente da Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, enunciou a importância destes portos e os investimentos que estão a ser feitos, numa perspetiva de maior competitividade.

A 24 DE MAIO

APREN junta três ministros e vários especialistas para Falar sobre Renováveis Oceânicas

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis vai debater o potencial das renováveis oceânicas no primeiro evento totalmente dedicado ao tema. O Oceanic Renewables Summit está marcado para 24 de Maio, no Museu do Oriente, em Lisboa, e tem já confirmada a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, do Ministro das Infraestruturas e do Ministro da Economia e do Mar.

PLANO DE AFETAÇÃO PARA ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE

CAMINHA ACOLHE SESSÃO DE ESCLARECIMENTO

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre o Plano de Afetação para Energias Renováveis Offshore, na quinta-feira, 18 de Maio, pelas 12h00, no Auditório do Museu Municipal de Caminha.

A sessão será mais um fórum de participação e de auscultação das comunidades com interesse na matéria e contará com a presença de José Simão, Diretor-Geral da DGRM.

Imprensa internacional fala de «investimento histórico» da Repsol em Sines

A Repsol vai investir 657 milhões de euros na expansão do seu complexo industrial em Sines, com a construção de duas novas fábricas.

Para lá dos 143 hectares que a Repsol já ocupa em Sines, vão ser somados cerca de 38 hectares para esta expansão, com a construção de duas novas fábricas de polietileno linear e de polipropileno, com capacidade de produção de 600.000 toneladas por ano.

PORTO DE AVEIRO E PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ ADEREM À PLATAFORMA WINDEUROPE PORTS E PARTICIPAM, PELA PRIMEIRA VEZ, NO SEU EVENTO ANUAL

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz aderiram à Plataforma WindEurope Ports, da associação WindEurope, sendo os únicos portos portugueses que a integram.
Esta plataforma, que tem como objectivo o aumento da visibilidade do papel dos portos na indústria eólica offshore, promove, entre outros, a identificação de novos projectos, bem como a partilha de melhores práticas e conhecimento.

Galp investe 486 milhões em hidrogénio verde e biocombustíveis em Sines

Energética prepara investimentos na sua refinaria para construir até ao final de 2025 unidades de produção de hidrogénio verde e biocombustíveis (aviação e rodovia) que vai gerar mais de 400 milhões de euros de receitas anuais.

Plano de afetação de áreas para as eólicas no mar ainda pode demorar seis meses

O Governo instruiu a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos para preparar o plano de afetação de áreas marítimas para as eólicas offshore, no âmbito da pretensão do executivo de desenvolver até 10 gigawatts (GW) de capacidade eólica no mar até 2030. E com o despacho agora publicado, começa a contar um prazo de seis meses para que o plano esteja concluído.

Repsol e APL promovem abastecimento marítimo de combustível renovável

A Repsol e a Administração do Porto de Lisboa (APL) estão a colaborar num projecto piloto de abastecimento marítimo da frota de pilotagem da APL com um novo produto com incorporação de 20% de biocombustível.

O primeiro abastecimento ocorreu na instalação da Repsol no Terminal de Líquidos da Banática, tendo este combustível sido aprovado pelo construtor dos motores das embarcações da APL.

A 19 DE MAIO, NO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LEIXÕES

IN Conference INEGI 2023 dedicada à transição energética

Debater toda a cadeia de valor da energia, dos produtores à indústria, enquanto setor consumidor e facilitador, indo ao encontro das oportunidades emergentes para a competitividade das empresas portuguesas. Este é o objetivo da IN Conference INEGI deste ano, que é dedicada à questão 'Transição Energética: Acelerar para Competir?'.

Projectos e Investimentos em Energias Renováveis levam Ministro das Infraestruturas ao Porto de Setúba

O Porto de Setúbal recebeu o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, a Secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura e o Secretário de Estado do Mar, José Costa, para uma visita aos locais que acolherão os futuros Projectos e Investimentos de Energias Renováveis, na área de jurisdição do porto setubalense.

Esta visita reforçou a estratégia do Porto de Setúbal em afirmar-se como um hub para as energias renováveis, dispondo de infraestruturas e áreas de expansão adequadas de suporte à cadeia de valor nos projetos de energia eólica offshore nacionais e para exportação.

Agência do Ambiente dá parecer favorável à expansão da Repsol em Sines

Complexo Petroquímico da Repsol obteve Declaração de Impacto Ambiental favorável para expandir a área. Agência do Ambiente dá "sentido favorável" a projecto considerado de Potencial Interesse Nacional.

