Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Centro de Formação da APDL apresenta Oferta formativa para 2024
O Centro de Formação da APDL apresenta o seu Plano de Formação para 2024, com uma aposta na oferta formativa e na qualidade e inovação dos equipamentos de simulação sofisticados, presentes no Centro de Formação.
Sendo uma infraestrutura vocacionada para a prestação de serviços de formação, consultadoria e aluguer de instalações, o Centro de Formação da APDL assume-se como um parceiro para o desenvolvimento da atividade logístico-portuária.
![]() |
PÓS-GRADUAÇÃO
Marketing para a Economia Azul
A pós-graduação em Marketing para a Economia Azul, desenvolvida no âmbito do PRR-BDA, tem como objetivo oferecer formação especializada na área do marketing para todas as organizações que se relacionem com a Economia Azul.
O curso destina-se a licenciados, com experiência profissional, que tenham como objetivo vir a exercer funções nesta área ou que, trabalhando já na área, queiram aprimorar os conhecimentos, podendo assim ser capazes de satisfazer de forma esclarecida as necessidades, desafios e oportunidades empresariais e políticas, bem como a futuros empreendedores nesta área profissional e de conhecimento.
![]() |
24 HORAS DE LOGÍSTICA
O 24 HORAS DE LOGÍSTICA é um evento formativo, de carácter experiencial, focado no desenvolvimento de equipas logísticas.
Decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes, bem como colocar à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.
![]() |
Núcleo de Simulação da APDL conclui projecto formativo desenvolvido para a Portos dos Açores
O Núcleo de Simulação da APDL desenvolveu um projecto formativo para a Portos dos Açores, no qual os formandos, Mestres de Tráfego Local e Pilotos, para além da prática em Simulador, tiveram a possibilidade de acompanhar várias manobras, em contexto real, com a equipa de profissionais da APDL.
![]() |
Reunião da Rede Hub Azul em Peniche
O FOR-MAR, enquanto Hub Azul School, esteve presente na Reunião da Rede Hub Azul que teve lugar na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPL, em Peniche. No evento, cada HUB apresentou o seu projeto e estratégia de negócio e realizaram-se vários workshops de partilha de conhecimento e de estratégias de inovação, internacionalização e de comunicação.
A Rede de Infraestruturas para a Economia Azul - Hub Azul inscreve-se no Programa de Recuperação e Resiliência e tem por objetivo contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a mais competitiva, mais coesa, mais inclusiva e mais sustentável, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital.
![]() |
Oceanário de Lisboa lança revista para professores
Os professores são os mais fortes aliados para a criação de uma geração azul.
Para continuar a contribuir para uma comunidade escolar mais consciente da importância do oceano, o Oceanário de Lisboa lança a revista digital mensal «Um oceano para ensinar», com conteúdos preparados exclusivamente para os professores.
![]() |
No Auditório da APS
Protecção Civil promove workshop sobre riscos tecnológicos e industriais
O Comando Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo, em conjunto com o Comando Sub-regional do Alentejo Litoral promovem, no dia 2 de fevereiro, um workshop sobre risco tecnológico.
O evento decorrerá no Auditório da Administração do Porto de Sines e será subordinado ao tema “Riscos Tecnológicos – Indústrias Seveso”.
![]() |
JANEIRO
Workshops para professores no Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa desenvolve acções de formação profissional para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas actividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.
![]() |
ÁREA DAS PESCAS INCLUÍDA
Sines Tecnopolo ultrapassa marca histórica na formação
O Sines Tecnopolo anuncia que atingiu um marco significativo na sua trajetória, ultrapassando pela primeira vez a marca de 4000 formandos em apenas um ano, cujo feito reflecte não apenas um número, mas um compromisso duradouro com a excelência da formação e o desenvolvimento regional.
![]() |
Curso de Construção Naval em Madeira entra na fase final
O curso de Construção Naval em Madeira, realizado pelo FOR-MAR em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, está na sua fase final!
O resultado foi a construção de duas embarcações à escala e de uma bateira em tamanho real destinada à exploração marítimo-turística, que aguarda o licenciamento pela DGRM para entrar em operação.
![]() |
Centro de Formação da APDL promoveu curso de Operação de Rebocadores Portuários
O Centro de Formação da APDL promoveu, nos dias 29 e 30 de novembro, mais uma edição do curso de Operação de Rebocadores Portuários, no Núcleo de Simulação da APDL.
Os participantes são mestres, profissionais do setor que individualmente se inscreveram para consolidar conhecimentos e usufruir deste formato de formação caraterizado por uma experiência mais imersiva.
