Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Instituto Hidrográfico organiza a XIIª Conferência da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental

Terminou sexta-feira a XIIª Conferência da Comissão Hidrográfica do Atlântico Oriental (CHAtO), organizada pelo Instituto Hidrográfico (IH). Esta Comissão engloba os Estados costeiros do Atlântico Oriental (entre a França, a norte e a República Democrática do Congo, a sul).


Dos 24 Estados costeiros da CHAtO, são membros efectivos: Portugal, França, Espanha, Marrocos, Nigéria e Camarões e membros associados: Benim, Cabo Verde, República do Congo, Costa do Marfim, Guiné, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Togo; os restantes Estados costeiros são convidados a participar nos trabalhos desta Comissão, na qualidade de observadores. A presidência da CHAtO é rotativa entre os seus membros, desde novembro 2010 e até novembro 2012 a presidência tem sido assumida por Portugal, na pessoa do Vice-almirante Agostinho Ramos da Silva, Diretor-geral do IH. Durante o período da Conferência desta Comissão, a presidência será transferida para outro Estado membro.

O esforço para a salvaguarda da navegação e da vida humana no mar coloca-se também no palco internacional, já que da missão do IH decorre a execução de múltiplos projetos, alguns dos quais desenvolvidos em parceria com instituições estrangeiras.

Portugal é membro fundador da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), sendo o IH o representante do País junto desta organização. A OHI, estabelecida em 1921 pela Convenção Hidrográfica Internacional visa, entre outros, apoiar a coordenação das atividades dos serviços hidrográficos nacionais e a uniformidade das cartas e documentos náuticos produzidos, incrementar a adoção de métodos de levantamento hidrográfico confiáveis e eficientes e o desenvolvimento das ciências na área da Hidrografia e das técnicas de oceanografia descritiva.

MAIS DETALHES