Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A UMA MILHA DE LEÇA DA PALMEIRA

Pescadores resgatados de embarcação a naufragar

Durante a manhã desta terça-feira, o Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa) em coordenação com a Capitania do Porto de Leixões, conduziu a acção de salvamento dos dois tripulantes de uma embarcação de pesca em situação de naufrágio, junto à praia do "Cabo do Mundo" - Leça da Palmeira, anuncia a Marinha.

Cerca das 09h30, o MRCC-Lisboa recebeu um pedido de socorro da embarcação de pesca "Golfinho", a afundar a cerca de uma milha naútica da costa, em frente à praia "Cabo do Mundo", com dois tripulantes a bordo, tendo sido de imediato accionados os meios de socorro.

Na altura do acidente a embarcação encontrava-se em faina, próxima da zona de rebentação, quando um golpe de mar inundou e afundou por completo a popa.

Um dos tripulantes, com 58 anos de idade, foi resgatado na zona de rebentação por agentes da Polícia Marítima em situação de hipotermia, tendo sido assistido no local pelo INEM e encaminhado para o Hospital Pedro Hispano.

O segundo tripulante, com 34 anos de idade, foi resgatado pela lancha do Instituto de Socorros a Náufragos da Estação Salva-Vidas (ESV) de Leixões, sem qualquer necessidade de assistência.

No momento do incidente e resgate, ambos os tripulantes tinham envergado o colete salva-vidas; uma situação que "vem reforçar a importância vital do uso do colete de salvação, tendo a sua utilização permitido a sobrevivência dos dois náufragos até à chegada das equipas de socorro", refere a Marinha Portuguesa em comunicado hoje divulgado através da sua página de Internet.

Durante o trânsito para o local do naufrágio, e devido ao estado do mar, um dos tripulantes da lancha da ESV de Leixões sofreu uma queda que resultou na fractura do membro inferior direito.

A embarcação, semi-afundada, foi posteriormente rebocada pela lancha da ESV de Leixões, "Duque da Ribeira", para o porto de pesca de Matosinhos.

fonte