Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Tubarão-branco em Sesimbra

Um tubarão-branco fêmea com mais de 500 quilos e cerca de quatro metros foi apanhado no dia 29 a 50 milhas (92,6 quilómetros) a oeste do cabo Espichel por pescadores de Sesimbra.

O barco ‘Novo Imperador' estava a pescar peixe-espada preto quando o tubarão foi avistado. "Vimo-lo a comer peixe-espada. Com dois anzóis presos a arame de aço e a mais 50 metros de corda conseguimos apanhá-lo. Depois, arriámos o balão grande, ele lutou, mas aquilo obriga-o a vir ao de cima", contou ao CM Jorge Pereira, mestre da embarcação, acrescentando: "Isto é como ir à caça ao coelho e apanhar um javali."

Foram precisos os dez homens a bordo e duas horas de luta para conseguir vencer o animal. Este não é o primeiro tubarão que a tripulação do ‘Novo Imperador' pesca. "Acho que já apanhámos uns quatro, e um deles era um pouco maior do que este. Mas este peixe é medonho, uma pessoa até sente receio", disse o mestre.

O tubarão vai ser vendido amanhã na lota de Sesimbra. "Como não há lota em Sesimbra ao sábado, guardámos para vender amanhã. Há alguns anos, um tubarão parecido rendeu mil euros, este vamos ver quanto é que vale."

O tubarão-branco vive nas águas costeiras de todos os oceanos e é o maior peixe predador que existe, podendo atingir sete metros de comprimento e pesar até 2,7 toneladas.

fonte