Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

24 DE JULHO

Marina da Horta regista entrada de iate n.º 1000

A Marina da Horta registou a 24 de Julho a entrada do iate com o número 1000 de 2012, sendo assim atingido um número mínimo de quatro dígitos que se mantém desde 1998.

O iate 1000 a dar entrada na baía da Horta este ano foi o «Kalonek» de Grégory Gasnier, um veleiro francês registado em Douarnenez, navegando com dois tripulantes, desde a nova marina das Lajes das Flores para o porto açoriano de Ponta Delgada. A embarcação tem 10,93 metros de comprimento e 12 toneladas.

Curiosamente, foi há quase exactamente um ano atrás (a 25 de Julho) que entrou o iate número 1000 de 2011 na Marina da Horta, o “Phileas Fogg”, também francês.

O actual recorde da mais procurada marina do arquipélago dos Açores está nas 1300 embarcações e foi atingido em 2009.

A Marina da Horta foi inaugurada a 3 de Junho de 1986 tendo, nesse ano, entrado na nova infra-estrutura 759 iates, entre veleiros e embarcações a motor, sendo a procura pela Marina da Horta nos últimos 25 anos caracterizada por um crescimento regular.

Em 1992 e em 1996 (ano em que a Marina da Horta completou 10 anos), mais de um milhar de iates escalaram o Faial, contabilizando-se naqueles anos totais de, respectivamente, 1086 e 1020 embarcações de recreio. Já por três vezes, este porto de recreio registou entradas superiores a 1200 iates, concretamente nos anos 2004, 2006 e 2009.

Ressalve-se que é contabilizada somente uma entrada anual por embarcação, independentemente do número de escalas, estando os iates pertencentes a cidadãos residentes na Horta sujeitos a registo apenas por ocasião da primeira vez que arribam após respetiva aquisição.

Também os «mega-iates» – embarcações de recreio, à vela ou a motor, com mais de 25 metros de comprimento – têm tido um movimento crescente na Horta, fixando-se o número de entradas, desde 1999, sempre em mais de uma centena – o recorde está nos 152 iates no ano de 2007.

A Marina da Horta vê a sua atractividade fundada na geografia, mas também em motivos de ordem histórica e no acolhimento dispensado aos visitantes que tradicionalmente caracteriza os faialenses, a par da reconhecida qualidade dos serviços prestados no porto local.

A passagem de embarcações na Marina da Horta assume destacada importância na rota dos que se deslocam anualmente da América Central para a Europa, fazendo escalas técnicas a meio do Atlântico, seja navegando individualmente ou apresentando-se integrados em regatas internacionais.

De acordo com a revista náutica mais popular em todo o mundo, a conhecida Voiles et Voiliers, a Marina da Horta é o segundo porto de recreio da Europa e o quarto de todo o mundo mais movimentado no que respeita a travessias oceânicas, sendo somente suplantado por Gibraltar, Trindade e Acapulco (México).
 







Artigos relacionados:

  • Atlantis CUP/Regata da Autonomia vai unir quatro ilhas dos Açores
  • Luxuoso navio de cruzeiros visita Horta e Ponta Delgada
  • Canoa de mar envolvida em viagem transatlântica chega à Marina da Horta
  • Obras do cais de cruzeiros da Horta
  • Baía da Horta integra Rede Mundial de baías do Clube das mais Belas Baías do Mundo
  • Retiradas duas toneladas de lixo das águas do porto da Horta
  • Iate francês na Horta para estabelecer recorde na ligação marítima à vela a Sables d Olonne
  • Pinturas Murais na Marina da Horta - Arte,Tradição ou Superstição?
  • «SAGRES» na Horta
  • Marina da Horta regista entrada do milésimo iate em 2011
  • Baía da Horta candidata a uma das Mais Belas Baías do Mundo
  • «Kristina Katarina» hoje na Horta
  • Horta dos cabos submarinos - Já ouviu falar?
  • «Discovery» na Horta
  • Concurso Nacional Kit do Mar 2011
  • «Cruzeiro do Canal» regressou ao mar
  • «Portugal and Atlantic Isles» inclui 7 portos portugueses