Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Evacuação médica de três feridos do «MSC FLAMINIA» devido a explosão

A Marinha, através do seu Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou este domingo a evacuação médica de três cidadãos de nacionalidade filipina, que apresentavam vários ferimentos provocados por uma explosão a bordo do navio porta-contentores “MSC FLAMINIA”, que se encontrava acerca de 550 milhas náuticas (1018 Km) a norte da Ilha Terceira. Os pacientes foram transportados para o Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, onde deram entrada às 09 horas e 45 minutos.


O pedido de assistência médica foi recebido às 13h14m (horas locais) do dia 14 de julho. Após a avaliação médica realizada pelo CODU-MAR (Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar) do INEM foi decidida a evacuação dos tripulantes, recolhidos entretanto pelo navio petroleiro “DS CROWN” e posteriormente transferidos para o navio porta-contentores “MSC STELLA” devido à velocidade máxima ser superior.

Para esta operação de salvamento foram empenhados uma aeronave de patrulha marítima C-295 e um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa que, em conjunto, efectuaram com sucesso a evacuação dos três tripulantes pelas 05h30m, numa posição a cerca de 318 milhas (588 Km) a Norte da Ilha Terceira.
O navio porta-contentores “MSC FLAMINIA” de bandeira alemã com 280 metros de comprimento, encontra-se à deriva na área de responsabilidade inglesa.