Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Visita de Estudo ao Porto de Leixões e ao CIIMAR

Os alunos do ensino secundário da Escola Básica e Secundária realizaram uma visita de estudo ao Porto de Leixões e ao CIIMAR, no dia 15
de novembro.
A visita foi organizada pelas professoras Cândida Paulos e Sónia Guimarães, docentes de Geografi a e Biologia, respectivamente.

O Mar Português da ADSA e a Sustentabilidade no Porto de Aveiro

Na ADSA – Academia de Saberes de Aveiro, desenvolve-se, desde há cinco anos, o conhecimento sobre o nosso Mar numa disciplina designada por “O Mar Português”.
Os temas tratados têm sido os mais variados, centrados na realidade e nas potencialidades que o nosso Mar encerra e que poderão contribuir para que o nosso futuro seja bem diferente.

O Mar Começa Aqui | Inscrições Abertas

A campanha “O mar começa aqui” visa educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Promover a cidadania activa e estimular a criatividade dos nossos jovens são as palavras de ordem desta campanha que tem a arte como elemento impulsionador.

A 5, 6, 13 E 14 DE DEZEMBRO

Centro de Formação da APDL promove a iniciativa «Oficinas Criativas»

No âmbito do projecto “Formação Sénior“, o Centro de Formação da APDL promove a iniciativa “Oficinas Criativas”, especificamente dirigida a formandos séniores.

Nos dias 5, 6, 13 e 14 de dezembro, das 14h às 17h, serão desenvolvidas várias actividades alusivas à época natalícia.
Com caráter formativo, este projeto visa a partilha e aquisição de conhecimentos, promovendo o convívio entre os participantes e a ocupação do tempo de forma lúdica e produtiva.

DIA 30, WEBINAR NO CENTRO DE FORMAÇÃO DA APDL

«Desafios Éticos do Trabalho Híbrido»

O Centro de Formação da APDL promove, quarta-feira, dia 30 de novembro, pelas 10 horas, um Webinar subordinado ao tema “Desafios Éticos do Trabalho Híbrido”.
Webinar conduzido por Helena Gonçalves, docente, investigadora e consultora em Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Católica Porto Business School.

Alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de São Martinho do Porto participaram em «Caminhada com as Algas»

Os alunos das turmas da EB1 de São Marinho do Porto participaram numa caminhada pedagógica intitulada “CAMINHADA COM AS ALGAS” dinamizada pelo CAFanafonso – Indoor Outdoor e Natureza – com o objetivo de aliar o exercício na natureza à descoberta de toda a história do “Limo Vermelho”, alga característica da praia de São Martinho do Porto.

Para o Instituto Portuário e Marítimo de Angola

Centro de Formação da APDL promove curso «O Negócio Portuário e a Gestão de Terminais»

O Centro de Formação da APDL, promoveu para o Instituto Portuário Marítimo de Angola, KDC, um curso sobre "O Negócio Portuário e a Gestão de Terminais", que teve início esta segunda-feira, dia 21 de novembro, e se estende até 30 de novembro.

Esta acção foi desenvolvida à medida e em exclusivo para esta entidade e abordará várias matérias de âmbito portuário, designadamente: a Autoridade Portuária; O comércio internacional e os incoterms; Logística e intermodalidade; a Indústria Marítima e os serviços portuários; Gestão de Terminais; Sistemas de Informação e Segurança (IMDG e ISPS).

PROMOVIDO PELO CENTRO DE FORMAÇÃO DA APDL

SEMINÁRIO «A Importância da Medicina do Sono»

O Centro de Formação APDL, numa iniciativa conjunta com a Divisão das Obras Sociais e o Departamento de Saúde Ocupacional, promove quarta-feira, dia 23 de novembro (10h-12h), no Auditório José Lima Torres, um seminário sobre “A Importância da Medicina do Sono”.
O evento é de acesso gratuito, mas carece de inscrição.

Porto de Setúbal recebe alunos do For-Mar

O Porto de Setúbal recebeu em 28 de outubro um grupo de alunos do FOR-MAR (Centro de Formação das Pescas e do Mar), acção de Marinheiro – 2ª Classe do tráfego Local, no âmbito da Unidade de Formação do Curso de Operações de carga e descarga em navio, para uma visita com o objectivo de conhecer o porto e as suas atividades, proporcionando aos formandos uma convivência efetiva com a realidade portuária.

Foi realizada uma sessão de apresentação do Porto de Setúbal no auditório da APSS, com explicação dos projectos de desenvolvimento em curso e dos processos nas suas diferentes actividades, a que se seguiu uma visita aos principais terminais portuários para observação das operações, bem como como ao hangar do Trem Naval.

Academia Portuária de Setúbal na formação sobre concessões portuárias

A Academia Portuária de Setúbal realizou, dia 24 de outubro, mais uma acção de formação portuária específica, desta vez sobre Concessões Portuárias, tendo sido abordados temas relacionados com as vantagens das concessões, acompanhamento, dimensões administrativas, operacional, financeiro e logístico, bem como a gestão da concessão no dia a dia do ponto de vista do concedente, operador e utilizador, navio e dono da carga.

