Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Marégrafo

A Junta Autónoma Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado adquiriu, em 1927, o marégrafo da marca alemã A.Ott à empresa Pimental & Casquilho, Lda, representante do fabricante em Lisboa, pelo valor de 5.347$29.
O equipamento permitia registar o nível das águas no Porto de Setúbal, dados que posteriormente e com regularidade eram enviados para o Instituto Hidrográfico.

O marégrafo foi colocado inicialmente na Doca Delpeut, tendo sido mais tarde inserido em estrutura própria na antiga ponte de madeira de Tróia, local onde permaneceu até finais da década de sessenta, altura em que foi substituído por outro equipamento mais moderno.

Em 2003, a APSS promoveu uma intervenção de restauro do marégrafo, que incluiu a decapagem geral e a pintura, respeitando a cor original, decapagem e limpeza do mecanismo do relógio e restauro da caixa de madeira.

O marégrafo faz parte do espólio do Museu Virtual do Porto de Setúbal, onde podem ser consultados outros elementos da história do porto, bem como a participação na iniciativa “Retratos do Porto de Setúbal”, acessível em www.portodesetubal.pt/museu/ .
 







Artigos relacionados:

  • Museu Virtual do Porto de Setúbal: Uma memória presente
  • Guindaste a vapor
  • Campanha «Retratos do Porto de Setúbal» ilustra história do porto sadino
  • A Doca Delpeut, em Setúbal
  • APSS lança Museu Virtual do Porto de Setúbal