Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

COM OS FLUVIAIS EM ALTA

Sector dos cruzeiros terá mais 20 navios este ano

O sector dos cruzeiros vai colocar mais 20 navios em operação este ano, dos quais 14 serão de pequena dimensão e destinados ao mercado dos cruzeiros fluviais e costeiros e seis para os marítimos, totalizando um aumento de capacidade de 16.700 passageiros, a maior parte originada por três grandes navios de cruzeiros marítimos, MSC Preziosa, Norwegian Breakaway e Royal Princess.

A lista foi compilada pelo "Travel Weekly" e o número de navios que irão directamente para o mercado fluvial de cruzeiros demonstra a maior dinâmica que este segmento está a ter, levando os turistas a novas paragens mais ou menos recônditas, embora o aumento de capacidade de todos os navios fluviais e costeiros que irão entrar em operação seja de 2.311 passageiros, pouco mais de metade da capacidade do Norwegian Breakaway que com 4.000 passageiros de capacidade, será o maior, dentro dos cruzeiros marítimos, a começar a operar este ano.

O primeiro navio no mercado dos cruzeiros fluviais a entrar em operação será o River Orchid, da Uniworld Boutique River Cruise Collection, com capacidade para 60 passageiros, que estará no sudoeste da Ásia já em Janeiro, seguido do Scenic Jewel que com 2,7 mil toneladas tem capacidade para 169 passageiros.

A Viking Cruises irá aumentar a sua frota este ano com mais oito navios entre Março e Agosto, todos com 190 passageiros de capacidade.

A frota da AmaWaterwys terá mais dois navios em Abril, assim como a Avalon Waterways, cujos novos navios começam a operar em Abril e Maio.

Dentro dos cruzeiros marítimos e oceânicos, os dois primeiro a entrarem em operação serão o AIDAstella da Aida Cruises e o MSC Preziosa da MSC Cruzeiros, ambos em Março. O navio da operadora alemã tem aproximadamente 71 mil toneladas e capacidade para 2.050 passageiros. O operador italiano inaugurará o seu Preziosa a 23 de Março em Génova e Lisboa terá oportunidade de o ver a 16 de Março. O navio de 133,5 mil toneladas e capacidade para 3.959 passageiros será da classe Fantasia e idêntico ao Divina, inaugurado em 2012.

Em Abril chega o Norwegian Breakaway, de 144 mil toneladas, da Norwegian Cruise Line, com capacidade para 4.000 passageiros, sendo o maior que será inaugurado este ano.

Os restantes 50% de navios de cruzeiros marítimos que serão inaugurados este ano chegam em Maio e Junho. O Europa 2, da Hapag-Lloyd Cruises, de 39,5 mil toneladas e capacidade para 516 passageiros começa a operar em Maio.

O Le Soleal, da Compagnie du Ponant, e o Royal Princess, da Princess Cruises, chegam em Junho. O primeiro tem capacidade para 264 passageiros e o segundo, de 141 mil toneladas, transporta até 3.600 passageiros.

Os seis navios de cruzeiros marítimos que constam da lista do "Travel Weekly" são os mesmos que integram o "order book" da Seatrade que apenas contempla os navios dedicados aos cruzeiros marítimos.

Para 2014 a previsão de novos navios marítimos é menor segundo o "order book" da Seatrade. Cinco navios, entre os quais o gémeo do Norwegian Breakaway, o Getaway; o projecto Sunshine da Royal Caribbean, o Regal Princess da Princess Cruises, o Mein Schiff 3 da Tui Cruises e o Costa Diadema da Costa Cruises.

fonte

FOTO: Dinis Manuel Alves

TEJO VIGNETTE - GALERIA DE 120 FOTOS