29 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

10.º Seminário «Desafios do Mar Português» debate a arte com inspiração no mar

A 10.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” realiza-se este sábado, 29 de Outubro, no Museu Marítimo de Ílhavo, sob o tema “Do Mar às Artes”. O evento, gratuito, é creditado como uma formação de pequena duração (6 horas) para educadores de infância e professores de todos os níveis de ensino, mediante posterior inscrição no site do Centro de Formação da Área (aqui).

A temática dedica-se às mais variadas expressões artísticas que têm o mar como inspiração, divulgando manifestações culturais que realçam a afirmam a identidade marítima portuguesa. “A 29 de Outubro voltam a reunir-se todos aqueles que têm interesse pela cultura marítima. Este ano juntam-se a eles os interessados pela arte, criação artística e todos os que procuram fruição cientifico-cultural através do património”.

CURSO EUROPEU DE PRIMEIROS SOCORROS

Segunda e terça-feira, no Centro de Formação da APDL

O Centro de Formação da APDL promove o CURSO EUROPEU DE PRIMEIROS SOCORROS, tendo presente a preocupação em dotar os colaboradores de competências para a estabilização de uma vítima, em caso de acidente ou doença, até à chegada dos meios de socorro.

VIANA DO CASTELO

Administração abriu porto à comunidade e premiou os dois melhores alunos do concelho

Celebrou-se recentemente o Dia do Porto de Viana do Castelo, com a abertura daquela infraestrutura a visitas por parte da comunidade da capital do Alto Minho. A par de diferentes atividades, destaque para uma viagem de barco que permitiu conhecer melhor a área do porto e ainda para a entrega de prémios monetários aos dois melhores alunos do 12.º ano no concelho.

ATÉ DIA 20

Figueira da Foz é palco do seminário «Economia Azul Sustentável»

O seminário “Economia Azul Sustentável” que começou dia 18 e termina esta quinta-feira, tem lugar no auditório da Incubadora Mar & Indústria e conta com a apresentação dos projectos e produtos desenvolvidos pelo laboratório Marefoz, da Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa para Grupos de Acção Local (GAL), trata-se de um encontro europeu e é uma organização conjunta da Fisheries and Aquaculture Monitoring Evaluation and Local Support Network (FAMENET), da Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (ADELO), da Incubadora Mar & Indústria (Incubadora de Empresas da Figueira da Foz) e do Laboratório Marefoz.

FCT Nova e Transitários de Portugal fazem parceria para novo Mestrado em Logística Marítima

A Nova School of Science and Technology (FCT Nova) estabeleceu uma parceria com a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, de modo a contribuir para o desenvolvimento das Blue Skills a nível dos quadros superiores das organizações.

Esta parceria permite uma aproximação da FCT Nova “à realidade da indústria marítimo-portuária contribuindo, assim, para o desenho de ofertas educativas que satisfaçam as necessidades reais do tecido empresarial”, refere a instituição de ensino.

Recurso educativo digital «Era uma vez um peixe chamado bacalhau…»

No âmbito do projecto “Era uma vez um peixe chamado bacalhau: para uma utilização sustentável dos recursos marinhos”, foi criado o recurso educativo digital “Era uma vez um peixe chamado Bacalhau”, que envolve um conjunto de memórias relacionadas com a pesca do bacalhau, sendo exploradas diferentes dimensões associadas a esta temática: História e Cultura, Vida a Bordo, Biologia, Pesca e Sustentabilidade.

Com base neste recurso, são propostos vários desafios para a exploração didática das temáticas. O recurso é de utilização livre e destina-se ao público em idade escolar, em particular aos alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade.

CANDIDATURAS ABERTAS

Curso «Aplicação de técnicas geofísicas em Geologia Marinha e impacto ambiental»

Estão abertas candidaturas, até ao final do corrente mês de Setembro, para a primeira edição do curso “Aplicação de técnicas geofísicas em Geologia Marinha e impacto ambiental“.

Escola do Mar dos Açores está certificada

A Escola do Mar dos Açores, inaugurada há dois anos, no Faial, já está certificada como entidade formadora, e pretende ser "um auxiliar" na formação da classe piscatória e suas comunidades, anunciou o presidente do Governo açoriano.

“Finalmente a Escola do Mar está devidamente certificada e pretende ser um auxiliar na formação, na preparação dos nossos pescadores e das nossas comunidades”, disse José Manuel Bolieiro.

23 DE SETEMBRO

Jornadas Europeias do Património - Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra

O Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra junta-se ao Arquivo Ephemera, à Fundação Amélia de Mello, ao Arquivo da Baía do Tejo e ao Arquivo da Câmara Municipal do Barreiro na realização do colóquio “Fontes para a história social de Portugal”.
Vai falar-se das Gares Marítimas de Alcântara e dos seus painéis da autoria de Almada Negreiros.
Dia 23 no Museu Industrial da Baía do Tejo.

PROMOVIDO PELA APDL | DE 20 A 29 DE SETEMBRO

CURSO DE GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE

A gestão do tempo e a produtividade são conceitos que estão intimamente ligados e que constituem um dos factores críticos de sucesso para uma boa organização das equipas.
A comunicação, as ferramentas de auxílio à gestão, são apenas alguns dos aspectos a serem abordados no curso de Gestão do Tempo e Produtividade, a decorrer nos dias 20, 22, 27 e 29 de Setembro, no Centro de Formação da APDL.

Total: 934