Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MAIO

Lisboa é o primeiro porto de escala do «MSC Divina»

O MSC Divina, o 12.º navio da frota da MSC Cruzeiros, com 140 mil toneladas de arqueação bruta e capacidade para 4.345 passageiros está, em estreia, em Lisboa, esta segunda-feira, 21 de Maio.

O navio partiu do estaleiro em Saint Nazaire, França, no sábado, com mais de 4.000 passageiros a bordo, convidados da companhia e imprensa, dirigindo-se a Lisboa para a sua primeira escala da viagem pré-inaugural. Em Santa Apolónia, o navio será recebido num cenário que remonta aos anos 50/60, inspirado na sua madrinha, a deusa do cinema italiano e madrinha da frota MSC Cruzeiros, Sophia Loren.

O MSC Divina será ainda recebido pelas autoridades portuárias que farão a habitual troca de placas com o Comandante do navio, Giuliano Bossi, de 66 anos, natural de Cinque Terre, na região italiana de Liguria.

Depois da escala em Lisboa, o MSC Divina escala Cádis, Gibraltar, Valencia e finalmente Marselha, onde decorre a cerimónia de baptismo do navio, no dia 26 de Maio, com a presença de Sophia Loren, num grandioso e exclusivo evento na companhia de celebridades internacionais, convidados especiais e ilustres artistas.
O navio – anteriormente designado como MSC Fantastica – foi renomeado para MSC Divina, em honra de Sophia Loren, amiga da família do Presidente da MSC Gianluigi Aponte. “Uma noite estava à conversa com o Gianluigi sobre desejos e vontades”, recorda Sophia Loren, “e mencionei-lhe o meu sonho de ter um navio com o meu nome. Ele imediatamente sugeriu ‘Divina’ em vez de ‘Fantastica’, acrescentando que uma experiência fantástica é fugaz, enquanto uma experiência divina assegura memórias que vão durar para sempre.” E assim nasceu o novo nome.

O MSC Divina conta com 1.751 camarotes, 25 elevadores e 30 mil metros quadrados de espaços públicos que incluem restaurantes, bares, um casino, quatro piscinas, uma pista de bowling, um ginásio e o soberbo MSC Aurea Spa. Os 18 decks do navio, 14 dos quais para passageiros, têm o nome de Deuses da Grécia Antiga, em honra a Sophia Loren.

O novo navio da MSC Cruzeiros, reflecte um investimento de 575 milhões de euros e apresenta características semelhantes aos navios da mesma classe, MSC Splendida e MSC Fantasia, mas com algumas novidades. Entre as novas características, o MSC Divina oferece uma piscina “infinita” na popa com um design bastante diferente dos outros navios, que permite aos passageiros uma visão extraordinário sobre o mar. O MSC Divina tem também mais dois elevadores e um novo design dos decks e restaurantes.

O MSC Divina vai entrar em operação neste Verão, em cruzeiros de 8 dias/7 noites no Mediterrâneo Oriental. De 2 de Junho a 27 de Outubro, os cruzeiros a bordo do MSC Divina têm partida todos os Sábados de Veneza e contemplam escalas em Bari, Katakolon, Izmir, Istambul e Dubrovnik regressando posteriormente a Veneza.

Além deste itinerário, a MSC Cruzeiros vai reforçar a sua presença na Madeira com este novo navio, que estará no Funchal a partir de Novembro de 2012. O MSC Divina fará a sua primeira escala no Funchal a 20 de Novembro de 2012, tendo depois um calendário de 13 cruzeiros com saída e/ou chegada ao Funchal. Os cruzeiros de 12 dias/11 noites, fazem escala em Málaga, Civitavecchia, Génova, Barcelona, Casablanca e Santa Cruz de Tenerife. Na Passagem de Ano, a MSC Cruzeiros vai estar mais uma vez presente na Madeira, com o MSC Divina, que fará um cruzeiro de 10 dias/9 noites com saída do Funchal a 23 de Dezembro e escala em Málaga, Civitavecchia, Génova e Barcelona, ficando posteriormente no regresso ao largo do Funchal, no dia 1 de Janeiro, para que os passageiros possam ter uma perspectiva única do fogo de artifício na noite antes do desembarque.