Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

5 navios de cruzeiro com 5500 passageiros e 3000 tripulantes animam este fim de semana em Ponta Delgada

Para o último fim de semana de Abril está previsto um assinalável movimento de navios de cruzeiros em Ponta Delgada. Com um total de 5543 passageiros e 3032 tripulantes, os 3 navios no sábado e os 2 de domingo, vão certamente trazer à cidade micaelense e à ilha o dinamismo tão característico destes dias.

Hoje, sábado, regresso do já nosso conhecido Norwegian Sun, navio do operador Norwegian Cruise Line. Inaugurado em Novembro de 2001, foi construído nos estaleiros Lloyd Werft, na Alemanha. Desloca 78,300 toneladas de arqueação bruta, mede 258,6m de comprimento, 32m de largura, 7,9m de calado e tem capacidade máxima para 2627 passageiros, com 1100 tripulantes. Esta visita integra-se num itinerário transatlântico que liga Orlando a Amesterdão. O Norwegian Sun, durante a temporada de Primavera/Verão, vai realizar uma série de cruzeiros no norte da Europa.

Em simultâneo com o Norwegian Sun, está agendada a escala do terceiro navio da afamada classe Solstice, mais precisamente o Celebrity Eclipse, da Celebrity Cruises, que pertence ao grupo Royal Caribbean Cruises International. O elegante navio de cruzeiros americano encontra-se em viagem de reposicionamento entre Miami e Southampton.
Construído na Alemanha pelos estaleiros Meyer Werft, em Papenburg, mede 317m de comprimento por 36,8m de largura e 8,3m de calado, desloca 122 mil toneladas de arqueação bruta e tem capacidade máxima para 2852 hóspedes e 1253 tripulantes.

Ao contrário do anunciado, e após informação do agente do navio, o veleiro Star Flyer alterou o dia de chegada. Inicialmente agendado para sexta, acabou por informar que a escala irá ocorrer este sábado, dia 28 de Abril. Com base nestes informes, Ponta Delgada volta a ter um dia verdadeiramente movimentado, não só na cidade mas um pouco por toda a ilha.

No domingo, dia 29 de Abril, o nosso bem conhecido Oriana, da operadora britânica P&O Cruises, efectua a primeira de quatro escalas no presente ano nos Açores, em mais um cruzeiro com destino às Caraíbas. Foi inaugurado em Abril de 1995, após ter sido construído nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg. Já em 2012 foi sujeito a um restyling, pelo que se apresenta com algumas modificações desde da última vez que cá aportou. Talvez a mais evidente destas transformações é visível à popa, pois foi-lhe acrescentado estabilizadores naquela zona. Com 260m de comprimento, 32m de largura, 7,9 m de calado, desloca 69,153 mil toneladas de arqueação bruta, tendo capacidade para 1820 passageiros e 720 tripulantes. Apesar de ser o mais antigo navio da frota da P&O Cruises é também o mais rápido, uma vez que detém o troféu Golden Cockerel, prémio que lhe foi atribuído por ter atingido a velocidade de 26,2 nós. Sucedeu, assim, ao emblemático Canberra, que durante largos anos foi o detentor daquela distinção.

Também no domingo, está agendado o regresso do Island Sky, que assim finaliza o primeiro cruzeiro nos Açores. No dia seguinte inicia o segundo itinerário com escalas na Graciosa (1 de Maio), Flores (2 de Maio), Corvo (2 de Maio), Faial (3 de Maio), Pico – São Roque (4 de Maio), São Jorge (5 de Maio) e Terceira - Angra (5 e 6 de Maio), seguindo para as ilhas britânicas, onde termina o cruzeiro.
Inaugurado em Dezembro de 1991, foi construído nos estaleiros Nuovi Cantieri Appaunia, em Itália, sendo o último de uma série de 8 pequenos navios de grande luxo com aparência de um mega-iate. Renaissance VIII foi o seu primeiro registo, a que se seguiu Regina Renaissance e finalmente a presente designação. Com 91m de comprimento, 15m de largura e 4,2m de calado, o navio fretado pelo operador Noble Caledonia tem capacidade para transportar 114 passageiros e 86 tripulantes.