Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Quatro navios de cruzeiros visitam os Açores até sexta-feira

Entre esta quarta-feira (7 de novembro) e sexta-feira (9 de novembro), os portos de Ponta Delgada e Horta vão ser o palco de mais quatro escalas de navios de cruzeiros previstas para o corrente mês.

Trata-se da estreia nas Portas do Mar do Rotterdam e do Rotterdam 2, para a terceira escala este ano do Prinsendam na Horta e ainda o regresso do bem conhecido Grand Princess a Ponta Delgada, segundo informação disponibilizada pelo Porto de Ponta Delgada.

As Portas do Mar vão receber a primeira escala naquele empreendimento do Rotterdam, navio da companhia centenária Holland America Line. A referida visita integra-se num itinerário de 34 dias, que se inicia e termina em Roterdão, com destino às Caraíbas e contempla escalas em Southampton, St. Maarten, St. Lucia, Tortola, Aruba, Curacao, Trinidad & Tobado, entre outras. Com 1304 passageiros a bordo, tem chegada prevista para as 7h00 de quarta-feira e deve largar, rumo a Tortola, pelas 17h00 .
Após ter sido construído nos estaleiros Fincantieri, em Veneza, o Rotterdam foi inaugurado em Dezembro de 1997 pela princesa Margriet da Holanda. É o sexto navio da operadora holandesa a assumir a designação da primeira embarcação que navegou para esta companhia no já longínquo ano de 1872. Não sendo um dos maiores paquetes daquela frota, é, juntamente com o idêntico Amsterdam, navio-almirante da Holland America Line.
Com 238 metros de comprimento, 32 metros de largura e 7,5 metros de calado, possui 59,652 toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para atingir uma velocidade máxima de 25 nós o que lhe valeu a carinhosa designação de “Fastdam”. Com lotação máxima para 1668 passageiros e 593 tripulantes, possui 12 decks para passageiros, com um total de 660 cabines, 542 das quais com vista para o exterior e apenas 118 interiores.
Habitual visitante do nosso arquipélago, a Holland America Line tem vindo a reforçar as suas escalas nos Açores, 9 em 2012 e com previsão de 12 para 2013, tornando a nossa Região num ponto de referência das suas rotas transatlânticas e, à semelhança de outras operadoras, continua apostada em cá trazer os seus principais navios de cruzeiro.
No próximo ano, o Rotterdam vai voltar aos Açores, igualmente no mês de Novembro, desta feita no dia 22 em Ponta Delgada e no dia seguinte na Horta.

Quinta-feira marca a estreia em Ponta Delgada da mais recente aquisição da conhecida operadora germânica Hapag Lloyd. Esta escala inaugural nas Portas do Mar é protagonizada pelo Columbus 2, navio que está a realizar um itinerário de 10 dias entre o Funchal e Nova Iorque. O paquete alemão tem previsto a chegada ao porto açoriano pelas 9h00 estimando-se que permaneça até às 18h00.

Procedente de Lisboa e com destino a Ft. Lauderdale, o mais antigo navio da prestigiada companhia holandesa Holland America Line, Prinsendam, efetua quinta-feira a sua terceira escala deste ano no porto da Horta, onde tem prevista permanência entre as 7h00 e as 16h00.

Depois do Rotterdam e do Columbus2, sexta-feira será a vez do empreendimento Portas do Mar receber o navio de cruzeiros Grand Princess, da conhecida operadora Princess Cruises. O apelativo navio americano encontra-se em viagem transatlântica de 14 dias entre Southampton e Ft. Lauderdale, incluindo no seu roteiro visita a Le Havre (Paris), Vigo, Lisboa, Ponta Delgada e Kings Wharf, na Bermuda. Prevê-se que a chegada ao nosso porto ocorra pelas 9h00 e estima-se que permaneça até às 18h00.