Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

NAVIOS DE CRUZEIRO

Açores ultrapassam a barreira dos 100.000 turistas

A dupla escala dos navios Bouddica e Crown Princess, a ocorrer esta quarta-feira, dia 12 de Dezembro, assinala um marco importante no crescimento do movimento de turismo de cruzeiros na Região. Depois de no ano transato se ter estabelecido um novo máximo com 87009 passageiros, o presente ano ultrapassa em cerca de 16 mil turistas (+ 18%) aqueles valores, situando-se, pela primeira vez, acima da fasquia dos 100 mil passageiros.

Tendo em conta a realidade açoriana, o atingir de elevados patamares como as 122 escalas e os quase 103 mil passageiros deste ano, traduz o inequívoco esforço na promoção dos portos açorianos, portos estes que são cada mais ponto de referência nas rotas atlânticas.

 

Num dia histórico, o primeiro navio a aportar será o clássico Boudicca, do armador inglês Fred Olsen Cruise Lines, que realiza a segunda escala prevista para este ano nos Açores. Proveniente das Caraíbas, mais propriamente de Tortola, visita Ponta Delgada no final de um cruzeiro de 28 noites, durante o qual os passageiros tiveram a oportunidade de apreciar algumas conhecidas ilhas das Caraíbas como St. Kitts, Barbados, Antigua, St. Lucia ou St. Maarten. Com 722 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, prevê-se que a chegada às Portas do Mar pelas 07.00 horas e estima-se que cá permaneça até às 17.00, altura em que retomará a viagem com destino a Portsmouth. Construído no já longínquo ano de 1973, nos estaleiros Wartsila, na Finlândia, foi o segundo navio de um trio de encomendas para a já extinta companhia Royal Viking Line. Foi inaugurado como Royal Viking Sky, e era de menores dimensões e capacidade do que a atualidade, pois acabou por ser aumentado em 1982 em cerca de 28 metros. Desde então, já assumiu outras designações em virtude de ter sido adquirido ou transferido para outras companhias. Este navio, agora pertença do armador de Ipswich, mede 205 metros de comprimento, 25 metros de largura, 7,5 metros de calado, desloca 28,388 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 839 passageiros com 363 tripulantes. Possui 8 decks de passageiros, com 437 cabines, 59 das quais têm varanda privada, 339 têm janela e 39 são interiores.

Em 2013, o Bouddica tem agendada nova escala em Ponta Delgada, desta feita a 5 de Fevereiro.

 

Um pouco mais tarde é aguardado o sexto navio da famosa Grand Class, mais precisamente o Crown Princess, da Princess Cruises, subsidiária do grupo Carnival Corporation. O vistoso navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem transatlântica de 16 noites entre Veneza e Ft. Lauderdale, incluindo o seu roteiro paragens em Civitavecchia, Livorno, Cannes, Barcelona, Lisboa e Ponta Delgada. Com 2628 passageiros a bordo, prevê-se que a chegada às Portas do Mar ocorra pelas 08.45 horas e estima-se que cá permaneça até às 18.00, altura em que retomará a viagem com destino aos EUA.

Inaugurado em Maio de 2006, foi construído na Itália pelos estaleiros Fincantieri, em Veneza. Mede 290 metros de comprimento, 36 metros de largura, 8 metros de calado, possui 116 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 3782 turistas e 1163 tripulantes. O navio disponibiliza 15 decks para os passageiros, com um total de 1557 cabines, das quais 1105 são exteriores e 452 interiores.

Em 2013, o Crown Princess tem já programado duas escalas em Ponta Delgada, uma a 23 de Abril e outra no dia 1 de Novembro.

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~