Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Tavira, Patrimónios do Mar

"Tavira, patrimónios do mar" analisa a relação da cidade com o mar, numa perspectiva cronológica, com preocupações informativas e educativas, uma exposição desenvolvida a partir de espólio arqueológico e objectos artísticos, cartas e mapas, modelos tridimensionais e peças multimédia.

São descritas alterações físicas e territoriais provocadas pela hidrodinâmica do estuário e as mutações das ilhas-barreira, as mobilidades humanas que levaram à fundação da cidade (primeiras maquetas projectivas da Tavira fenícia e turdetana), a evolução urbana e arquitectónica ligada ao porto, as economias locais (pescas, salinas, conservas…), as rotas comerciais entre a Ásia, o Mediterrâneo e o Norte da Europa que marcaram a cidade, as religiosidades marítimas e também as novas funções do mar trazidas pelo século XX.

Trata-se de uma exposição preparatória do futuro Museu da Cidade, que envolveu especialistas de várias formações científicas (geógrafos, arqueólogos, historiadores de arte e urbanismo, sociólogos, arquitectos, maquetistas, cineastas…) e também muitos testemunhos de gente ligada ao mar.

Finda a exposição, resta o excelente catálogo.

PARA FOLHEAR AQUI