Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Leixões continua a crescer exponencialmente nos cruzeiros

Mais de 66 400 passageiros de navios de cruzeiro passaram pelo Porto de Leixões desde o início de 2012, praticamente o dobro dos 33 800 passageiros registados em igual período do ano passado.
O aumento de 94% no número de passageiros teve por base o aumento do número de navios de cruzeiros acolhidos e a dimensão dos mesmos. Se, de janeiro a outubro deste ano, atracaram em Leixões mais 15 navios do que no ano anterior (64 navios em 2012 contra os 49 no ano anterior), a tonelagem dos navios acolhidos quase duplicou das 1.448 mil toneladas em 2011 para as 2.743 mil toneladas no corrente ano.

O excecional desempenho do porto de Leixões em movimento de cruzeiros ficou ainda marcado pela recepção de seis navios em escalas inaugurais. Tratou-se do emblemático Queen Victoria, das linhas Cunard; do Ventura e Azura, navios de maior dimensão da companhia inglesa P&O; do Celebrity Constellation, da companhia Celebrity Cruises da Royal Caribbean; do navio Marina da norte-americana Oceânia Cruises; e do navio de expedições Kristina Katarina, da Kristina Cruises.

Até ao final do ano o porto de Leixões espera receber um total de 73 escalas de navios o que corresponderá a um número de passageiros à volta dos 80 mil e de cerca de 45 mil tripulantes.

Este crescimento do movimento de cruzeiros reflete o esforço que a APDL dedica à afirmação do Porto de Leixões como porto de cruzeiros.

FOTO: José Modesto