Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Notícias

PORTO DE AVEIRO

Ramal ferroviário deve atingir 480 mil toneladas no final do ano

O transporte de mercadorias no ramal ferroviário que serve o Porto de Aveiro desde há dois anos vai "disparar".

De acordo com dados fornecidos pela CP Carga, a "previsão" é alcançar no final de 2012 as 480 mil toneladas.

Em 2010, ano de entrada em operação plena, o ramal movimentou 143.920 toneladas de cargas de e para o Porto de Aveiro.

Em 2011, registou-se uma quebra, para 91.826 toneladas, que não retiram, contudo, as boas expetativas.

A mercadoria mais transportada é cimento para exportação (402 mil toneladas) por conta dos clientes Cimpor (Souselas) e Secil (Martigança).

Relevo ainda para outras cargas feitas desde 2010 até ao mês passado: madeira (36.600 toneladas) do cliente Sonae, também para o mercado externo; petcoque (27.169 toneladas) importado pela Cimpor; produtos siderurgicos (13.372 toneladas) para Madrid e Irun e ainda cereais (6.790 toneladas) igualmente vindos do estrangeiro.

O movimento de contentores, na plataforma de Cacia, arrancou este ano, totalizando até Junho passado 8.776 toneladas.

O Porto de Aveiro fez em Janeiro de 2011 a primeira ligação a Madrid por ferrovia. 13 vagões com destino à estação El Salobral, transportando carregamento de bobines provenientes de Inglaterra que chegaram às instalações portuárias por via marítima.

Estimou-se que em 2010 a ferrovia aliviou as vias rodoviárias, retirando 5381 camiões da rota do porto.

O ramal foi inaugurado pelo então primeiro-ministro José Sócrates, a 27 de Março de 2010.

Aveiro deixou de ser o único dos cinco grandes portos nacionais sem ferrovia. 72,7 milhões de euros suportados pela REFER resolveram uma carência com três décadas.

O objetivo é colocar 15 a 20% do movimento actual de mercadorias na ligação de nove quilómetros por carris que é servida por uma plataforma multimodal de Cacia.

Um investimento que permitirá o alargamento do hinterland natural do porto até Espanha, existindo ligações três vezes por semana à Madrid, Barcelona, Saragoça e Tarragona.

fonte







Artigos relacionados:

  • Comboio no Porto de Aveiro tirou 5381 camiões da estrada