Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A FUNCIONAR NO «GIL EANNES»

Autarquia de Viana do Castelo investe para evitar encerramento da Pousada da Juventude

A Câmara de Viana do Castelo vai gastar 25 mil euros em dormidas na rede de Pousadas da Juventude para evitar o encerramento da única que funciona num navio, naquela cidade.

Segundo revelou hoje o autarca de Viana do Castelo, este acordo foi alcançado nos últimos dias com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e prevê a compra, pela Câmara, de dormidas no valor de 25 mil euros.
Metade deste valor será gasto em dormidas na própria pousada do antigo navio-hospital Gil Eannes, a disponibilizar em iniciativas do município que envolvam necessidades de alojamento.

Os restantes 12.500 euros serão atribuídos para dormidas de estudantes e desportistas do concelho nas restantes Pousadas da Juventude da rede nacional.

"Senão fosse esta solução seria o encerramento", admitiu José Maria Costa, autarca de Viana do Castelo.
A pousada, com cerca de 60 camas, funciona nas antigas enfermarias do navio-hospital, ancorado há 12 anos na doca de Viana do Castelo e transformado em museu, por onde já passaram meio milhão de pessoas.
Recebe anualmente cerca de 7000 dormidas, volume que, ainda assim, não é suficiente para cobrir "as despesas de funcionamento acrescidas por estar num navio".

O presidente da autarquia garante tratar-se de uma solução transitória, até que o antigo navio que apoiava a frota bacalhoeira nacional receba o futuro Centro do Mar de Viana do Castelo, aumentando assim atratividade daquela pousada.

Na cidade de Viana do Castelo funciona outra Pousada da Juventude, mas que segundo o autarca José Maria Costa "é perfeitamente viável" e "não enfrenta qualquer risco de encerramento".
 







Artigos relacionados:

  • A «Misericórdia do Mar»
  • Fundação Gil Eannes comemora o Dia Nacional do Mar
  • Navio Gil Eannes enriquece espólio
  • Escola Superior Náutica no navio Gil Eannes - Até 28 de Março
  • Gil Eannes - Navio-museu a merecer uma visita
  • «Assalto ao Santa Maria» no cinema