Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

327 CANDIDATAS

À procura das sete melhores praias de Portugal

Escolher a praia ideal para os melhores banhos de sol e de mar vai ser mais fácil quando a 7 de Setembro forem anunciadas as “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Para já, há 327 praias candidatas. Os portugueses vão poder votar nas sete melhores.

O Algarve é a região com maior número de candidaturas, com 77 praias candidatas. Segue-se Lisboa e Setúbal com 52 candidaturas, Beira Litoral com 47, o Alentejo com 35. Estremadura e Ribatejo têm 33 praias a concurso, Entre Douro e Minho 25, Beira Interior tem 23, Açores tem 20, Madeira tem 10 e Trás-os-Montes e Alto Douro tem 5 candidatas.

A maioria das candidaturas foram apresentadas por 64 Municípios de todo o país e as restantes foram apresentadas por outras entidades públicas e privadas. Por categorias, o maior número de candidaturas regista-se nas Praias Urbanas com 73 candidatas.

A votação pública vai decorrer por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook

As categorias de Praias de Dunas e Praias de Arribas registam 53 candidatas cada, seguindo-se as Praias de Rios com 43, as Praias Selvagens com 41, as Praias de Uso Desportivo com 33 e as Praias de Albufeiras e Lagoas com 31 candidatas.

Nesta fase, as 327 candidaturas têm que ser validadas pelo Conselho Científico, composto por 7 entidades: Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território; Marinha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Liga para a Protecção da Natureza; Quercus; e SOS – Salvem o Surf.

Organizadas em 7 categorias, as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região.

Na final, só 21 praias vão disputar o estatuto de “praia maravilha”

Esta semana, um painel de 70 Especialistas vai analisar a lista longa de nomeados e eleger as 70 praias pré-finalistas, tendo em conta os seguintes 7 critérios: Beleza da praia; Qualidade da água e Limpeza da praia; Estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados; Serviços prestados aos utentes da praia; Espaços públicos de qualidade; Preservação da Identidade Local; e as Condições naturais para a prática desportiva.

A lista de 70 praias pré-finalistas é conhecida a 27 de Fevereiro. Posteriormente um painel de 21 personalidades vai selecionar apenas 21 Finalistas para votação pública. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país.

A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2012, e as “7 Maravilhas – Praias de Portugal” serão reveladas em direto na RTP1 a 8 de Setembro de 2012.

FONTE