Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

IPTM recebeu nova reunião no âmbito da Janela Única Marítima

A sede do IPTM, em Lisboa, recebeu no dia 2 de outubro mais uma reunião de representantes de diferentes Estados Membros e países EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) tendo em vista a preparação de um consórcio que irá apresentar a proposta de um estudo denominado ANNA (acrónimo de Advanced National Networks for Administrations) que tem como objetivo o desenvolvimento de um Master Plan para a implementação da Diretiva 2010/65/UE de 20 de outubro relativa às formalidades de declaração exigidas aos navios à chegada e/ou à partida dos portos dos Estados-Membros. O estudo será submetido à 'call' Multianual do Programa de Financiamento da Rede Transeuropeia de Transporte (RTE-T), Auto estradas do Mar.

Estiveram presentes delegados da Bélgica, Chipre, França Alemanha, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Grécia, Irlanda, Islândia, Itália Holanda Letónia, Noruega, Roménia e Suécia bem como representante da Comissão Europeia e da Agencia Europeia de Segurança Marítima. Por parte de Portugal, estiveram presentes, para além de representantes do IPTM, a Autoridade Tributária e Aduaneira, com o estatuto de observador.

Da reunião surgiram avanços consideráveis na formação do consórcio para desenvolver uma cooperação multilateral na implementação da Diretiva 2010/65/EU sob o conceito de Janela Única Marítima, com uma boa articulação com os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no seio do Grupo de Peritos de Estados Membros.

fonte