Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines participa em Congresso sobre o Eixo 16 da RTE-T

A Presidente do Conselho de Administração da APS, Lídia Sequeira, participou como oradora no “Congresso Transnacional do Eixo 16, Corredor Prioritário da Rede Transeuropeia de Transportes” que se realizou nos dias 5 e 6 de Junho em Badajoz, organizado pelo Governo da Extremadura.

O evento teve como objetivo promover o debate e a difusão da importância que este eixo ferroviário tem para o futuro desenvolvimento económico e social dos diferentes territórios que integram a Península Ibérica. Durante o Congresso pretendeu-se destacar o carácter estratégico de uma linha ferroviária adaptada para o transporte intermodal de mercadorias por toda Europa que de forma direta ligue, entre outros pontos, o Porto de Sines e as áreas económicas alargadas de Lisboa, Madrid e Paris, sem esquecer as plataformas logísticas de Badajoz e Saragoça.

Lídia Sequeira apresentou o papel que o Porto de Sines desempenha no presente, perspetivando a evolução desta infraestrutura portuária nos próximos anos, tendo em conta que o alargamento do Canal do Panamá dará lugar ao redesenho de novas rotas e serviços no Atlântico, criando assim novas oportunidades para os portos atlânticos, com especial destaque para a centralidade de Sines.

De forma a potenciar o esperado crescimento deste segmento de carga, a Presidente do Porto de Sines manifestou a necessidade de ser desenvolvido um corredor ferroviário competitivo entre Sines e o centro Península Ibérica, passando por Madrid, de forma a melhorar o transporte de mercadorias no hinterland, cimentando o papel desta infraestrutura como Porta Atlântica da Europa.