Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LINHA DE MERCADORIAS

Passos Coelho quer ligar Sines a Espanha até 2014

O primeiro-ministro disse esta terça-feira esperar que a linha de mercadorias que vai ligar Sines a Badajoz possa estar pronta até 2014, “uma cronologia que seria boa para Portugal”.

Pedro Passos Coelho advertiu, no entanto, para o facto de este ser um processo moroso. Não é uma questão que “se consiga decidir e fechar de um dia para o outro”.

As declarações do primeiro-ministro, feitas à margem da inauguração da ampliação do terminal XXI do Porto de Sines, surgem depois de o Tribunal de Contas não ter concedido o visto à adjudicação do contrato de construção de linha de alta velocidade entre Poceirão e Caia ao consórcio Elos (liderado pela Soares da Costa e pela Brisa) e de o Governo ter assumido que a decisão deixava cair definitivamente o projecto do TGV em Portugal.

A intenção do Governo é, agora, avançar com a construção de uma linha de alta prestação em bitola europeia para mercadorias que ligue Sines a Badajoz.

Passos lembrou que este projecto tem estado a ser discutido entre o Governo português e as autoridades espanholas desde Outubro. Mas para que se concretize será necessário lançar um concurso para a adjudicação da obra.

Já existe actualmente uma linha para mercadorias – em bitola ibérica – que liga Sines a Évora. Chegou a ser considerado complementar esta linha com a ligação entre Évora e Badajoz, mantendo a bitola ibérica.

Referindo-se à conclusão da segunda fase de construção do terminal XXI em Sines, Passos lembrou as “condições excepcionais” do terminal e garantiu que o Governo não vai desinvestir nos outros portos.

Com “uma palavra de optimismo moderado” sobre a economia portuguesa, Passos falou aos investidores estrangeiros, a quem não escondeu, contudo, “um caminho cheio de dificuldades” em que “os resultados nunca estão garantidos”. Mas deu alento à evolução da trajectória económica: “Estamos cada vez mais próximos dos objectivos”.

“Não estamos simplesmente parados à espera que as medidas produzam resultados. Estamos também a captar investimento e a produzir resultados evidentes desse investimento”.

FONTE: PÚBLICO







Artigos relacionados:

  • PSA SINES inaugura nova fase de expansão do Terminal de Contentores