Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ADFERSIT realizou sessão técnica sobre «A estratégia de Espanha para a mudança de bitola»

A ADFERSIT promoveu, na Ordem dos Engenheiros no Porto, uma sessão técnica sobre “A estratégia de Espanha para a mudança da bitola”, com uma apresentação do Professor Miguel Bugarin da Universidade da Corunha.

Referiram-se as soluções para o problema da bitola ao nível do material circulante e da carga, nomeadamente os comboios de eixos variáveis, as soluções baseadas em mudança de rodados e boogies e os sistemas baseados em transferências de carga entre vagons de bitolas diferentes. Relativamente às soluções ao nível da infraestrutura ferroviária, referiram-se os sistemas que permitem a transição da bitola ibérica para a bitola europeia: soluções baseadas em travessas de 4 fixações e as soluções baseadas no 3º carril. Apresentou-se a experiência espanhola, e galega em particular, nestes domínios.

A apresentação do Prof Miguel Bugarin foi seguida de um período de debate, em que a assistência colocou diversas perguntas de natureza técnica relativamente aos sistemas descritos.

A ADFERSIT disponibiliza a apresentação do Prof. Miguel Bugarin em: http://www.adfersit.pt/sessoes/s21.html

fonte