Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

RESPONSÁVEIS LOCAIS E EMPRESÁRIOS, REUNIDOS NO PEQUENO-ALMOÇO DEBATE ORGANIZADO PELA VIDA ECONÓMICA:

Porto de Aveiro é essencial ao desenvolvimento económico da região

O porto de Aveiro é uma plataforma estratégica para o tecido produtivo das regiões Centro e Norte de Portugal. Encerrando agora um ciclo de investimento realizado ao longo da última década, esta infraestrutura portuária assume-se como fator primordial de competitividade nas exportações da indústria nacional, enfrentando, "com alguma tranquilidade o futuro" próximo.

"Os portos nacionais têm de se adaptar às necessidades do mercado e às novas rotas" e foi por esse motivo que o porto de Aveiro iniciou "um ciclo de investimento há cerca de dez anos" e que agora se encerra, começou por explicar José Luís Cacho.

Presente no pequeno-almoço/debate, organizado na passada semana pela "Vida Económica", o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro afirmou que as melhorias implementadas "eram fundamentais para a viabilidade do porto" e que "todos os investimentos foram direcionados numa lógica de servir a região" e de "alargamento da área de influência a Castela-Leão", pois "não podemos esquecer que é importante ter uma visão ibérica e não só uma visão nacional".

Fazendo um balanço claramente positivo dos investimentos realizados, o responsável máximo da infraestrutura salientou ainda que os objetivos para os "próximos 4 anos" passam agora por "atingir os 5 milhões de toneladas e amortizar o investimento".

Igualmente presente no evento, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, destacou por sua vez que os investimentos recentes no porto de Aveiro transformaram esta infraestrutura numa verdadeira plataforma multimodal. "Já existia a relação no módulo marítimo com o módulo rodoviário, e agora temos também o módulo ferroviário, que chegou há dois anos, e que nos permite disponibilizar uma oferta logística completa e integrada aos operadores, o que é muito importante". Recordando que o Governo tem a opção política, "correta e sensata", de dar primazia à ligação ferroviária Aveiro-Salamanca, o presidente da Associação Oceano XXI explicou que tal possibilitará a criação de "um corredor novo" e de "importância extrema" para "maximizar as capacidades do porto de Aveiro".

continue a ler aqui

VISITE OS RECURSOS DO PORTO DE AVEIRO NA WEB

~ ~ ~ ~