Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.

Notícias
![]() |
COMANDANTE DO NAVIO ESCOLA ARGENTINO «A.R.A LIBERTAD»
Portugal é importante para a instrução de oficiais devido à tradição marítima
O comandante do navio escola "A.R.A Libertad", da Armada da República da Argentina, Pablo Lúcio Salonio, considera que Portugal é um país importante para a formação de oficiais devido à sua tradição marítima.
No Funchal, onde o "A.R.A Libertad" ancorou no início do mês, proveniente de La Guaria (Venezuela), Pablo Salonio disse que "este é um navio escola para a formação de guardas-marinhas e, nessa experiência marítima, é muito importante o contacto com outros países para a formação futura dos oficiais. Portugal é um país muito importante pela sua história marítima e o que isso significa para todos os marinheiros do mundo".
O "A.R.A Libertad" cumpre uma viagem de 189 dias, iniciada a 02 de junho e com final previsto para 08 de dezembro.
Perante o embaixador da Argentina em Lisboa, Jorge Faurie, o comandante Salonio disse que nesta viagem não existem instruendos de Portugal, mas realçou as relações cordiais que a Marinha Argentina tem com a sua congénere portuguesa.
"Temos um trato muito cordial com a marinha de Portugal, temos tido guardas-marinhas portugueses em função de acordos periódicos, conforme a conveniência e possibilidades das nossas armadas. Mas este ano não aconteceu", afirmou.
O "A.R.A Libertad" é um veleiro de 104 metros de comprimento, 14 de largura e seis de calado, foi construído em Buenos Aires entre 1956 e 1962 e, dois anos depois, fez a sua primeira viagem.
O mastro mais alto tem 50 metros, dispõe de 27 velas e dois motores.
Nesta viagem de instrução de guardas-marinhas, o navio transporta 329 pessoas, 105 das quais são estudantes.
O navio já escalou Salvador da Baia, Panaribe, Suriname, Charlestown, La Guaria, Funchal, onde já esteve há 15 anos, e Lisboa. Seguem-se Cádis, Casablanca, Las Palmas, Dakar, Tema, Luanda, Walvisbay, Cidade do Cabo, Rio de Janeiro, Montevideu e Buenos Aires.
Artigos relacionados: