Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

CRUZEIROS

Mais de 5.300 passageiros em Ponta Delgada, esta semana

Esta semana estão agendadas as duas últimas escalas de navios de cruzeiros para o corrente mês de Novembro. Ambas ocorrem em Ponta Delgada e logo com significativo movimento de passageiros, uma vez que um dos navios envolvidos é precisamente o Independence of the Seas, 6.º maior navio de cruzeiros do mundo. A visita acontece esta terça-feira, dia 27 de Novembro, seguindo-se, na quinta-feira, dia 29, a escala do habitual Arcadia, da P&O Cruises.

Dia 27 de Novembro está previsto o regresso às Portas do Mar do sempre imponente Independence of the Seas, navio de cruzeiros da Royal Caribbean Cruises International. É o sexto maior do mundo e foi o último navio a ser construído de acordo com o projecto Freedom, depois do Freedom of the Seas e Liberty of the Seas. O navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem transatlântica entre Southampton e Fort Lauderdale, incluindo o seu roteiro paragens em Lisboa, Ponta Delgada e Nassau. Com 3530 passageiros a bordo, prevê-se a chegada a Ponta Delgada pelas 09.00 horas e estima-se que cá permaneça até às 18.00 horas, altura em que retomará a viagem rumo a Nassau, nas Bahamas.
Inaugurado em Maio de 2008, foi construído na Finlândia pelos estaleiros Kvaerner Masa-Yards, em Turku. Mede 339 metros de comprimento, 56 metros de largura, 8,5 metros de calado, possui 154 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 4376 hóspedes e 1397 tripulantes. O navio disponibiliza 15 decks para passageiros, com um total de 1817 cabines, das quais 1084 têm vista para o exterior e 733 são interiores.

No penúltimo dia de Novembro, o navio de cruzeiros Arcadia, da conhecida operadora P&O Cruises, realiza a segunda escala prevista para este ano em Ponta Delgada. A mesma integra-se no início de um cruzeiro de 23 dias com destino às Caraíbas, durante os quais os passageiros vão ter a oportunidade de visitar emblemáticas ilhas daquela região como Antigua & Barbuda, St. Maarten, St. Kitts, St. Lucia ou Barbados. Com cerca de 1800 passageiros a bordo, maioria dos quais britânicos, prevê-se a chegada às Portas do Mar pelas 07.05 horas e estima-se que cá permaneça até às 14.00 horas, altura em que retomará a viagem rumo a Bridgetown, em Barbados.Inaugurado em Abril de 2005, foi construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, em Veneza. Destacamos os seus 285 metros de comprimento, 32 metros de largura, 8 metros de calado, desloca 82,972 toneladas de arqueação bruta e tem capacidade para um máximo de 1996 hóspedes com 886 tripulantes. Possui ainda 10 decks para passageiros com um total de 1032 cabines, 690 das quais são exteriores (com varanda privada ou janela) e 342 não têm qualquer vista para o exterior.