Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LIGANDO A PÁTRIA-MÃE ÀS TERRAS MOÇAS DA AMÉRICA

Ramón Franco, o Gago Coutinho espanhol

Quatro annos volvidos sobre a aventura gloriosa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que descobriram um novo caminho para a união fraternal dos povos da America e da Europa, um outro aviador, seguindo a esteira magnifica dos dois "azes" portuguezes, ergueu com audacia e galhardia as azas do seu apparelho e fez-se de rumo para a Argentina, sorrindo ao perigo que o não atemoriza, sorrindo à gloria que lhe da de retribuir o seu sorriso, sorrindo á propria morte que o deixará passar, pasmada de tamanho atrevimento.
O valoroso capitão Franco desceu, hontem à tarde, na cidade de Praia, em Cabo Verde, ponto final da segunda etapa da travessia aérea Palos-Rio-Buenos Aires.

Não foi acolhida indifferentemente a noticia. Pelo contrario! A viagem de maravilha, que continua constituindo um feito notavel, merecedor do interesse de todo o mundo culto, entrou já no dominio dos casos do dia. E hontem, desde o meio da tarde até à hora em que "Folha da Noite" espalhou pela cidade a grata nova do exito do capitão Franco, a anciedade perturbou todos os espíritos, não porque haja quem duvide do triumpho de quem tão bem soube iniciar a aventura, mas porque não é possivel dominar a emoção quando, para que nos vangloriemos da nossa raça, emprehendedora e audaz, algumas vidas affrontam impavidas os maiores e mais temiveis perigos.

Se o tempo permittir, como é de crêr, poucas horas faltam para que o illustre hespanhol, com os seus valorosos companheiros, enfrente a vastidão infinita do Occeano, para vir pousar, coberto dos louros da victoria, na terra brasileira, que muito se honrará em ser a primeira da America que ha de acolher, no seu solo hospitaleiro, o mensageiro da fidalga e heroica Hespanha, a qual está agora revivendo, com todo o mundo, as horas mais bellas da sua historia assombrosa.

Mais dois dias, se tanto, e o Brasil poderá dar as boas vindas aos bravos tripulantes do "Plus Ultra".
Entretanto, todos os corações brasileiros, pulsando unisonos no mesmo desejo e na mesma emoção, fazem votos identicos aos dos compatriotas de Franco, rogando á Providencia a sua alta proteção para os que mais alto se elevam, a fim de que mais facilmente os attinja a graça de Deus.

MAIS DETALHES AQUI

VEJA O DESTAQUE NA REVISTA "ILUSTRAÇÃO"







Artigos relacionados:

  • 1926 - Espanha-Argentina em 60 horas
  • 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul
  • Concluída a 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul
  • Nasce Gago Coutinho
  • A metáfora acabada do furacão: imparável!
  • Quatro vídeos de grande valor histórico