Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA QUARTA-FEIRA, EM LISBOA

7.ª edição do Fórum Portugal Exportador

Com o intuito de incentivar as empresas portuguesas, nomeadamente as PME, a apostar na exportação dos seus produtos e serviços, decorre esta quarta-feira, dia 21, no Pavilhão do Rio, do Centro de Congressos de Lisboa, a 7.ª edição do fórum Portugal Exportador. O evento é organizado pela AIP-CCI (Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria) e pela AIP-FCE (Feiras, Congressos e Eventos), em parceria com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) Portugal Global e o BES. Aí, as empresas poderão aceder a um conjunto diversificado de ferramentas de apoio ao processo de internacionalização.

No fundo, o Portugal Exportador 2012 tem por meta “incentivar as empresas que querem dar os seus primeiros passos de internacionalização e apoiar as empresas que já exportam a efectuá-lo de forma sistemática, conquistando e alargando os seus mercados de destino”, informa a organização em nota enviada às redacções.

A edição deste ano trará consigo uma novidade: o Clube Portugal Exportador, uma iniciativa da AIP-FCE que se destina a todas as empresas em processo ou com potencial de internacionalização, que pretendem reforçar a sua expansão além fronteiras.

Através do portal Clube Portugal Exportador (http://www.clubeportugalexportador.aip.pt/), o objectivo passa por fomentar a cooperação empresarial entre companhias portuguesas para a abordagem aos mercados externos e promover a partilha de informação, experiências e melhores práticas no acesso a novos mercados.

O evento vai contar ainda com um programa de 12 workshops, que incidirão sobre mercados com potencial para as empresas portuguesas. São eles Ásia Oriental, União Europeia, Norte de África, Médio Oriente, África Subsariana, Eurásia, América Latina e América do Norte. Além disso, serão promovidos 32 cafés temáticos, onde serão apresentados de uma forma “organizada, informal e restrita” temas ligados à internacionalização.

Na 7.ª edição do fórum Portugal Exportador haverá ainda um espaço de consultoria internacional, com especial destaque para a área de empréstimos e serviços de financiamento estruturado e financiamentos para realização de estudos de viabilidade de investimentos nos países ACP – África, Caraíbas e Pacífico.

Existirá, também, um espaço de networking, que funcionará como plataforma de debate entre empresários, responsáveis da organização e as várias entidades e empresas prestadoras de apoio à internacionalização presentes no evento.

Confirmada está ainda a presença de 15 Câmaras de Comércio bilaterais, mais de 40 embaixadas acreditadas em Portugal e várias entidades públicas e privadas de apoio à internacionalização, com as quais os visitantes profissionais poderão marcar encontros personalizados.

De referir que na edição de 2011 do fórum Portugal Exportador foi registada a participação de 1500 empresários, na sua maioria provenientes de PME.

Importa ainda lembrar que, de acordo com dados do Banco de Portugal divulgados no passado mês de Outubro, nos primeiros oito meses de 2012 as exportações nacionais de bens e serviços cresceram 6,7% face a igual período de 2011, atingindo os 43,2 milhões de euros.

fonte