CSWind Portugal investe 100 milhões na ampliação de instalações no Porto de Aveiro

A CSWind Portugal prepara-se para crescer na Zona de Atividades Logisticas do Porto de Aveiro. Lança no final deste mês o arranque da obra de expansão de instalações no lote ao lado das atuais instalações.

O maior produtor mundial de pás eólicas recebe, no dia 31 de Março, às 14h30, o Ministro das Infraestruturas, o embaixador coreano em Portugal, autarcas locais e parceiros de negócios numa cerimónia que assinala a expansão das instalações.

Ministro das Infraestruturas homologa Memorando de Entendimento entre o Porto de Setúbal e a Ocean Winds

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. e a Ocean Winds, joint-venture entre EDP Renováveis e ENGIE dedicada à energia eólica offshore, assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de identificar e avaliar as capacidades existentes e potenciais do Porto de Setúbal para acolher eventuais projetos de construção de equipamentos de energia eólica marítima. A cerimónia decorreu a 10 de março, no auditório do Edifício Sede da APSS e contou com a presença e homologação do Ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Propostas sobre áreas de implantação para renováveis no mar em audição pública até 10 de Março

Termina dia 10 do corrente mês a audição pública referente às propostas de delimitação das zonas de implantação para energia renovável no mar (‘offshore’).

A audição é aberta a todos os cidadãos, organizações, entidades, municípios, entre outros, que podem apresentar sugestões e contributos sobre a proposta preliminar das áreas afetas à implantação de energias renováveis offshore.

Projecto de 2.500 ME para parque eólico offshore na Figueira da Foz

A IberBlue Wind anunciou o primeiro projecto em Portugal para parque eólico ‘offshore’ (no mar) flutuante de 990 megawatts (MW), ao largo da Figueira da Foz, num investimento estimado de 2.500 milhões de euros.

“Denominado de Botafogo, em homenagem ao galeão português que foi construído no séc.XVI e que ficou conhecido como o navio de guerra mais poderoso do mundo na sua época, o parque eólico ocupará uma área de 359 km2 e terá 55 turbinas eólicas, cada uma com uma capacidade de 18MW, o que perfaz um total de 990 MW de capacidade instalada, que poderão fornecer electricidade a centenas de milhares de casas”, anunciou, em comunicado, a ‘joint-venture’ irlandesa e espanhola criada para a promoção de parques eólicos ‘offshore’ flutuantes na Península Ibérica.

CS Wind Portugal incentiva o desenvolvimento da economia local em zonas periféricas

A CSWind é maior fabricante do mundo na produção de torres eólicas em Portugal. Adquiriu a ASM Industries, onde encontrou as condições ideais para operar.
Hee-Joung Moon, Diretor Geral da CSWind a nível nacional, explica o investimento realizado nas duas unidades de produção existentes, mas também o crescimento estimado em cerca de 50% por ano e conta "atingir cerca de 400 milhões de euros de receitas em 2025".

INEGI contribui para levar digitalização e energia limpa aos portos nacionais

O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é um dos parceiros de um projeto mobilizador que tem na mira o aumento da competitividade dos portos marítimos portugueses. O caminho da competitividade está traçado e passa pela digitalização da atividade portuária, com o objetivo de melhorar a sua eficiência, e pelo investimento na eletrificação, nas energias renováveis e no autoconsumo daquelas estruturas.

Terminal de Gás Natural Liquefeito do Porto de Sines bate records em 2022

Em comunicado, a REN revelou que, em 2022, “o Terminal de GNL de Sines efetuou 71 operações de descarga de navios metaneiros. O anterior máximo datava de 2019, com 67 receções, das quais 65 tinham sido descargas e duas operações de arrefecimento de navios”.

SINES

APS lança concurso público para construção de central fotovoltaica

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) lançou um concurso público para a construção de uma unidade de produção fotovoltaica para autoconsumo na cidade alentejana, num investimento de quase dois milhões de euros.

O anúncio do concurso público para a empreitada, denominada “Porto de Sines – Unidade de Produção Fotovoltaica para Autoconsumo”, foi publicado a 2 de Janeiro em Diário da República (DR).

VEJA O VÍDEO

Sines e Roterdão juntos no Projecto H2Sines.RDAM

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, presidiu, dia 16 de Dezembro,, à cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento entre os parceiros que integram o Projecto H2Sines.RDAM, que consiste no desenvolvimento de um corredor logístico de Hidrogénio Verde que ligará, por via marítima, os portos de Sines e Roterdão.

Total: 229
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12