Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO

Entrega do primeiro Prémio Octávio Lixa Filgueiras

A entrega do primeiro Prémio Octávio Lixa Filgueiras decorre este sábado, dia 17 de novembro, pelas 17h00, no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Mar (que se assinala a 16 de novembro), das quais também faz parte a inauguração da exposição “Paquetes Portugueses – Retratos da sua história”, produzida pelo Museu de Marinha e cedida para exposição no âmbito do importante trabalho de cooperação institucional entre os dois Museus.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

O Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras foi mentor da Arqueologia subaquática em Portugal ao longo de mais de três décadas, destacando-se o seu contributo nesta área enquanto delegado português na reunião do Conselho de Ministros da Comunidade Económica Europeia sobre a defesa do Património Cultural Subaquático (Paris, 1979) e no Grupo de Trabalho de redacção da respectiva Convenção Europeia (Estrasburgo, 1980-85).

Recorde-se que o Museu Marítimo de Ílhavo detém o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, criado através da incorporação, definida por Protocolo assinado a 19 de Maio de 2007, do espólio documental do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.

A assinatura do referido Protocolo constituiu um acto de extrema importância para que o Museu Marítimo de Ílhavo fortalecesse as principais vertentes do seu programa museológico e reforçasse as relações com a comunidade científica e com museus marítimos nacionais e europeus.

Enquanto instituição dedicada ao estudo, salvaguarda e conservação de patrimónios marítimos, o MMI tem desenvolvido investigações cientificamente orientadas relacionadas com os múltiplos domínios que essa temática abrange, ampliando a sua missão enquanto espaço de memórias que ultrapassa o âmbito local e consolida o seu papel de Casa da Cultura do Mar. O Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras representa um singular meio de partilha dessa função social do Museu, através do aprofundamento das múltiplas abordagens que nele se revelam.

Composto por cerca de 6 mil títulos bibliográficos, centenas de manuscritos e dezenas de planos e fotografias de embarcações tradicionais, o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras encontra-se depositado na Biblioteca do Museu Marítimo de Ílhavo, ao dispor de todos os interessados que pretendam desenvolver projectos de investigação nas seguintes áreas científico-culturais:

 

História Marítima;
Arquitectura naval portuguesa tradicional;
Arqueologia Subaquática;
Patrimónios Marítimos e Museologia;
Etnografia náutica portuguesa;
Antropologia marítima e culturas marítimas.


Divulgar a obra ímpar do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras e contribuir para o desenvolvimento do seu legado científico constituem os desafios que o Museu Marítimo de Ílhavo tem vindo a realizar, contribuindo para promover o conhecimento do património náutico português.

Nota biográfica de Octávio Lixa Filgueiras, Bibliografia (Arqueologia e Etnologia navais, Museologia) e normas de acesso ao fundo disponíveis aqui.

Pode também consultar o catálogo provisório.
 







Artigos relacionados:

  • Lançamento do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras/MMI