Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Comboio com participantes do Curso LIFE RAIL partiu esta segunda-feira da Bobadela

Saiu esta segunda-feira do terminal da Bobadela, o comboio que durante três dias serve de palco ao Curso prático 'Life Rail'. A bordo do comboio de três carruagens seguem 35 participantes, mais uma mão-cheia de formadores, num percurso que inclui os portos de Sines, Setúbal e Aveiro.

Pela primeira vez em território português, o 'Life Rail' promove a articulação do transporte marítimo-ferroviário, numa organização da Escola Europeia de Short Sea Shipping (2E3S) em conjunto com o porto de Barcelona, Agepor, CP Carga, ENIDH, Short Sea TMCD, porto de Setúbal, porto de Aveiro, IPTM, CP, porto de Sines e LIFE Logistics.

A receber os participantes estiveram a grande maioria dos formadores, casos de Eduard Rodés (presidente da 2E3S), António Nabo Martins (CP Carga), António Belmar (Agepor) ou Ricardo Paulo (porto de Aveiro). Na cerimónia de boas-vindas, Nabo Martins referiu que este Curso surge na sequência de um esforço grande por parte de todas as entidades envolvidas na sua organização, o que "reconhece a importância da ferrovia para a cadeia logística". Para a CP Carga em particular, refere que "esta iniciativa tem uma grande dimensão dado o seu volume de atividade relacionada com os portos que já se encontra acima dos 50%".

Já Eduard Rodés apresentou sucintamente os objetivos do Curso, nomeadamente "a análise dos diferentes elementos que se conjugam para a prestação de serviços ferro-portuários", realçando que "em Portugal, assim como em Espanha, a quantidade de mercadorias transportada pela ferrovia tem vindo a crescer de forma significativa". Sobre a iniciativa do 'Life Rail', refere que "a melhor forma de explicar a intermodalidade é vendo-a com os próprios olhos", acrescentando que "hoje em dia já não podemos olhar para a ferrovia sem olhar para os portos e vice-versa".

O comboio fornecido pela CP saiu do terminal da Bobadela já depois da hora de almoço, com destino ao porto de Sines. Na terça-feira segue para o porto de Setúbal da parte da manhã e para o porto de Aveiro de tarde. Nestes percursos serão debatidos vários conteúdos, com os participantes a terem ainda oportunidade de visitar as várias infra-estruturas portuárias.

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • <blink>Curso Prático de Intermodalidade Marítimo-Ferroviária</blink>
  • Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal
  • 1.º Curso LIFE RAIL para portugueses
  • Escola Europeia de SSS organiza primeiro «LIFE Rail» para portugueses