Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

GIL EANNES

Antigo navio-hospital em Viana prepara-se para aumentar oferta

O antigo navio-hospital Gil Eannes, há 14 anos transformado em museu, já recebeu mais de 568 mil visitas, anunciou a fundação que gere o navio que apoiava a frota bacalhoeira portuguesa nos mares do norte.
"O ano de 2011 foi um dos melhores de sempre quanto a visitas, apesar das dificuldades financeiras já existentes", revelou José Maria Costa, presidente da Fundação Gil Eannes.

Desde a sua abertura ao público, em agosto de 1998, segundo dados oficiais o navio contabilizou 568.262 visitas até final de 2011.
Visitas que consistem na passagem pela ponte de comando, cozinhas, padaria ou pela casa das máquinas, mas também ao consultório médico, sala de tratamentos e mesmo os gabinetes de radiologia e bloco operatório.
Já as antigas enfermarias do navio foram ocupadas, no âmbito da reabilitação do navio, como Pousada da Juventude, disponibilizando 60 camas.

Esta primeira pousada flutuante do país, gerida pela Movijovem, recebeu durante todo o ano passado cerca de 4.560 dormidas.
Entretanto, a fundação pretende avançar com a recuperação de camarotes e dois porões, dos últimos espaços do navio ainda por reabilitar, para os transformar em Porta de Entrada do futuro Centro de Mar de Viana do Castelo, a instalar no Gil-Eannes.
"Será um centro de acolhimento e de receção para todo o nosso Centro de Mar, disponibilizando serviços de reserva para atividades, provas ou iniciativas. Receberá ainda um Centro de Interpretação ligado à cultura marítima, com áreas musealizadas, desde a construção naval à pesca", explicou o também presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.
Desta forma, a fundação, em colaboração com a Câmara, pretende as suas próprias receitas e garantir a sustentabilidade de todo o projeto.

"Teremos mais espólio disponível, mais espaço de atratividade e uma lógica diferente de funcionamento, articulando com o espaço de acolhimento empresarial no âmbito do Centro de Mar", sublinhou José Maria Costa.
O navio deverá receber um Centro de Interpretação Ambiental e um Centro de Documentação do Mar, no âmbito deste projeto.
Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, o Gil Eannes desempenhou a missão de assistência médica aos pescadores da frota bacalhoeira portuguesa, atividade a que se dedicou cerca de 20 anos.
Foi recuperado pela sociedade vianense, com o apoio da autarquia, em 1998, quando estava numa sucata para ser desmantelado, sendo hoje um dos museus mais visitados no norte do país.
 







Artigos relacionados:

  • Exposição «Cartas Náuticas do Navio Gil Eannes»
  • Parque de estacionamento junto ao Gil Eannes
  • Autarquia de Viana do Castelo investe para evitar encerramento da Pousada da Juventude
  • A «Misericórdia do Mar»
  • Fundação Gil Eannes comemora o Dia Nacional do Mar
  • Navio Gil Eannes enriquece espólio
  • Escola Superior Náutica no navio Gil Eannes - Até 28 de Março
  • Gil Eannes - Navio-museu a merecer uma visita
  • «Assalto ao Santa Maria» no cinema