Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa tem agendadas para este ano 367 escalas de navios de cruzeiros

A Administração do Porto de Lisboa (APL) já publicou a sua agenda de escalas para este ano, na qual tem previstas 367 visitas de navios de cruzeiros, mais seis do que as que previu para 2012, 14 das quais serão de navios em estreia na capital portuguesa, mais duas que no ano passado.

Abril e Setembro são os meses mais atarefados, respectivamente com 56 e 51 escalas, seguidos de Outubro e Maio, com 49 e 47 visitas, e que correspondem aos períodos em que normalmente os operadores fazem o reposicionamento dos seus navios para as diferentes temporadas.

Itinerários dos navios de cruzeiro que escalam o porto de Lisboa 2013

Fevereiro é o mês com menos escalas agendadas, com oito, seguido de Janeiro com 13. Março, com 19, Junho, com 17, Julho, com 16, e Dezembro, com 18, são os restantes meses em que as escalas agendadas até ao presente não chegam às duas dezenas.
O número de navios em estreia na capital portuguesa aumenta este ano face a 2012, em que passaram por Lisboa 12 navios pela primeira vez. Até à data, a APL tem no seu planeamento anual de escalas 14 navios em estreia, cinco dos quais entram em operação este ano, como o Europa 2, o MSC Preziosa, o Royal Princess, o Le Soleil e o AIDAStella, ficando a faltar a visita do Norwegian Breakaway para Lisboa fazer o pleno.

Destes novos navios, o primeiro a visitar Lisboa será o MSC Preziosa, a 16 de Março, dias antes da sua inauguração, seguido, a 25 de Maio, do MS Europa 2, a 19 de Junho do Royal Princess, a 13 de Julho do Le Soleil e a 2 de Setembro do AIDAStella.
Dos navios em estreia na capital portuguesa, quatro fazem turnaround, isto é começam ou terminam um cruzeiro em Lisboa. São os casos do Horizon da Croisieres de France, do Tere Moana da Paul Gauguin Cruises, do MS Europa 2 da Hapag Lloyd e do Azamara Quest da Azamara Club.

Abril, Maio e Junho são os meses em que Lisboa irá receber a maior parte das estreias, três por mês.
Em Abril, nos dias 11, 13 e 17, recebe o Horizon, o Tere Moana e o Liberty of the Seas, navio da da Classe Freedom da Royal Caribbean, gémeo do Independence of the Seas, com 160 mil toneladas.
Em Maio, a capital portuguesa recebe nos dias 6, 8 e 25 o Quest of Adventure, o MS Explorer e o o MS Europa 2 e em Junho estarão em Lisboa pela primeira os Azamara Quest, a 3, o Carnival Legend, a 18, e o Royal Princess, a 19.
O Celebrity Infinity, a 29 de Outubro, e o Grand Celebration, a 12 de Novembro, encerram a lista das estreias de navios em Lisboa este ano.
Dos navios em estreia em Lisboa, três repetem este ano a visita à capital portuguesa. São os casos do Tere Moana, Azamara Quest e Carnival Legend.

fonte


 
Fotos: Dinis Manuel Alves

TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA