Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APSS participa no Life-MOS Gloss

A APSS participou na 6ª edição do Curso Prático Life-MOS Gloss destinado a promover o uso do Transporte Marítimo de Curta Distância (TMCD). Esta administração encara com bastante interesse o desenvolvimento desta modalidade de transporte, cujo objectivo principal é aliviar o tráfego de mercadorias nas estradas europeias, com evidentes ganhos ambientais e económicos. Hoje, o Porto de Setúbal posiciona-se como o principal porto nacional no TMCD pelas vantagens competitivas no transporte intermodal, quer em preço, quer em transit time, oferecidas aos armadores e importadores/exportadores. Ainda nesse sentido, o tarifário da APSS contempla incentivos ao TMCD, com descontos na TUP-carga entre os 10 e os 30%.

O curso decorreu a bordo do navio “Grilmaldi Barcelona”, de 9 a 12 de junho, durante uma viagem de ida e volta entre os portos de Barcelona e Civitavecchia, numa organização da Escola Europeia de Short Shipping em colaboração com a APTMCD (Associação Portuguesa para o Transporte Marítimo de Curta Distância) e com o apoio do Porto de Barcelona, da Grimaldi Lines, da CP Carga, da AGEPOR e do IPTM – Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, IP.

Os quadros da empresa, Dr. José Sacoto, Diretor da DGC (Direção de Gestão de Concessões), Dr.ª Fátima Évora, Chefe do DeMD (Departamento de Marketing e Documentação) e o Dr. Sérgio Bento, Chefe do DeA (Departamento de Aprovisionamento) tiveram oportunidade de abordar a temática do TMCD nas vertentes teórica e prática, para além de uma enriquecedora recolha de informação, face à presença de técnicos e utilizadores dessa modalidade de transporte, que apresentaram aos participantes as suas experiências na matéria.


 







Artigos relacionados:

  • Mais de trinta alunos participaram na 6.ª edição do Curso Prático Life-MOS Gloss
  • A decorrer em viagem de ida e volta Barcelona-Civitavecchia
  • Curso Gloss evidencia o valor da co-modalidade
  • APTMCD promove 5º Curso Focal Gloss
  • Curso «Motorways of Sea Training»