Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MSC CRUZEIROS REALIZA A TRADICIONAL CERIMÓNIA DA MOEDA NO MSC PREZIOSA

O 13º navio da companhia será baptizado em Génova a 23 de Março de 2013

Honrando uma tradição marítima intemporal, na passada manhã de 11 de Outubro realizou-se uma cerimónia nos estaleiros STX em Saint-Nazaire, França, durante a qual duas moedas comemorativas foram soldadas ao mastro do radar do MSC Preziosa, um significativo marco na construção do navio.

No início do ano e após o término do contrato com o proprietário original, a MSC Cruzeiros assinou um documento pelo qual tomou posse do navio de cruzeiro de 140.000 toneladas de arqueação bruta. Rebaptizado MSC Preziosa, será o 13º navio a juntar-se à mais moderna frota do mundo e o quarto da classe Fantasia.

“Tenho o prazer de celebrar este importante marco na construção do MSC Preziosa, o belo navio que irá completar a nossa classe Fantasia. Aumentará a nossa capacidade total para mais de 40 mil camas e, em conjunto com os seus navios-irmão MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Divina, permitir-nos-á oferecer algumas características inigualáveis numa nova geração de navios em todo o mundo ", disse o CEO da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, inaugurando a cerimónia. "Ao marcar esta ocasião, estou também feliz por poder anunciar oficialmente que o MSC Preziosa será baptizado em Março, em Génova, Itália, um dos nossos mais visitados e amados destinos, que será também o seu primeiro porto de partida para 2013.”

Laurent Castaing, Director Geral da STX France, acrescentou: "Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar ambas as equipas, a MSC Cruzeiros e a STX pelo seu compromisso mútuo. Alguns números impressionantes de construção naval ilustram a ambição que está no coração do projecto da classe Fantasia: 30.000 toneladas de aço, 2.000 quilómetros de cabos, 1.751 camarotes de passageiros e, só neste momento, mil pessoas que trabalham todos os dias no MSC Preziosa representam a ambição da STX em ajudar a MSC a tornar-se o líder europeu no mercado de cruzeiros.”

A honra de apresentar as moedas esteve a cargo da responsável pelo Marketing a Bordo da MSC Cruzeiros, Daniela Picco, que assumiu o papel de madrinha MSC durante a cerimónia e a quem se juntou Jeannette Le Queau, da STX França, que trabalha em estreita colaboração com a equipa da MSC e foi envolvido na história da MSC desde que foram dadas as primeiras ordens de construção a Saint-Nazaire, pouco menos de dez anos atrás.

A moeda de ouro da STX tem a conhecida imagem de La Louis Oscar Roty de Semeuse, um lavrador que avança com a bolsa de sementes, representado em moedas francesas até à chegada do euro. A moeda da MSC tem o cunho do logótipo da empresa de um lado e a cruz da antigas moedas genovesas do outro.

O baptismo oficial do navio terá lugar em Génova, Itália, a 23 de Março de 2013. A cidade foi representada na cerimónia por Carla Sibilla, vereadora do turismo da mesma.
Génova foi uma escolha óbvia para celebrar a chegada do novo navio. A cidade tem sido um porto aliado da MSC desde o início do programa de expansão da empresa em 2003 e tem, para além disso, mostrado uma profunda compreensão do importante impacto económico que o sector dos cruzeiros e a MSC em especial, traz para a cidade e a região.

Só em 2013, a MSC porá nove navios a passar pelo porto e, ao longo do ano, cerca de 930. 000 passageiros vão embarcar, desembarcar ou transitar num total de mais de 200 escalas. A MSC Cruzeiros também está a investir fortemente na cidade. Os escritórios da MSC Italcatering são em Génova e o grupo está também a construir as novas “Towers of San Benigno”, um edifício que irá reunir os vários departamentos da MSC e que irá alterar a linha do horizonte da cidade.

O MSC Preziosa conta com 333 metros de comprimento, 38 metros de largura e 140 mil toneladas de arqueação bruta. Com capacidade para receber 4.345 passageiros, este navio de cruzeiro de luxo é capaz de viajar até 23 nós, oferecendo viagens suaves em ambientes sumptuosos. O design elegante é, mais uma vez, responsabilidade da empresa de arquitectura naval De Jorio Design International.

O MSC Preziosa vai também elevar o MSC Yacht Club a um outro nível. Concebido como uma área privada na proa do navio, o MSC Yacht Club tornou-se uma referência nas viagens exclusivas de luxo, desde o seu lançamento no MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Divina. Com amplas vistas sobre o mar, suites de qualidade superior com serviço de mordomo 24 horas, restaurante dedicado, piscina, solário, sala panorâmica, decks privativos e elevador privado para o MSC Aurea Spa, este conceito é já uma tendência, que vai de encontro aos passageiros que procuram paz, privacidade e exclusividade, com acesso a tudo que o cruzeiro oferece.