![]() |
PORTO DE AVEIRO ACOLHE ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO
O Porto de Aveiro acolheu, entre 22 e 24 de novembro, o curso de “Operador de Combate à Poluição do Mar”, ministrado pela Direcção de Combate à Poluição do Mar (DCPM), organismo da Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM).
No curso participaram 31 formandos, pertencentes aos quadros da Administração do Porto de Aveiro, da Autoridade Marítima e das Corporações Voluntárias dos Bombeiros de Ílhavo e Velhos de Aveiro.
![]() |
Póvoa de Varzim, Marinha e Universidade Católica juntam-se para criar Curso em Estudos do Mar
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, anunciou o estabelecimento de um Protocolo de Cooperação entre o Município, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e a Marinha Portuguesa com vista à criação de um Curso de Especialização em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global, assunto que será submetido a aprovação na próxima reunião de câmara.
O presidente da Câmara recordou que esta iniciativa é a concretização de um dos compromissos assumidos no Plano Estratégico 2020-2030 (“incentivos à criação de um Centro de Investigação e Estudos das potencialidades dos recursos marítimos”). Além disso, trata-se de uma parceria que “consolida, ainda mais, a relação institucional forte entre o nosso Município, a Academia e as Forças Armadas Portuguesas”, refere uma nota de imprensa da autarquia.
![]() |
Mar&Ar - Capacitar para Empreender: os resultados
O Projeto Mar&Ar – Capacitar para Empreender, que decorreu entre Maio de 2021 e Junho de 2023, foi cofinanciado pelo Compete 2020 – SIAC Promoção do Espírito Empresarial, promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e pela AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.
Focado nas regiões Norte, Centro e Alentejo, o Mar&Ar levou às escolas e estabelecimentos de ensino superior ações de demonstração de tecnologia associada a resultados de investigação marinha e marítima, procurando potenciar nos jovens a apetência para escolhas formativas e profissionais alinhadas com as necessidades de investigação e inovação.
![]() |
PRADARIAS MARINHAS
Florestas no Fundo do Mar
As pradarias marinhas são um habitat constituído por plantas aquáticas – as ervas marinhas - que formam um complexo sistema de rizomas em zonas costeiras, lagoas, rias e estuários.
As ervas marinhas são plantas vasculares. Ao contrário das algas, têm raízes, caule e folhas, e têm a capacidade de produzir flores, frutos e sementes, pertencendo ao grupo das “plantas com flor” (angiospérmicas). Evoluíram a partir de ancestrais terrestres há cerca de 100 milhões de anos.
![]() |
Promovidas pelo Centro de Formação da APDL
Acções do Curso Europeu de Primeiros Socorros (CEPS)
O Centro de Formação da APDL promoveu, nos dias 24 e 25 de outubro, duas ações do Curso Europeu de Primeiros Socorros (CEPS), dirigido a colaboradores e à comunidade externa.
Ministrado pela Cruz Vermelha Portuguesa, o CEPS privilegia uma componente prática, incluindo a simulação dos conteúdos programáticos, para se adquirir conhecimentos gerais de primeiros socorros e competências ao nível da estabilização de uma vítima, em caso de acidente ou doença, até à chegada dos meios de socorro.
![]() |
MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO
Workshops para professores no Oceanário de Lisboa
O Oceanário de Lisboa desenvolve ações de formação profissional para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas atividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.
Saiba quais são os workshops para os meses de novembro e dezembro.
![]() |
Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar | ESTA QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO
A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Câmara Municipal de Setúbal, convidam-no para mais uma sessão do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, com o tema “A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: Desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal”, que se realiza esta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 9:00, no Fórum Luísa Todi.
O evento tem como objetivo assinalar o Dia Mundial Marítimo apresentando uma reflexão sobres os desafios e oportunidades para o porto de Setúbal, na sua ligação com a cidade e com o estuário do Sado, alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.
![]() |
PERGUNTAS FREQUENTES
Extensão da Plataforma Continental
Se a plataforma continental diz respeito à parte submersa dos continentes, como é possível que se possa alargar?
“Alargar” ou “estender” a plataforma continental são designações simplificadas de um processo complexo que consiste na definição do limite exterior da plataforma continental quando este se situa para lá das 200 milhas marítimas. A fixação do limite exterior da plataforma continental para lá das 200 milhas marítimas respeita regras que estão enunciadas no artigo 76º da Convenção e é neste contexto que o conceito de Plataforma Continental de Portugal, cujo limite se encontra representado no "Mapa do Projeto de Extensão”, deve ser entendido.
![]() |
Aprender no Oceanário é o desafio lançado às Escolas
O Oceanário de Lisboa desafia as escolas a participar num programa educativo, com visita ao aquário, para conhecerem o oceano e as 500 espécies diferentes, estimulando uma cidadania ambiental mais activa.